Search ♥

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Literatura (28/04)

Linguagem Conotativa e Denotativa:

Conotativa
Denotativa
Sentido figurado das palavras
Ex:Eu acho que sentei no formigueiro do amor
Sentido real das palavras
Ex: “Eu encontrei um formigueiro no meu quintal”



Texto Literário e Não-Literário:

Texto Literário
Texto Não-Literário
Textos que utilizam linguagem conotativa, mas com um pouco de verdade (realidade).
Textos jurídicos, informativos, bulas medicinais, etc.

Livro de Literatura (página 170 até 341)
OBS: Pessoal, estou colocando as principais informações de cada capítulo, caso vocês não se sintam seguros com esse resuminho, leiam os capítulos do próprio livro para não se prejudicarem, Ok!

Capítulo Digerir (174-179): Devemos mastigar bem e devagar para que o alimento seja digerido pelo nosso organismo com mais facilidade. Em cada órgão do sistema digestivo (esôfago, estômago, fígado, intestinos) os nutrientes são separados da parte desnecessária do alimento e vão para o sangue.
Capítulo Eliminar (182-185): Os rins são filtros naturais, eles filtram o sangue, a água (180 a 200 litros!) e controlam a proporção de sal no organismo, além de produzir a urina, é claro! A urina é armazenada na bexiga, que aguenta até 600 ml de urina.
Capítulo Defender-se (188-191): Existem microorganismos que causam danos a nossa saúde (bactérias, vírus, fungos, etc.) e quando eles penetram em nosso o organismo, podem causar infecções, mas o nosso corpo produz uma barreira protetora contra esses microorganismos, são os glóbulos brancos, que devoram o parasita.
Capítulo Sentir Dor (194-197): Existem milhares de fibras de nervos espalhados em nosso corpo, quando adquirimos uma lesão, picada, doença, e outros, que são nocivos ao organismo, o cérebro juntamente com a medula espinhal que nos dão o sentimento de dor. Nós mascaramos a dor colocando gelo, tomando remédios, etc.
Capítulo Cuidar-se (200-213): As consultas médicas são importantes para vermos se temos algum problema mesmo não estando doentes. A medicina é uma profissão da Antiguidade, onde os avanços tecnológicos e de estudos garantem hoje a melhor qualidade. Os médicos devem manter sigilo das consultas e comunicar sempre com a família sobre as formas de tratamento (se necessárias).
Capítulo de Bem com Você (216-225): Cada um tem seu estilo, seu corpo (magro, gordo, alto, baixo, etc.) e sua forma de viver, todos nós devemos respeitar os gostos, o físico e preferências de cada um. Devemos dormir bem e em boas condições. Devemos ter bons modos de higiene para não termos problemas com micróbios, mau-cheiro e doenças (micoses principalmente). Devemos sempre praticar exercícios e manter a coluna reta para não termos problemas no futuro.
Capítulo Amar (228-251): É quando somos bebês que nós descobrimos o prazer, pois estamos em um “mundo novo” (fora da barriga da mãe). Quando crescemos, produzimos mais hormônios, nosso corpo muda fisicamente e nossos sentimentos amorosos e desejos tornam-se mais intensos, mas devemos tomar cuidado com as más escolhas. Quanto ao primeiro beijo e à primeira relação sexual, cada um tem seu momento, medos, dúvidas e escolhas. E devemos tomar cuidado com as doenças, nosso próprio corpo e com a gravidez, usando preservativos e contraceptivos. Agora sobre a primeira consulta ao ginecologista, é uma questão de confiança (com o médico e com a mãe) e sigilo, pois o ginecologista vai examinar a menina, e para isso, a adolescente precisa estar segura, sentir que não está sendo vigiada, nem censurada (ela precisa ter liberdade).
OBS: Se vocês quiserem entender melhor sobre a gravidez precoce, procurem em minhas postagens antigas esse tema (vão à caixa de pesquisa abaixo do título do meu blog e digitem “gravidez” ou “carnaval moderado”. Então é só procurar e ler)
Capítulo Conhecer-se (254-275): É o momento em que construímos nossa própria personalidade nos conhecendo, nos avaliando e nos aceitando. Cada um tem suas qualidades e defeitos, manias e costumes, que devem ser respeitados e reconhecidos. Na adolescência nos preocupamos com nossa imagem, (de popular ou nerd) só para passarmos impressões nas outras pessoas e não agradar a nós mesmos. Devemos conhecer a pessoa antes de nos relacionar com ela e falar mal ou bem dela. O comportamento dos pais influencia no comportamento da criança. A criança também aprende o papel dos pais, o certo e o errado com os pais, inclusive a dizer “não” para os outros. O incesto é a proibição de relações sexuais entre pais e filhos. Quando possuímos problemas mentais, devemos nos consultar com um fisioterapeuta, que hoje, quando temos o problema da loucura (agora chamada de neurose), não somos trancafiados em hospícios como no passado, somos entrevistados e examinados em sessões. 
Capítulo Tornar-se (278-341): Nem todos os adolescentes ficam satisfeitos com as transformações (ficam pequenos ou ficam grandes demais, com muitas espinhas, vozes desafinadas, gordos ou magros demais, pele e cabelos oleosos, etc.). Nas meninas os seios crescem, o quadril se alarga, vem a menstruação - que é quando o óvulo formado não recebe o espermatozóide e se desmancha juntamente com o tecido do útero -  em um ciclo de aproximadamente 28 dias (não é regular para algumas pessoas). Nos meninos, os órgãos genitais crescem, a voz fica grossa, pêlos crescem. Temos mais sentimentos (riso, choro, amor, depressão, etc.) e problemas com a preguiça (que muitas vezes é por malandragem). A separação dos pais pode ser dura e trazer dificuldades e crises para o adolescente. Para os pais compreenderem que aquela criancinha virou um adolescente pode ser complicado em alguns casos, isso gera conflitos, desentendimentos e desequilíbrios nos dois lados. Os pais tornam-se vítimas o tempo todo, por conta de proteção, proibições, falta de reconhecimento, etc., para nos entendermos melhor com eles, precisamos conversar ou com eles, ou com um psicólogo.
Quando começamos a nos relacionar com alguma pessoa, pode ocorrer o ciúme em alguns casos, resultando em: Amor intenso e grudado (que é um exagero desagradável) e na dura traição, pois o menino ou a menina não aguenta mais o ciúme do(a) parceiro(a). Sobre sexualidade, precisamos nos proteger sempre, não importa a maneira, também precisamos ter consciência e maturidade para isso. É preciso ter certeza e ter o(a) parceiro(a) certo em que nós confiamos para fazermos esse ato de prazer, pois é um momento muito íntimo. Deixar de ser criança muitas vezes não é fácil, pois deixamos de ter momentos de diversão para momentos de obrigações e responsabilidades. Mas em compensação, podemos ter mais liberdade, podemos nos sentir independentes, podemos praticar a sexualidade (para os apressadinhos! Cuidado aí, ok!). 
Quando perdemos alguém importante na vida, ficamos em um momento de choque e depressão, não conseguimos nos esquecer nunca, para aceitarmos, precisamos conversar. O pensamento de suicídio também faz parte da adolescência, pois muitas vezes temos problemas muito complicados e não podemos resolvê-los, nem pedir socorro em alguns casos. Quando temos depressão, se matar e se prejudicar são atos e/ou pensamentos comuns e normais. Para acabarmos com isso, devemos conversar com os pais e/ou com um psicólogo, pois ela não se cura sozinha! Para livrarmos dela, um médico fará um tratamento, receitando remédios e terapias.
Podemos até comer de mais (obesidade – resulta em doenças cardíacas principalmente) ou comer de menos (anorexia – resulta em desnutrição e enfraquecimento dos ossos). Quando nos sentimos gordos demais, já começamos a fazer dietas pesadas sem perceber os problemas que estamos causando. Dietas exageradas podem trazer desnutrição, desequilíbrio hormonal, e enfim, a doença Anorexia (que dá aquela forma esquelética ao adolescente, o adolescente se vê gordo mesmo com essa forma e mesmo pesando 20 quilos e para de comer o máximo possível). Também tem a doença Bulimia, mas que pode ocorrer em outras fases da vida, a pessoa come bastante em um momento e depois põe tudo para fora. 
 Anorexia
 Bulimia
 Sabe essa imagem nojenta? Então, é um dos fatores causados pela bulimia... Agora eu pergunto, compensa fazer isso? Não é melhor simplesmente se aceitar?

4 comentários:

  1. Ju,muito obrigada,seu resumo facilitou muito os meus estudos,e talvez graças a ele vou gabaritar a prova!!!!!!!!
    Mas que imagens,principalmente a ultima,realmente a vida nos traz grandes momentos,devemos agradecer e nos informar.Nós devemos ser nós mesmos,e não os que os outro querem que sejamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu apenas estou fazendo a minha parte, o fato de vocês saírem bem ou não na prova vai depender da convicção e dedicação de vocês. Mesmo assim, não tem de quê! E agradeço a vocês pelo reconhecimento e confiança. Sobre as imagens, sempre gosto de postar coisas relevantes e que nos causam reflexões. Já que você se interessou, vá à caixa de pesquisas abaixo do título do meu blog e digite "carnaval moderado", é só clicar, leia os meus textos e veja as imagens, todos causam polêmica. Vale à pena, viu! Um grande abraço, bons estudos, boa prova amanhã!

      Excluir
  2. nossa Ju muito obrigada meeesmo por esse resumo! nao vai ajudar so a mim como a todos os alunos que visitam o seu blog... tenho certeza que todos que estudaram por aqui vao se sair bem na prova:) boa prova pra voce tambem :*

    ResponderExcluir
  3. Agradeço muito Aninha, se não fossem vocês entrando em meu blog e confiando em mim, eu não estaria postando esses resumos, além do mais, é muita responsabilidade em minhas costas, só imagina se eu colocar alguma informação errada em um resumo e todo mundo achar que estava certo, colocar na prova e depois colocar a culpa em mim... Só imagina! É uma situação meio difícil, vou até falar com o professor. Mas fico feliz por ter ajudado vocês, mas continue acessando meu blog, leia minhas postagens antigas (escrevi uns textos beeem reflexivos em "Carnaval Moderado". Nunca deixe de entrar! Um grande abraço e boa sorte na prova!

    ResponderExcluir