Search ♥

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Educação Física (28/04)


ATP e ATP/CP: 

ATP: é a energia que nosso corpo produz e regenera constantemente (em todo momento) em nossas células (nas mitocôndrias para ser mais exata), é nossa energia “natural”. É armazenada nos músculos (por quantidades limitadas), pois são os principais responsáveis pelo gasto de energia (movimentos). Sua sigla significa Adenosina Trifosfato, ou seja, 1 elemento químico de adenosina e 3 elementos químicos de fosfato. Para produzir ATP, o organismo utiliza três elementos produtores de energia:  
  • Glicose (açúcar)
  • Oxigênio
  • Fosfagênio (sistema da energia ATP/CP)
ATP/CP: também é um tipo de energia produzida por nosso organismo, mas não por todo momento como a ATP. É armazenada nos músculos também. É aquela reserva de energia produzida para momentos de mais gasto de energia. Mas, não podemos esquecer que a ATP/CP não dura por muito tempo, apenas no momento do “susto”, ou seja, por alguns segundos: 
Ex: Dar a largada em uma corrida, pular rapidamente na piscina em uma competição de natação, etc. Perceberam que essa energia é mais usada para esportes?
Suas princiais vantagns em relação à ATP são:

  • Não depende de uma série de reações químicas, nem do transporte do oxigênio para os músculos em movimento.
IMC
A sigla IMC significa Índice de Massa Corpórea. Foi um sistema promovido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para evitar a obesidade mundial. Mas atenção, esse cálculo não é válido para gestantes, idosos e crianças com menos de 5 anos. Sua fórmula de calcular é:



Classificação da Obesidade - IMC
IMC menor que 20
Abaixo do Ideal
IMC entre 20 e 24
Ideal
IMC entre 25 e 29
Pré-Obesidade
IMC entre 30 e 34
Obesidade Classe 1
IMC entre 35 e 39
Obesidade Classe 2
IMC maior que 40
Obesidade Classe 3


Regras do Voleibol:

A Quadra: Possui 18m de comprimento e 9m de largura. Nela, possui a Linha de Três ou de Ataque, em que delimita as áreas de ataque e defesa. Possui duas faixas (inferior e superior).
A Rede: Sua altura para jogos masculinos é 2,43m e para jogos femininos são 2,24m. Ela possui duas antenas, que servem para demarcar a linha de cruzamento da bola (se ultrapassar da área dessas antenas, é fora).
O Jogo: Possui 5 sets, sendo o 5º para casos de empate. Há dois tempos técnicos, um no 8º ponto e outro no 16º ponto, entre o 1º e 4º set. Podem ser feitas 6 substituições por set e 2 tempos para descanso por set (cada tempo de descanso possui 30 segundos). O Rodízio é a ordem feita para controlar o sacador e as posições dos outros jogadores e é realizado no sentido horário. Só são permitidos três toques na bola e um saque não pode ser bloqueado.
Coisas do Árbitro: Como no futebol, o voleibol também possui os cartões amarelo e vermelho (o qual o jogador é expulso de um set, mas pode voltar a jogar no próximo). O juiz pode voltar um ponto em caso de dúvida.
Jogadas/Jogadores: O líbero tem a função de defender. Um jogador não pode apoiar-se em um companheiro para jogar, mas pode empurrá-lo para tocar na bola e subir em outros lugares (poste que sustenta a rede, bancos de reserva, etc.). O jogador pode usar o pé, valendo como um dos três toques. Os jogadores usam esparadrapos nos dedos para evitar lesões nas articulações.

Posições dos Jogadores na Quadra:





Nenhum comentário:

Postar um comentário