Search ♥

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Artes (27/04)


Unidade 2 – O Pós-Impressionismo:
Esse movimento visava criticar o Impressionismo pela sua falta de emoção, mas sem destruir seus efeitos, que foram tão importantes para a história da Arte.  Os artistas apenas queriam levá-lo mais a longe, deixá-la mais substancial (sem marcar apenas um momento passageiro como antes), queriam dar mais importância a acontecimentos sociais e políticos e aos sentimentos, retratando-os.  Seus mais importantes artistas foram quatro:
  • ·        Paul Gauguin: Em sua primeira fase (1884) ele gostava de retratar a simplicidade do campo, utilizando cores arbitrárias (que não seguem normas padrões – céu rosa, mar lilás, etc.) aplicando-as de forma plena e pura. Em sua segunda fase, após uma viagem ao Taiti (1891), ele começa a usar cores mais fortes (amarelos, vermelhos intensos, violetas e verdes) para retratar as paisagens exóticas, erotismo natural com sua paixão pelas nativas.
  • ·        Paul Cèzanne: Ele buscava converter os elementos da natureza com figuras geométricas (cilindros, cones e esferas) ficando impossível trazer em suas pinturas a realidade. Não seguia as leis da perspectiva, distorcia e alterava os objetos em suas obras, ressaltando o volume e peso dos objetos.
  • ·        Vincent Van Gogh: Buscava recriar a beleza e emoções por meio da cor (a qual ele considerava o principal elemento da pintura). Utilizava pinceladas rápidas e curtas, resultando em formas distorcidas com suas cores fortes e contrastantes. Sua obra registrava ânsia e angústia pela vida e pela arte. Na França passou a pintar ao ar livre, apaixonando-se pelas cores intensas e puras.
  • ·        Toulouse Lautrec: Simplificava o contorno expressivo das figuras e a dinâmica da realidade. Buscava recriar o drama expressivo e pessoal de seus modelos. Captou em suas pinturas a sociedade, o ser humano e seus sentimentos como nenhum outro pintor. Utilizava pouca cor e traços rápidos em suas situações humanas.


Unidade 3 – Belle Èpoque:
Surgiu na França aproximadamente entre 1880 e o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. Sendo até hoje relembrada pelo florescimento total do belo. Foi época de transformações tecnológicas (cinema, telégrafo, automóvel, avião e telefone). Foi nesse período que nasceu o Impressionismo na pintura e a Art Nouveau na arquitetura.
  • ·        No Brasil: Ocorreu lentamente, começou em 1889 (Proclamação da República) e foi até 1922. Os fatores que influenciaram esse movimento foram a abolição da escravatura, Proclamação da República, Expansão Econômica do café e da borracha. Os artistas representavam o cotidiano.
1.     Almeida Júnior: Realidade da época, paisagens, retratos, pinturas históricas e religiosas. Com a mistura do romantismo, realismo e pré-impressionismo.
2.     Henrique Bernadelli: Declarou-se a pontos turísticos artísticos e históricos do Brasil.
3.     Eliseu Visconti: Influência da luz e cor nos objetos, preferia pintar ao ar livre.
Ecletismo: Arquitetura que surgiu na França por volta de 1840, anti o estilo Greco-romano. Os artistas retomavam os estilos medievais do românico e do gótico sem fazer cópias.
Art Nouveau: Superando o ecletismo, surgiu na Inglaterra entre 1890 e 1910. Buscava unir a arquitetura, escultura e artes plásticas e decorativas. Com linhas sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas, com linhas de origem floral. Na arquitetura era baseado em elementos da natureza. As construções apresentavam linhas curvas, delicadas, irregulares, mosaicos, assimétricos. Esse estilo sempre se preocupou com as formas.
No Brasil: Surgiu nos primeiros anos da República, conhecida com Arte Floreal.

2 comentários:

  1. Ju quando vai por o resumo de literatura ?
    O seu blog está ótimo esta nos ajudando bastante

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom, eu já postei o de Literatura hoje, pode conferir lá! E muito obrigada pelo elogio e reconhecimento, a colaboração de todos também está me ajudando muito!

    ResponderExcluir