Unidade
3 – A Crise de 1929
Devido à fragilidade
econômica dos países europeus após a Primeira Guerra Mundial (causada pela
destruição de regiões industriais), os EUA concentraram 50% de sua produção
industrial nesses países, exportando e colaborando com a reconstrução de seus
aliados e da *Alemanha mesmo ela não sendo sua aliada (*porque os EUA não
assinaram o Tratado de Versalhes para punir a Alemanha já pensando nessa
situação futura). Assim, os países europeus garantiam em troca desse apoio a
dependência econômica, gerando um grande salto capitalista, expansão dos
salários (períodos de 1919/1929) e como resultado, o aumento de produção estimulando
também o consumo (afinal, eram muitos países europeus recebendo seus produtos,
e precisava produz cada vez mais). Vale lembrar que em consequência de tudo
isso, foi tornar os Estados Unidos um exemplo social, político, econômico e
militar, financiando cada vez mais o capitalismo (não se esqueça desse
detalhe, todos os países envolvidos nesse apoio eram capitalistas). Gerou-se
também o American Way of Life (estilo
de vida americano) como forma de propaganda externa, projetando uma falsa ideia
de prosperidade sem fim. Esse grande impulso econômico americano foi gerado
por:
- Racionalizar (ter o máximo com poucos custos) os recursos naturais
- Concentração industrial
- Avanços tecnológicos
- Investimentos em infraestrutura
- Redução de custos e preços
- Consumismo alto
No final da década de
1920, os EUA sem ter visão da lei da oferta e da procura, continuam produzindo
em larga escala. Enquanto isso, na Europa, os países já começam se recuperar
economicamente, inclusive, em 1925, eles até começam a produzir seus próprios
produtos (com suas características europeias) e vendê-los para os próprios
países europeus (era mais barato, e a Europa mantinha sua cultura, eles não
queriam apelar para as influências americanas – como nós atualmente). Com isso,
os EUA produziam de mais e vendiam de menos. Isso saturou os estoques e
mercados americanos. Sua primeira solução era a diminuição do ritmo de produção
com a demissão de seus funcionários e abrir o sistema de bolsa de valores, em
que cada indivíduo poderia comprar parte da ação de alguma empresa ou indústria
com o objetivo de obter grandes lucros. Assim, pessoas que não tinham condições
(mesmo com o crescimento da produção, os salários permaneceram estáveis) faziam
empréstimos no banco para comprar essas ações (aumentando o índice de
empréstimos bancários e circulação de dinheiro com as vendas, mas depois, com
as rendas em poucas mãos, fez essa circulação diminuir). Com a grande
quantidade de empréstimos bancários, juros baixos e poucas pessoas pagando, os
bancos passam a ter necessidade de confiscar as propriedades depositadas para
pagar suas dívidas e recuperar o capital investido.
Então, o pior outubro
da história dos EUA começa a surgir com a queda dos preços das ações, porém, os
especuladores entendem isso de maneira errada e acham que era uma boa
oportunidade de negócios. Então, no dia 24 de outubro, em Nova York, entre 12 e
13 milhões de bolsas estavam sendo vendidas. Com isso, seu preço despenca de
vez (sem existir forma de recuperar porque já estava caindo há dias) e em uma
quinta-feira (a quinta-feira negra), a Bolsa encerra ao meio-dia e só abre na segunda-feira
apenas para vendas, ou seja, a população havia comprado muitas ações na
quinta-feira e não tinha mais como vendê-las para pagar o capital investido e
gasto. Isso gerou crise em todos os países que tinham ligação com os EUA (capitalistas),
apenas a Rússia se safou por ser socialista.
As principais
consequências do Crash da Bolsa de Valores de Nova York foram:
- Falência de grandes empresas (20 mil – em três anos passam a ser 85 mil empresas fechadas)
- Falência de bancos (4 mil), com eles negociavam o dinheiro do povo (especulações – final do 2º parágrafo), após o déficit de 24 de outubro, eles não tinham dinheiro para pagar o povo.
- Queda dos salários e desemprego com índice de 13 milhões de trabalhadores.
Assim, os EUA precisavam de uma alternativa, então o
presidente da época – Hoover – pediu ajuda a um economista para que produzisse
mais cédulas na Casa da Moeda, porém, o presidente não podia pagar a quantidade
emitida (além do limite de emissão de cédulas que dificulta mais ainda esse
ato). Na eleição seguinte (já na próxima década), Hoover não queria mais se
candidatar para fugir desse problema, e o outro candidato, Roosevelt vence a
eleição com uma estratégia: O New Deal
(Novo Acordo). Esse acordo dava o direito ao Estado de intervir na economia. Ou
seja, era a ajuda do Estado, controlando a economia, produção industrial e
agrícola, e o crédito. Resultados do New
Deal:
- Era preciso então aumentar os salários e a oferta de crédito (que era muito barata) criando obras públicas: aeroportos, pontes, usinas hidrelétricas, edifícios, etc. Todas essas construções tinham o objetivo de retirar os 13 milhões de desempregados e pessoas das ruas trabalhando nessas obras.
- O Banco Central Americano passa a emitir cédulas sem limite para que os bancos que não haviam fechado terminarem seus compromissos corrompidos.
- Para a agricultura, liberaram créditos para os fazendeiros resgatarem suas propriedades e voltarem a produzir.
- Eles garantiram seguro-desemprego aos operários de indústrias, garantindo-lhes rendas mínimas, jornada máxima de horas de trabalho, proibição do trabalho de menores, entre outros benefícios.
Essas medidas foram
duradouras, mas ocorriam lentamente. Até o início da Segunda Guerra Mundial, os
EUA ainda não tinham se recuperado. Foi a Guerra que devolveu sua estabilidade
econômica.
Unidade
4 – A Segunda Guerra Mundial
Para começar, para
entender a Segunda Guerra Mundial, é preciso relembrar os resultados da
Primeira Guerra Mundial. Em vias de dúvidas ou esquecimento, vejam esse Slide
explicando sobre a Primeira Guerra Mundial:
Muito bem! Um dos
principais motivos pelo acontecimento da Segunda Guerra foi o Tratado de
Versalhes, que humilha a Alemanha e a deixa na miséria e com um ar de vingança.
E tem outros pontos muito importantes que não foram vistos em nossas aulas, que
se vocês prestaram atenção nas aulas e lerem meu resumo com carinho, irão
perceber (E não se preocupem, não tirei nada disso da Internet e nem inventei
nada, aprendi em uma aula de história particular e gostaria apenas de repassar
esses conteúdos interessantes para vocês, pois ajudarão vocês a entender melhor
as coisas e esclarecer algumas informações vagas da apostila). Antes de já
começar a falar sobre as 6 características do fascismo e nazismo como na
apostila, irei falar como eles surgiram em uma ordem mais prática e cronológica
(com essa ordem, é mais fácil entender aquelas características).
Primeiramente, para entender
sobre o surgimento da figura de Hitler: ele era um soldado, que inclusive
participou da Primeira Guerra Mundial, mas só que diferente dos outros, ele
tinha uma ampla visão e opinião sobre as questões políticas e econômicas. Nesse
contexto, Hitler apenas observava a Alemanha. Nesse momento, ocorria a
República de Weimar, que era o estilo político alemão da época. O povo votava
diretamente, e todos os partidos políticos alemães faziam parte do
Parlamento. Mas com isso, muitas vezes o povo não sabia votar e a Alemanha
estava em plena crise (antecedentes da Primeira Guerra Mundial), assim, o
governo não podia intervir no estado para tirá-lo da crise como os EUA fizeram.
Hitler preocupado com o
estado político e econômico do país pensa com seus seguidores em uma cervejaria
(por isso o nome “Putsh de Munique ou da Cervejaria” como escrito na
apostila) que aquele estado político não iria melhorar as condições da Alemanha
e decidem juntos criar um novo partido político (já pensando no Nazismo)
com um golpe de estado para acabar com a República de Weimar e implantar seus
ideais políticos. Porém, Hitler fracassa e acaba preso. É aí que ele começa a
refletir e pensar sobre o nazismo. Na prisão, escreve o livro “Mein Kampf”
(Minha Luta) – considerado a Bíblia dos nazistas, trazendo em seu conteúdo as
ideias que Hitler acreditava que mudaria o estado da Alemanha, ou seja, o
nazismo.
Mas entre os anos de
1924 e 1929 a República de Weimar traz melhorias econômicas à Alemanha e com a
entrada na Liga das Nações fez com que os dólares americanos entrassem mais
fácil e consequentemente, melhoraria o estado das indústrias germânicas. Porém,
com a crise nos EUA em 1929, fez com que os dólares desaparecessem e trouxe de
volta as falências na Alemanha.
Com toda essa falência
e fraqueza, Hitler com seu Nazismo, passou a culpar os judeus pela grande
miséria alemã. Mas vamos entender por que Hitler os perseguia:
Voltando na história (a.C.),
em direção ao Egito, dos grandes faraós e tudo mais, os hebreus (já devem ter
ouvido falar) ou judeus eram considerados escravos, porém, eles não aceitavam isso.
Então, todos fugiram para Roma. Mas lá, foram tratados da mesma maneira e passaram
a serem perseguidos. Com isso, os judeus deduziram que se fugissem em massa,
seriam facilmente encontrados. Com base nesse pensamento, criaram a estratégia
de se espalharem pelo mundo. Para quem é católico, há uma forma de entender
melhor essa perseguição em Roma, há uma passagem na Bíblia (quando fala do
nascimento de Jesus) que mostra direitinho esse ato. Para quem se lembra, no
momento em Jesus nasce, um rei chamado Herodes
manda seus soldados perseguirem e matarem todas as crianças recém nascidas,
pois Jesus era um judeu. E todos aqueles que ele manda matar eram judeus, e com
medo muitos fogem, como Jesus.
Continuando, os judeus
se espalham pelo mundo todo para não serem encontrados. Mas eles não tinham
direitos em outros países (de ter emprego), sendo assim, a única forma
deles se sustentarem era estudar muito para conseguir ter um bom
emprego. E era o que eles faziam, os judeus eram os advogados, médicos, etc.
Eles eram Sábios. E sem contar que eles eram ótimos comerciantes, pois
eles tinham lábia. Suas casas eram simples, mas eles compravam artefatos caros
e guardavam suas economias.
OBS:
Se quiserem comprovar esse fato que eu expliquei, é só lerem ou assistirem “O
Menino de Pijama Listrado”, nesse fantástico livro, mostra até de forma irônica
esse fenômeno, pois um empregado (que era judeu) da casa de uma família rica
alemã conta ao filho dessa família que antes ele era médico. E o garoto ri de
uma forma inocente não acreditando que um Médico decide se tornar um
descascador de batatas (que era o que o ex-médico foi obrigado a fazer após ser
preso nos campos de concentração para judeus). Também mostra esse mesmo
raciocínio em outras partes do livro.
Pronto! Agora, depois
de entendermos o porquê dessas perseguições, vamos continuar o resumo. Hitler
passa a conquistar o pensamento de grande parte da nação alemã com seus ideais
contra judeus, responsabilizando-os da miséria alemã, pois ele percebe o quanto
os judeus eram ricos e os culpa de terem pegado toda a riqueza alemã. E Hitler
acreditava que uma democracia não era capaz de trazem melhorias, pois ele
observava os outros países europeus, que estavam fracos e na miséria por serem
democratas. Eis que surge seu pensamento de tornar a Alemanha um estado forte e
que a única estratégia seria o seu Nazismo. E os comunistas (russos) não
abalados com a crise de 1929 estavam crescendo cada vez mais e fazendo com que
a população alemã ficasse com medo e acreditasse nas estratégias de Hitler,
pressionando o presidente Hindenburg e fazendo com que ele dê a Hitler o cargo
da chancelaria (como se fosse o primeiro-ministro) em 1932. Um ano depois,
Hindenburg morre. (a História não sabe dizer ao certo o porquê de sua morte, mas
alguns historiadores suspeitam de Hitler, pois ele só estava 1 cargo abaixo que
o presidente, e seria o mais óbvio Hitler ter matado o presidente para assumir
seu poder. Mas isso ainda não foi comprovado).
Em 1933 Adolf Hitler
torna-se presidente e inicia atos mais radicais, logo ele instaura uma
ditadura, fazendo as seguintes ações:
- Colocou fogo no Parlamento responsabilizando os comunistas e demonstrando sua força contra opositores do nazismo (comunistas, sindicalistas, socialistas)
- Dentro do partido, membros da AS (tropas assassinas) massacraram três mil opositores, esse dia foi conhecido como “Noite dos Longos Punhais”
- Hitler passou a governar a Alemanha com poderes ilimitados, adotando o título de Füher (líder soberano), que lhe dava o direito de extinguir todos os outros partidos, menos o Nazismo é claro.
- Em 1935 Hitler modificou uma lei de Hindenburg e demitiu todos os judeus que trabalhavam, os proibiu de exercer profissão e frequentar Universidades. Os judeus que resistirem a essa Lei seriam levados para os campos de concentração e presos.
Com as indústrias bélicas já restauradas, a Alemanha
torna-se a segunda potência mundial e em 1939, Hitler começa a Segunda Guerra
Mundial.
Características Principais do Nazismo
(Alemanha) e Fascismo (Itália)
|
|
Nacionalismo
|
Exaltação dos
valores da Pátria
|
Anticomunismo
|
Combates
físicos contra comunistas, responsabilizando-os do caos social e econômico
|
Autoritarismo
|
Apenas um
grande líder conduziria a nação por um bem maior, fazendo com que o cidadão
abra mão da liberdade
|
Militarismo
|
Valorização da
guerra, armamento e produção de armas em prol da nacionalidade e do Estado
|
Totalitarismo
|
Estado forte
capaz de intervir na sociedade excluindo a individualidade e preservando
valores coletivos
|
Antissemitismo
no Nazismo
|
Racismo e
perseguição aos judeus
|
O Fascismo foi uma proposta nacionalista radical,
nasceu das consequências da Primeira Guerra Mundial e do nacionalismo. Com seu
partido fundado por Benito Mussolini em Milão no ano de 1919. Suas duas
principais características são o autoritarismo e nacionalismo. Mussolini tinha
os Camisas Negras como força militar, que atacavam inimigos. Que aterrorizavam
movimentos e partidos socialistas.
O fascismo se expandiu rapidamente por causa da
situação política e econômica da Itália no período da 1ª Guerra. Havia
inflações e desemprego, gerando revoluções entre a população, momento oportuno
para os comunistas (que eram altamente contra o fascismo) criarem revoluções,
greves e invasões em indústrias e áreas rurais. Isso só para piorar as
condições do governo, que não conseguia manter ordem na revolta italiana
socialista.
Com a grande quantidade de greves e revoluções, os
empresários passam a apoiar o fascismo e os movimentos dos Camisas Negras, após
o fortalecimento do partido em eleições, é claro.
Benito Mussolini aproveita o crescimento e a firmeza
de seu fascismo para organizar uma marcha com aproximadamente 50 mil Camisas
Negras em Roma. Mussolini ajuda o Rei Vitor Emanuel III a formar um novo governo,
marcando eleições parlamentares com violência contra opositores, garantindo a
vitória injusta do Fascismo. Com o Totalitarismo imposto, Mussolini:
- Fechou todos os partidos de oposição, prendendo, assassinando (Camisas Negras) e demitindo funcionários públicos opositores.
- Censurou os meios de comunicação
- Proibiu greves
- Passou a caçar licenças de advogados suspeitos de oposição ao regime.
- Controlou fortemente a economia, construção de obras públicas (principalmente em infraestrutura) para garantir o desenvolvimento industrial. Que proporcionou destaque na produção bélica, possibilitando a Itália a invadir a Etiópia para garantir reservas de petróleo e para estabelecer aliança com a Alemanha.
- Criou o tratado de Latrão, em que ele aproveita a oposição do Vaticano contra comunistas para pedir apoio ao fascismo em troca de reconhecimento da soberania do Estado do Vaticano e oficialização da religião italiana (Igreja Católica Apostólica Romana).
LEMBRETE: Sobre
o Nazismo, além de todas aquelas características anteriores, vale lembrar que
uma das formas da Alemanha fortalecer o nazismo, era o grande número de
propagandas espalhadas pelo mundo, exaltando seu poder e a idéia de potência
mundial.
Boa Prova! Leiam e estudem com carinho, qualquer dúvida, comente!
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