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quinta-feira, 19 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Informática (20/04)


Olá pessoal! Bom, em postagens passadas, eu já havia postado conteúdos sobre as Topologias de Rede e Camada OSI. Então, nesse resumo, irei postar os conteúdos passados nos vídeos em que o professor pediu para acessarmos:
A Camada OSI
O modelo OSI é uma referência de intercomunicação de sistemas abertos, ele descreve o processo pelo qual os dados são enviados por uma rede. O modelo OSI é dividido em sete camadas, cada uma representa uma etapa do processo de preparação dos dados para transmissão por rede.
O processo começa na camada Aplicação do Host, que envia os dados onde os aplicativos são softwares de rede. Os dados a serem enviados são colocados em um pacote que passa por cada camada acumulando informações de roteamento e acompanhamento até atingir a camada física. Onde são enviadas por uma rede ao seu destino.
O envio de uma carta é um processo semelhante. Aqui está um exemplo da semelhança:  
  1.  Começa com a criação de um envio de documento ao tradutor por um correio interno, representado pela APLICAÇÃO em que se dá a ligação entre o aplicativo e o software de rede. 
  2.  A próxima etapa é a camada APRESENTAÇÃO em que o texto é traduzido para o idioma do destinatário. Nessa camada, os clientes de origem e destino escolhem uma sintaxe de comunicação em comum.
  3.   Sala de triagem, que se verifica se o endereço é atendido pelo serviço, e em seguida, o documento é colocado em um envelope. Isso é semelhante a camada SESSÃO do modelo OSI, em que a conexão é feita entre o cliente que envia e o cliente que recebe.
  4.   Se você pedir a garantia de entrega da carta, será atribuído a ela um número de acompanhamento. No modelo OSI, é na camada TRANSPORTE que é escolhido um protocolo confiável ou não confiável.
  5.   O endereço é adicionado ao envelope. No modelo OSI, é na camada de REDE que o endereço é incluído no pacote.
  6.   No passo seguinte, aplica-se um lacre de segurança no envelope e é escolhido o tipo de transporte. No modelo OSI, é na camada ENLACE que o pacote é colocado no formato correto para a transmissão.
  7. A camada FÍSICA é a última etapa, o envelope é colocado em um avião e levado ao destino. Que é semelhante em colocar o pacote no cabo de rede na camada FÍSICA do modelo OSI.
  • Resumindo o Procedimento: Aplicação – Apresentação – Sessão – Transporte – Rede – Enlace – Física
 
Protocolo IP
·        Não podem existir dois computadores com o mesmo endereço IP.
·        Possui 4 campos, cada um contem 8 bits, resultando em 32 bits ou 4 bytes.
·        O máximo de cada um dos números é 255 (WXYZ)
·        O endereço IP é divido em duas partes: uma simboliza a rede (ruas) e a outra o host (casas). Só podemos nos comunicar com equipamentos que estiverem na mesma rede (ou na mesma rua), ou seja, podemos nos comunicar com hosts da mesma rede que nós mesmos (casas da mesma rua).
Loopback
·        Utiliza-se no endereço de IP 127.0.0.1 para conferir se a placa de rede está funcionando bem, pois se digitar esse PING, no Prompt de Comando, irá aparecer as informações do mesmo computador.
·        Quando aparece na máscara 255.255.255.0, significa que os números correspondentes a 255.255.255 são a parte de REDE. Então, para definir o endereço, coloca-se 0 no final (pois é host)
Broadcast
·        É o endereço de todos, no final, coloca-se 255: 200.100.10.255

Classes IP
  • ·        Classe C:
É o mais comum. Ele tem 3 campos para ID da REDE e apenas um para ID do Host. Para identificá-lo, olhamos para o primeiro número, que tem que estar entre 192-223. Essa classe possui máscara padrão: 255.255.255.0 (11.11.11.00)³. Para saber o total de redes de classe C, multiplica 32 (quantidade de números 192-223) por 256² = 2097152 redes de classe C. E para a quantidade de host, é de 1-254 (não pode 0 porque é número da rede, nem 255 porque é Broadcast). Sendo assim, 254 computadores por rede.
  •  Classe B:
Possui 2 campos para ID de REDE e 2 campos para ID de HOST. O primeiro número vai de 128-191. Sua máscara padrão é 255.255.0.0; Para saber a quantidade de redes dessa classe, multiplica 64 por 256, totalizando em 16384 redes. Para saber a quantidade de hosts: (256*256)-2 = 65534 computadores por rede.
  •  Classe A:
 Só tem um campo para REDE e 3 para HOST (255.0.0.0). O primeiro número vai de 1-126, pois 227 é loopback, e 228 pertence a classe B. Quantidade de Redes seria 256 e de Hosts (256*256*256)-2 = 16777214 máquinas por rede.
  • Classe D: é usada para manda mensagem para um grupo de computadores (multicast). 224-239 e não pode ser usado para endereçar máquinas.
  •  Classe E: é usada para testes e uso futuro. 240-255
 

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