Search ♥

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Física (28/04)


Aceleração Escalar Média:
Serve para medir a rapidez que a velocidade varia. Ou seja, é a razão entre a variação da velocidade (de alguma coisa em movimento) com o tempo gasto nessa variação.

ATENÇÃO: Cuidado na hora de ler, a prova de física é a que mais exige leitura e interpretação. Em física, uma palavra muda o sentido de uma ideia. Por exemplo: “Aceleração é a razão entre velocidade e o tempo”. Está errado! É a razão entre a variação, a mudança da velocidade com o tempo gasto para essa mudança (em que ela pode aumentar ou diminuir).

Imagine um motorista de um táxi que está a uma velocidade de 30 km/h e de repente pisa no acelerador fazendo com que a velocidade do automóvel chegue a 70 km/h em um tempo de 10 segundos. Observando tal situação podemos dizer que o táxis variou 40 km/h em 10 segundos ou ainda melhor, podemos dizer que variou 4 km/h a cada segundo.

Sua fórmula inicial é:

Para Calcular: dentro dessa fórmula, iremos substituir os termos. ΔV é a diferença de velocidades, então, iremos substituí-lo na fórmula por  ΔV = Vf – Vi (lembrete: Vi é a velocidade antes da aceleração e Vf  é a velocidade depois da aceleração) .
Δt é a variação de tempo, e iremos substituí-lo na fórmula pelo tempo que o enunciado nos informar.
No Sistema Internacional (modelo universal e padrão) a unidade de velocidade é o metro/segundo (m/s) e a unidade de tempo é segundo (s). E multiplicando: m/s * s = m/s².  

NÃO ESQUECER: Sempre que formos calcular a Aceleração Média e no enunciado estar em Km/h e pedir para darmos a resposta em m/s, nós vamos dividir por 3,6 e a resposta final sempre será em m/s².


Sendo assim, a cada segundo (Sistema Internacional – SI) a velocidade irá aumentar ou diminuir. Quando essa velocidade aumenta, é movimento acelerado (utilizamos o sinal positivo: +). Quando a velocidade diminui, é um movimento retardado (utilizamos o sinal negativo: -).

O Movimento Uniforme é aquele que não há aceleração, pense comigo, para não esquecer na prova, lembre-se do significado da palavra “uniforme”: que não varia na sua forma, maneira, grau, intensidade etc. (pesquisei no Houaiss, Ok!). Com isso, deduzimos que o valor da velocidade sempre será constante, o mesmo, nunca varia. E o objeto sempre anda em linha reta.


O Movimento Uniforme Variado é aquele que há aceleração, mas que essa aceleração sempre vai variar da mesma forma e a aceleração terá valor constante. Ou seja, teremos um movimento acelerado. 


Avaliando a trajetória, temos dois movimentos em relação ao seu sentido percorrido. No movimento Progressivo: lembra progresso, que lembra crescimento, ou seja, a posição do móvel cresce (menor para o maior) com o tempo, pois ele estará andando no sentido da trajetória, sendo assim, utilizamos sinal positivo.
No movimento Retrógrado: Sua posição decresce (maior para o menor), pois o móvel andará em sentido oposto ao da trajetória, utilizando assim o sinal negativo.

CUIDADO: Se em algum enunciado disser sobre marcha a ré, tome cuidado, observe se o enunciado indica o referencial. E lembre-se de que quem anda ao contrário da trajetória (movimento retrógrado) não tem nada a ver com aceleração, podemos andar contra a trajetória a 20km/h ou a 100Km/h. São pegadinhas boas, e que tenho quase certeza de que o Helvécio vai colocar!

Para treinar, resolvam esse exercício:
(VUNESP 2006) O fabricante informa que um carro, partindo do repouso, atinge 100 km/h em 10 segundos. A melhor estimativa para o valor da aceleração nesse intervalo de tempo, em m/s2, é:
a) 3,0. 10-3
b) 2,8
c) 3,6
d) 9,8
e) 10

Resolução

As unidades do exercício devem ser congruentes, logo devemos fazer a transformação de km/h para m/s.

Da definição de aceleração escalar média, temos:
Obtendo como resposta a alternativa "B".



Movimento Circular Uniforme
É um movimento em que andamos em círculo com uma mesma velocidade, onde o ponto inicial e final é igual. Para isso, calculamos o Período (T - tempo necessário para se dar uma volta completa) e a Frequência (F – número de voltas dadas pela unidade de tempo, que será sempre um: 1segundo, 1 hora, 1 dia, etc.)

Unidades de Freqûencia:
  1. Hertz ou RPS: número de voltas por segundo
  2. RPM: número de voltas por minuto
  3. RPH: número de voltas por hora
OBS: Quanto a sua conversão, não usaremos 3,6 como em outros casos, usaremos:
  • RPS ou Hertz para RPM multiplicamos por 60
  • RPM para Hertz ou RPS dividimos por 60
Quando vamos calcular a velocidade linear ou velocidade tangencial (sempre será em linha reta), usaremos a seguinte fórmula:
 Lembrando que o número pi vale aproximadamente 3,14, o R significa raio (que é a distância entre o centro e qualquer ponto da circunferência) e T é o tempo (lembre-se, não é o Período, será o tempo que aparecerá no enunciado). 


DICA: Sempre iremos calcular a Frequência e o Período com Regra de Três. E uma é sempre o inverso da outra.


Energia
Existem 3 tipos de energia, e para começar, vamos entender a Energia Potencial,  que é a energia armazenada, ou seja, o acúmulo de energia. Ela é dividida em 5 tópicos:
  • Química: energia contida em alimentos ou em uma bateria. Quanto aos alimentos, quando comemos uma maçã, por exemplo, estamos adquirindo parcela dessa energia química.
  • Gravitacional: energia contida na barragem de uma usina hidrelétrica
  • Elástica: energia contida em molas ou materiais que possuem elasticidade (que quando o esticamos, nós o deformamos)
  • Nuclear: energa contida no núcleo dos átomos 
  • Elétrica:  estabelecimento de uma corrente elétrica entre dois pontos, é a que mais se usa no mundo.
Agora vamos falar sobre a Energia Cinética, que é a energia do movimento, se estivermos nos movimentando, transformamos energia química (dos alimentos que produzem energia para o nosso corpo gastar) em energia cinética.
  • Térmica: obtenção de calor
E por último a Energia Radiante, que é transportada através de ondas:
  • Sonora: as vibrações sonoras chegam aos nossos ouvidos por ondas
  • Solar: a energia do So. Pode ser usada para produção das energias elétrica e térmica
Frases das Leis da Conservação de Energia que não podemos nos esquecer:
  1. "A energia não pode ser criada e nem destruída, apenas transformada"
  2. "Tudo funciona graças à transformação da energia" (sem a energia não poderíamos fazer nenhuma atividade corporal tanto interior quanto inferior)
  3. "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma"(podemos lembrar da aula de química, com o exemplo do aquário lacrado com os peixes)
Boa Prova! Só uma dica, façam novamente os exercícios de revisão e os da apostila para garantirem, porque física e matemática só dá para estudar praticando. Boa Sorte!
 

5 comentários:

  1. Glória a Deus! Finalmente terminei minha missão de postar resumos! Ai, ai, tomara que a próxima prova demore bastante!rs

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pelo seus resumos , estão me ajudando muito , continue assim ;D !

    ResponderExcluir
  3. seus resumos me ajudaram bastante, nunca fui bem em história como eu fui hoje, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada mesmo por seus resumos , , pode ter certeza de que estão ajudando muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa gente, fico muito feliz pelos elogios de vocês, vocês não têm ideia do quanto é gratificante para mim, fazer tudo isso. Sabe, quero ver todo mundo se dando bem e se sentindo confiante! Não estou dizendo que meus resumos são os melhores do mundo, penso que até o momento que eu puder ajudar as pessoas, vou ajudá-las, fico muito triste em ouvir certos comentários na sala: "60?! Nossa! Achei que nem ia receber!", "Eu sempre decoro tudo da apostila e na hora da prova eu esqueço!","Ah, chutei a prova inteira!". Em minha opinião, se você APRENDER uma coisa em vez de decorar, você nunca esquece, mesmo que você seja assaltado, ladrão nenhum consegue roubar seus conhecimentos.
      Sabe, gostaria apenas de pedir uma coisa para todos vocês, não percam o vínculo, sempre que puderem acessar ao meu blog acessem, pois sempre estarei postando coisas que nos interessam muito (trabalhos, tarefas, pesquisas, curiosidades. Deem uma olhada nas minhas postagens antigas e leiam meus textos (são bem reflexivos.
      Então novamente, muito obrigada, que Deus ajude vocês em suas caminhadas e que todos nós saiamos bem nas provas! Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir