Search ♥

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resumo para a Prova de Geografia (14/04)


Unidade 2 – Ásia Meridional:
  •  Seus Países: A Índia é o principal país dessa região, o segundo mais populoso do mundo (Bombaim e Nova Délhi). O Nepal possui o pior IDH do mundo. O Paquistão vive em conflitos com a Índia pela questão da Caxemira. Bangladesh é um dos países mais pobres.
  •  História da Índia: A Índia era colônia da Inglaterra no século XVIII, era uma feitoria da Europa por possuir tantas especiarias. E com isso, a Índia sempre quis se livrar desse imperialismo. Em 1947 a Índia torna-se independente, mas traz consigo forte influência inglesa, como a língua e seu interesse econômico do Reino Unido. Nesse processo, houve grande destaque o advogado Mahatma Gandhi, o qual pregava a paz entre os ingleses e indianos, boicotando impostos e produtos, para que não houvesse a influência inglesa em um país tão diferente em etnia e cultura. Após a independência, por conta de conflitos entre mulçumanos e indianos por territórios, a ONU interveio e separou o território indiano em Paquistão Ocidental e Oriental (mulçumanos) e Índia (hindu). Mas em 1971 o Paquistão Oriental torna-se Bangladesh. Desde então, os conflitos voltaram para a questão da Caxemira.
  • Economia da Índia: É um país agrícola (setor primário, responsável por 20% da exportação), com a maioria da população economicamente ativa (PEA). Destacam-se as indústrias de informática, pois fabricam e exportam software. É um país emergente, pois só se industrializou após a Segunda Guerra Mundial, com a entrada de multinacionais. Quanto à pecuária, a Índia é exporta grandes matrizes de gado de corte (zebu originado lá).
  • Divisão de Castas: Essa divisão não está escrita no livro sagrado hindu Vedas. Para o governo, esse sistema não existe mais, porém, por conta do fanatismo, essa ordem continua:
  1. Brâmanes (nobres)
  2. Xátrias (guerreiros)
  3. Vaixás (artesãos e comerciantes)
  4. Sudras (servos e camponeses)


OBS:
·       As pessoas que estão fora do sistema de castas são Dalits ou Párias, eles são considerados intocáveis, indígenas e impuros. São discriminados e marginalizados, eles ocupam trabalhos rejeitados.
·      Outros povos que estão fora desse sistema (mas que não são considerados intocáveis) são os Adivasis os povos tribais – e os estrangeiros são chamados de Mechachas.

Sudeste Asiático:
  • Indochina: Vietnã, Mianmar, Tailândia, Camboja e Laos. Clima possui influência das monções, com floresta equatorial.
  • Península Malaia: Malásia e Cingapura
  • Insulíndia: Indonésia, Filipinas. Ilhas vulcânicas, planícies onde grande parte da população vive, as quais são cortadas por rios (o mais importante é o Mekong), favorecendo a rizicultura.

Unidade 3 – Oriente Médio:

  • Clima: 90% da região possui o clima árido e semiárido. Apenas o planalto de Anatólia na Turquia possui o clima semiárido. As outras regiões possuem grandes elevações costeiras, dificultando a passagem de massas de ar frias. Sua vegetação é marcada por xerófilas, estepes e pradarias.
  •  Sociedade: Apesar de toda a produção de petróleo, é uma região pobre com 280 milhões de habitantes. Enquanto Israel possui o melhor IDH da região, do outro lado, Iêmen, Afeganistão e Palestina possuem os piores IDHs do Oriente Médio. Sobre o PIB, muitas famílias vivem na precariedade, pois as rendas estão concentradas em mãos de poucas famílias, na grande maioria de governantes.
  •  Conflitos: É conhecido por “Barril de Pólvora”, pois há muitos conflitos. Iraque e Irã se envolveram em várias brigas, um gravíssimo entre 1980 e 1988, depois na Guerra do Golfo, em 2003, a qual os EUA lançam fogo contra o Iraque. Recentemente, o Irã recebeu um embargo econômico da ONU por produção de armas nucleares. Uma das grandes conseqüências de todas essas brigas, é que a população perde sua qualidade de vida por carência de alimentos e medicamentos.
  • Política: Sua estrutura política é liderada por Xeques (chefe de tribo ou soberano), Emires (descendente de Maomé) e Sultões.
Economia:
  • Agropecuária: A população economicamente ativa concentra-se no setor primário, principalmente na agropecuária. Devido à predominância de clima árido, as plantações agrícolas são instaladas em áreas bem definidas, como a Mesopotâmia (Rio Tigre e Rio Eufrates), destacando-se nessa região a produção de cereais. Nas áreas de clima mediterrâneo (Israel, Síria, Líbano e Jordânia), predomina-se a produção de vinha, oliva e cítricos. Na Anatólia (Turquia), destaca-se a produção de tabaco, algodão, oliva e cítricos. Na Península Arábica, tâmara e café. Quanto à pecuária, ocorre de forma primitiva (pastoreio nômade), com a produção de ovinos e caprinos.
  • Industrialização: É pouco expressiva. Destacam-se pelo ramo têxtil, tradições de artesanato em alguns núcleos urbanos (Bagdá, Ankara, Damasco, Teerã). A diversidade industrial de Israel é maior, com setor secundário responsável por 31,7% do PIB do país. Seus centros industriais mais importantes estão em Telaviv e Haifa (produzem equipamentos, armas e alimentícios).
  • Extração Mineral: O suporte econômico da região é o petróleo. A exploração de petróleo ocorre no Golfo Pérsico (Mesopotâmia), onde estão as maiores jazidas de petróleo do mundo. Nessas áreas contém cerca de 65% do petróleo do mundo. Os principais produtores são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Kwait, Catar e Bahrein (OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Conflitos
  • Guerra entre Israel (judeus) e Palestina (árabes): No final do século XIX, os judeus queriam voltar à Terra Prometida (Sionismo). E no período da Segunda Guerra Mundial, há um holocausto nazista, e para evitar essa perseguição, a ONU decide em 1947 criar um estado para os judeus. Após essa decisão, em 1948, começa a gerar conflitos, pois os palestinos não aceitam a criação de Israel em seu território e começam a atacá-los defendendo que aquele território já era deles há muito tempo. Em defesa, os judeus diziam que aquele lugar pertencia a eles desde a Antiguidade, pois foram expulsos pelos romanos em 70 d.C. Com isso, inicia-se de fato uma grande disputa que até hoje não se encontra nenhuma solução. Os judeus começaram a dominar várias terras dos árabes e com isso, surgem campos de refugiados em outros países. Na década de 60, os palestinos enviam grupos terroristas para atacarem os judeus (Hamas, Fatah e Hezbolah). Inicia-se uma Intifada (“Guerra das Pedras”) contra judeus. Outro grande ponto de disputas na região é a escassez de água. Israel ocupa territórios da Síria desde 1973, é a área da Cisjordânia (onde passa o rio Jordão, o qual Israel não quer ceder para os árabes), é o único acesso à água nessa região. Em 1993, há uma tentativa de paz entre os dois inimigos, a qual Israel devolve a Cisjordânia e a Faixa de Gaza aos palestinos. Ambos reivindicam que Jerusalém é a capital de seus estados.
  • Guerra entre Irã e Iraque: Guerra entre Irã e Iraque em 1978 até 1988, ocorreu porque o Iraque queria o controle do petróleo do Irã.
  •   Guerra do Golfo: Em 1990, Iraque invade as terras do Kuwait alegando que eles estavam explorando petróleo de suas terras.
  •  Guerra de 2003: EUA invadem o Iraque acusando Saddam Hussein de apoio a terroristas com produção de armas nucleares e ditadura, mas o os americanos tinham interesse apenas pelo petróleo e não de armas biológicas como dito por eles.
Unidade 4 – Leste Asiático (China e Japão):
A China:
Possui a maior população do globo, cerca de 1 336 718 015 habitantes. No entanto, a distribuição da população é irregular por conta de vazios demográficos (Tibete e desertos da Mongólia e Sin-Kiang). Possui altas taxas de expectativa de vida e baixas taxas de natalidade.
  •   Política: É um país comunista, o qual o governo possui uma política de controle de natalidade. Funciona assim: O governo oferece gratuitamente educação e saúde para um filho de um casal. Caso algum casal tenha mais de um filho, o governo não banca e a família terá que pagar tributos ao governo. Mas com isso, gera grandes consequências: ocorre um desequilíbrio entre o número de homens e mulheres devido ao infanticídio (aborto) – há clínicas do governo e clandestinas para esse ato.
  • Sociedade: 53% da população chinesa vive no campo, em pequenas aldeias. No século XX, as taxas de urbanização era de 35%, com grande parcela em litorais (Xangai, Pequim, Hong Kong, Cantão e Nanquim)
  •  Economia: Fundamentada na agropecuária, com ótimas condições climáticas e solos férteis na Bacia fluvial do rio Huang-Ho para a produção de arroz, bicho-da-seda, milho, cana-de-açúcar, tabaco chá, soja, trigo, sorgo, etc. Em sua pecuária, destaca-se a produção de ovinos, bovinos, suínos, galináceos e patos.
  • Extração Mineral: Possui importantes jazidas de ferro (Manchúria), além de estanho, manganês e ouro. É a quarta produtora de petróleo no mundo, encontrado em Sing-Kiang na Mongólia, sul da Manchúria. É a segunda produtora de carvão.
  •  Industrialização: Destaca-se o ramo de siderurgia, metalurgia, equipamentos e produtos químicos. Com a ZEEs, as multinacionais só podem ir para o litoral.

O Japão:
Um dos países mais ricos do mundo e com uma qualidade de vida invejável. Constituído por 3400 ilhas vulcânicas. Localiza-se no Círculo do Fogo do Pacífico, com relevo formado por montanhas e planaltos (71% da superfície do país), nas planícies são encontrados portos, grandes cidades e regiões industriais. Formado por 4 arquipélagos (Hokkaido, Shikoku, Honshu e Kiushu).
  • Aspectos Naturais: É pobre em recursos naturais por ter nível da água muito baixo, sendo assim, possuem um baixo e insuficiente potencial hidráulico. Seus climas são o Temperado, Subtropical e Frio de Montanha. Suas correntes marítimas são Oya Shivo (fria) na porção norte, chegando a congelar o mar. Kuro Shivo (quente) não porção sul. As massas de ar influenciam o clima, no verão há mais chuvas e temperaturas maiores. No inverno, menos chuvas e temperaturas baixas. Vegetação formada por caducifólias, coníferas e florestas subtropicais.
  • Sociedade: Sua distribuição é irregular, os litorais são os mais povoados e o interior é o menos povoado por conta das montanhas. Sua taxa de urbanização é de 67%. A ocupação da população concentra-se no sudeste e sul do país. Devido ao grande fluxo de migrações internas, podem ocorrer problemas, então são criados tecnopolos (centros de estudos), ensino e produção, ligados à alta tecnologia - terceira revolução industrial. Sua expectativa de vida é de até 82,25 anos. 99% da taxa de analfabetismo e altos investimentos em saúde.
  • Economia: Sua PEA concentra-se no setor terciário (prestação de serviços em destaque). Suas indústrias, mesmo automatizadas possuem grandes números de funcionários, já a agricultura, altamente mecanizada é responsável pela redução de mão de obra no campo.

Bom estudo! Espero que consigam fazer a prova por este resumo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário