Search ♥

domingo, 2 de setembro de 2012

3º Bimestre - A Nanotecnologia


É a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada (colocando cada molécula e átomo no lugar em que desejarmos). Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial, além de importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares. Seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros (escala nanométrica), um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro. O desenvolvimento dessa disciplina vem de Richard Feynman

Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, poderíamos construir supercomputadores de bolso, poderíamos colocar microsondas para fazer os testes sanguíneos dentro do corpo humano, etc. Mas é claro que tudo isso gira em torno de suposições e previsões, que poderiam tornar-se reais daqui aproximadamente uma década.

Hoje, a nanotecnologia engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores de indústria e das áreas estratégicas. Seu desenvolvimento é de extrema importância para o mundo, principalmente para o Brasil, pois devemos levar em consideração que internacionalmente muitos países competirão com novos produtos, principalmente os países emergentes, que precisarão de suas economias recuperadas e retomem a um crescimento econômico, que será bem sucedida com os processos e produtos inovadores. 

Um dos grandes problemas que poderão ser gerados pela nanotecnologia será a nanopoluição. Os nanomateriais que são usados para a confecção deles causará uma poluição por nanopartículas, que podem ser mais perigosas que a poluição existente no planeta, ainda mais contando com a possibilidade delas flutuarem pelo ar. Pelo fato dos nanopoluentes não existirem na natureza, provavelmente as células não terão as armas necessárias para combater com elas, provocando danos ainda não conhecidos pela ciência e física.

Meus agradecimentos ao site/link:  http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_que_es.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário