Search ♥

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

3º Bimestre - Resumo de Artes


Unidade 3 – Após Semana de Arte Moderna
Arte após a Semana de Arte Moderna: os artistas plásticos traziam novos estilos relacionados a esse novo ideal artístico – o brasileirismo (valorizando cultura, cores, pessoas daqui)

O Muralismo é: uma técnica em que se pintava em muros, principalmente em locais públicos. Utilizava-se a técnica do afresco (produção de cores diluídas em água)
A trincheira - José Clemente Orozoco -
Mural sobre a Eevolução Mexicana
Cícero Dias: Nasceu em Pernambuco, abandonou o academicismo para ter seu próprio estilo. Retratava cenas da vida nordestina, características de sua terra natal. Tinha influência surrealista, pois suas pinturas eram desproporcionais e surreais, utilizava com freqüência o vermelho e azul.

Cândido Portinari: Nasceu em São Paulo, seu estilo era inconfundível, com influências do Cubismo e do Muralismo, ele retratava problemas sociais, seca, fome, pobreza do País. Foi o primeiro modernista a ter um quadro premiado: Café. Era conhecido internacionalmente devido aos corpos humanos sugerindo volume, pés e mãos grandes relacionando os personagens com a terra. 
Café, Cândido Portinari
Bruno Giorgi: Escultor brasileiro, o qual morou na Itália e no final da década de 30 retorna ao Brasil, vira modernista por causa de seu amigo Mário de Andrade. Suas obras passaram por duas fases, iniciando do Realismo e terminando com a Geométrica. Suas obras mais importantes são Meteoro e Os Guerreiros.

Ismael Nery: Ao voltar para o Brasil, o artista paraense foi muito influenciado pelo Surrealismo. Ele teve Tuberculose influenciando seu trabalho, por isso passou a pintar seu drama e fragilidade pessoais.

Alfredo Volpi: “Pintor das Bandeirinhas”, era italiano, mas veio ao Brasil com 1 ano. Foi autodidata nas Artes, mantendo sua trajetória totalmente pessoal. Recebeu influências de pintores expressionistas e clássicos, criando seu próprio estilo – o abstrato geométrico. Ele só pintava com a luz solar, passou a usar apenas tintas caseiras após aprender uma técnica.

Aldemir Martins: O artista cearense tinha seu tema como marca registrada, que era a representação de cangaceiros, animais típicos, frutas e paisagens utilizando traços fortes, cores vibrantes através de influência cubista e fauvista.

Artista primitivista é: aquele que valoriza a tradição popular poeticamente através da liberdade, espontaneidade, criando seu próprio meio de expressão original.

Vitalino Pereira dos Santos: Com argila representa vaqueiros, cangaceiros e retirantes pernambucanos.

Heitor dos Prazeres: Retratava a realidade que vivia, excluindo o preconceito, com pessoas geralmente representadas de perfil e nas pontas dos pés insinuando o andar ou uma dança.

Djanira da Motta e Silva: Teve duas fases: 1ª com temas da vida carioca, sugeria movimento com fortes traços escuros em volta das figuras. Na 2ª fase ela se torna a mais autêntica pintora brasileira, ela retratava com simplicidade a paisagem, os habitantes e os costumes nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário