Search ♥

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

3º Bimestre - Resumo de História (Unidade 3)

Unidade 3 – Revoluções na América Latina:


México:

Desde 1876 os EUA mantinham domínio sobre o México, temos o exemplo do Big Stick (Grande Porrete) e Doutrina Monroe (“América para americanos!”), que serviam para manter os domínios político, econômico e militar dos países latinos.

Aprofundado na história do México, desde 1876 o ditador Porfírio Diaz governava, e sua ditadura e poder duraram 35 anos. Com isso, o México entra em revolução por conta disso, além de que o país estava na miséria. Porfírio favorecia apenas os ricos por causa da troca de favores (*os ricos é que tinham mais poder), dando 90% das terras para eles, ou seja, apenas 1% da população.

Em 1911 com a ajuda de Zapatta e Pancho Villa, Francisco Madero (rico que ajudava os pobres) manda prender Porfírio Diaz e fica no seu lugar na presidência. Madero queria trazer a reforma agrária para favorecer os pobres (maioria), mas não consegue fazer nada além de acabar com a ditadura.

Depois Madero é morto por Victoriano Herta, que fica no poder. Por não ter feito nada, ele é destituído do poder em 1914. No mesmo ano, Caranza entra no poder e em 1917 ele elabora uma nova Constituição para favorecer os pobres.

Em 1929 abraçando a causa de criar uma reforma agrária, criam o PRI – Partido Revolucionário Institucional. Só em 1934 o partido elege o primeiro presidente: Lázaro Cárdenas, altamente autoritário pegando o exemplo do nazismo e fascismo na Alemanha e Itália. Os EUA não se importaram muito com esse fator porque estavam muito mais preocupados com a 2ª Guerra Mundial. Lázaro fez coisas muito importantes: 

·            a reforma agrária
·         a retirada de multinacionais americanas para perder esse domínio.
·         cria a PEMEX – extração e nacionalização do petróleo

Cuba:

Foi o penúltimo país latino a adquirir a independência – só em 1898. Sofria um altíssimo domínio americano, que ficava com o açúcar cubano em troca. Em 1902 foi revogada a Emenda Platt, que tinha por objetivo o domínio norte-americano político e militar até o ano de 1932.

Só que em 1934 os EUA ajudaram em troca de domínio, o Fulgêncio Batista a ser presidente, o qual logo inicia uma ditadura militar. Então os EUA mandam suas multinacionais, aproveitando e explorando a mão de obra barata e a matéria prima. Manda cassinos, fazendo com que as pessoas viciassem e gastassem mais mesmo sem poder.

Em 1953 é feito um ataque ao quartel de Moncada por Fidel Castro, Cienfuegos e Raul Castro para tirar Fulgêncio do poder (por não concordarem com o domínio americano), mas eles fracassam e são presos. É feita uma nova tentativa de golpe em 1956 na Sierra Maestra, mas Cuba fica sabendo e impede.

No ano de 1958 é feita a 3ª tentativa, só que contava com uma carta coringa, o guerrilheiro argentino revolucionário Ernesto Che Guevara, o qual pouco se sabia dele. Eles fazem uma nova estratégia: dividir dois grupos, um de Fidel que invadiria Santiago e o outro grupo de Che Guevara que invadiria Havana (*exército não esperava Che Guevara em Havana e sim Fidel)

Em 31 de janeiro de 1959 Che Guevara toma Havana, Fulgêncio Batista foge e Fidel Castro fica num governo provisório, já implantando bases do socialismo. Fidel faz reforma agrária e expulsa as indústrias americanas com a ajuda dos fazendeiros.
Indignados com isso, os americanos mandam a CIA atacar a Baía dos Porcos em 1961, só que Cuba consegue deter o ataque. Deixando os americanos mais indignados ainda!
Fidel Castro, Raul Castro e Che Guevara 
Para prejudicar Cuba, os americanos promoveram um embargo econômico (*estratégia brilhante, pois Cuba não tinha indústrias). Cuba recorre à URSS para ter condições, construindo uma aliança entre os dois. URSS cresceu o olho em Cuba porque lá era uma espécie de quintal dos EUA. Em 1961 ainda URSS vendia petróleo a preço de custo a Cuba, a qual vendia açúcar 2 vezes mais caro para URSS. Mas os soviéticos não se sentiram reprimidos porque mesmo pagando caro, eles tinham o controle de Cuba.

A crise dos mísseis começou em 1961, em que os norte americanos levam mísseis para a Turquia apontados para a URSS. Em 1962, URSS também faz o mesmo, mas coloca mísseis em Cuba apontados para os EUA.


Charge - Desculpa que EUA e URSS usaram 
para desfarçar a crise dos mísseis


Nesse momento, o mundo viveu o princípio de uma 3ª Guerra. Para desbancar a URSS, os EUA tiram Cuba da OEA para impedir a difusão do socialismo na América (Organização dos Estados Americanos), mantendo embargo econômico e naval em Cuba (*URSS não produzia navios, apenas países capitalistas europeus). 
Charge - Embargo Econômico Cubano
Cuba não tinha condições de ser auto-suficiente, passou por uma crise pior ainda. Então Fidel Castro, por falta de alternativas, investe totalmente na saúde, no esporte e na educação, para ter ao menos pessoas saudáveis e instruídas.

DETALHE: Só em 2007 os EUA quebraram o embargo naval em Cuba.

 Chile:

Por incrível que pareça, não foi um país alvo de domínio norte americano. Mas logo 
de início já vemos o fator clássico: o governo chileno sem condições quis se aproximar dos EUA para manter um acordo comercial.

Em 1948 Chile cria lei que inibia o socialismo, permitia a venda de seus produtos e abria entrada de multinacionais americanas (*EUA adorou, porque podia aproveitar a mão de obra e matérias primas chilenas baratas).

Então em 1964 ocorrem as eleições e Eduardo Frei Ruiz ganha. Ele era capitalista e promete um monte de coisa (como dar terras aos pobres, criar indústrias nacionais – as quais os EUA não deixaram), mas não cumpre nada.

Em 08/10/1967 EUA manda assassinar Che Guevara para evitar a Revolução Socialista, só que acaba piorando:

Em 1970 novamente ocorrem eleições, o comunista Salvador Allende é eleito pelo povo diretamente, pois a população não estava satisfeita com a exploração norte americana e estava com raiva das promessas não cumpridas por Frei Ruiz. Salvador Allende promove reformar sociais como doação de terras, nacionalização de indústrias e alfabetização.   

EUA rompe com o Chile, o qual se aproxima de Cuba e URSS. Revoltados os americanos mandam a CIA atacar sob comandos de Augusto Pinochet, que atacam o palácio do governo chileno, matando Allende (que na verdade se suicidou).

Pinochet assume o poder em 1973 e com o apoio dos EUA, logo promove ditadura militar, perseguições e mortes. Em 1989, com o fim da ditadura, ele é condenado à prisão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário