Search ♥

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resumo para a Prova de Literatura


O Livro (páginas 1 a 82):

·        Capítulo 1: Como Vovó Dizia (8-20):

Bianca, que tem sua avó mexicana como exemplo e aconselhadora, está à procura de emprego para ter seu próprio dinheiro. Na escola dela, há uma colega que ela não gosta chamada Dagmar, essa “concorrente” dela começou a trabalhar em uma loja de grife em um shopping.
Bianca resolve trabalhar nesse shopping também, com o objetivo de trabalhar na mesma loja de grife que Dagmar trabalha. Chegando lá, ela encontra uma sorveteria que precisava de atendentes, e ela fica pensando na possibilidade, pois não entendia nada de grifes e tudo de sorvetes. Logo. Bianca dá de cara com Dagmar, para provocá-la, Bianca já decide que iria até a loja de grife.
Chegando lá, Bianca é surpreendida por Dagmar, a qual tinha o objetivo de não deixar Bianca trabalhar na loja. Naquela situação, Bianca vê que ela não queria vender roupas de grife para gordos e sim vender sorvetes. E então, ela vai até a sorveteria, surpreende um rapaz da sorveteria com seus conhecimentos sobre sorvetes. Assim consegue seu primeiro emprego.

·        Capítulo 2: Entrevista com as irmãs Cristiane e Aline (21-27):

→ Cristiane (16 anos):
Trabalha com a parte estética (banho, tosa, cortar unhas, etc.) em um Pet Shop de segunda a sábado. Antes, ela trabalhava na cozinha de um restaurante. Sempre ajuda sua mãe na limpeza de seus chalés. Ela só passou a trabalhar lá porque uma amiga não podia trabalhar à noite por já ter serviço naquela hora. Ela pretende abrir um salão, depois fazer faculdade de enfermagem ou jornalismo depois.  Ela acha que não teria nenhum problema em mexer com gente, já que mexe com animais. E gosta de jornalismo por ter muitas viagens perigosas (países em guerra, África), pois mostram as polêmicas da vida.
→ Aline (14 anos):
Ajuda sua mãe na limpeza de chalés, mas deixa o dinheiro para sua mãe. No futuro ela quer ser professora de educação física (por gostar de esportes) ou português (porque acha bonito ver uma pessoa aprendendo a ler e escrever). 

Capítulo 3: Seguir os Passos de Papai (28-41):

Juan é um adolescente que ainda não escolheu sua profissão, sua família, exclusivamente seu pai quer que ele seja médico. Era o último dia de fazer inscrição no vestibular da Universidade Federal, mas ele não quis ir. Seria uma decepção para seu pai  e avô, mas ele precisava contar que não queria ser médico também. Nisso, Juan e seu avô Juan-Ramon têm uma conversa sobre o assunto. Seu avô conta como ele escolheu sua profissão: sua família investiu muito em azeite vindo da Espanha, só que chega a Segunda Guerra Mundial, tornando muito difícil a chegada de navios espanhóis ao Brasil. Com isso, quem queria azeite, teria que comprar pelo preço que a família cobrava (muito alto), o que fez a família enriquecer e ter condições de pagar uma faculdade de Medicina para Juan-Ramon, pois na época isso era uma oportunidade muito valorizada.
Juan ficou com muitas dúvidas, pensando se era bom escolher a profissão que queria, seguindo seu sonho ou se era melhor aceitar uma oportunidade, sendo ela desejada ou não. Seu avô começa a lhe dar outras sugestões de trabalho no hospital, fazendo seu neto ter mais alternativas.

Capítulo 4: Entrevista com Romildo de 15 anos (42-46):

É ajudante de pesca, os peixes que são pegos pela rede são levados para uma peixaria, é dependendo do peixe que se obtém o salário. Na época de temporada, eles vendem na praia, por peça ao invés de por quilo, como é feito na peixaria. Assim rende mais dinheiro. Romildo é o único dos três irmãos que ajuda na casa, parou de estudar no 7º ano, mas pretende voltar. Quando for maior de idade, ele quer trabalhar na Marinha. Se não conseguir trabalhar na Marinha, ele quer ser piloto de barco ou sócio de pescador.

Capítulo 5: Nozes e Dentes (47-64):

Liz foi convidada para fazer um teste para campanhas publicitárias, ela conta para sua amiga Bel a novidade, e como a mãe de Bel já havia trabalhado na Agência, Liz a convida para ajudá-la, mas não sabia da falsidade e do forte interesse de Bel e Dolores (mãe de Bel). Liz faz o teste e o diretor aprova seu trabalho, logo Dolores coloca sua filha toda produzida e a manda fazer o mesmo que Liz fez para encantar o diretor e ela ser a escolhida para o papel principal de uma propaganda. Mesmo assim o diretor ainda prefere o trabalho de Liz, mas sua produtora Lenita não havia pegado o contato de Liz, a única alternativa era Dolores, Lenita diz para Dolores levar Liz para fazer a gravação. Dolores não avisa Liz e inventa uma mentira para que acabasse o vínculo da Agência com Liz, com isso, Bel fica com o papel de Liz. Uma colega de Liz conta a ela sobre o acontecimento, ela fica com muito rancor e vai até a Agência, onde se depara com Dolores, Liz é humilhada e se sente arrasada e traída. Mas prefere se fazer de ingênua e ligar para a Agência buscar outras alternativas em vez de esclarecer o acontecimento.

Capítulo 7: Entrevista com Maria Eduarda de 15 anos (65-70):

Ela é modelo, já fez comerciais e posou para revistas. O preço que as Agências pagam é variável, ela não tem agência fixa, vai recebendo convites. Dependendo, o trabalho no estúdio pode levar um dia inteiro, às vezes é preciso viajar. Ela pretende ser atriz depois de modelo.

Capítulo 8: Da Vida dos Suricatos. (71-82):

Moacir de 12 anos quer descobrir porque sua família tem o apelido de Suricato, inclusive o nome da pousada da família tem o nome de “Pousada dos Suricatos”. Conversa com seu tio Honório a respeito do assunto e ele conta que quando eram pequenos (os tios de Moacir), eram pobres e a mãe deles fazia faxina em uma cada de uma família rica, a família Schimidt. Muito curiosos, os tios de Moacir colocavam a cabeça por cima do muro para espiar, logo uma moça da família Schimidt percebe e os chama de suricatos. Na casa da família rica, é instalada uma parabólica, em que todos vão assistir ao documentário sobre os suricatos, batendo um pensamento de comparação em tio Honório: “Suricato parece rato, e eles parecem gente”. Depois que surge um novo pensamento em Honório: “Como é que suricato vira gente?”, ele percebe que tinha que desenvolver um futuro e começar a ganhar dinheiro. As crianças ganhavam dinheiro ficando na porta da mercearia de sua mãe e ajudar os clientes com os carros. Honório percebe a escassez de verduras na praia e passa a buscar verduras em uma fazenda e a vender essas verduras. No final, ele assume a Pousada dos Suricatos, seu sobrinho queria honrar o nome “Suricato” e quando crescer,  quer assumir a pousada como fez seu tio no momento mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário