Search ♥

terça-feira, 26 de junho de 2012

Resumo para a Prova de História (27/06)

Prontinho! O resumo das duas unidades já está postado! Valeu! Bom estudo e boa Prova!

Unidade 3: A Segunda Guerra Mundial:

Antecedentes:
  • Houve a Primeira Guerra Mundial, em que a Alemanha foi prejudicada pelo Tratado de Versalhes, sendo responsabilizada pela Guerra, tendo que parar a produção bélica, diminuir seu exército, pagar indenizações, perde territórios etc.
  • Com isso, a Alemanha “foi para o buraco”, entra Hitler no poder após a morte do presidente. Com ele no poder agora, o revanchismo se torna mais intenso.
  • Vem o nazismo, em que Hitler espalha suas propagandas e ideais por rádios, cartazes, etc. Hitler começa a organizar a economia da Alemanha, fazendo relações comerciais com o Brasil, pois a Alemanha possuía indústrias, mas não tinha matérias-primas.
  • Hitler cria a raça ariana, estimulando a população considerada pura ir contra os judeus (que não tinha nenhuma justificativa por Hitler odiá-los tanto), negros, homossexuais, ciganos e prostitutas. Essas “classes” eram consideradas inferiores.
Preparando para a Guerra:

Em 1936 a economia da Alemanha já tinha sido recuperada, ela passa a produzir armas. Hitler não “engolia” a história de ter perdido territórios com o Tratado de Versalhes e vai em busca dessas terras. Com a Liga das Nações, não podia ocorrer nenhum conflito por causa de território entre a Europa, e Hitler precisava adquirir esses territórios sem conflitos, iniciando um ideal expansionista. Os territórios eram:
  • Renânia: Hitler havia perdido esse território, e como a população era alemã, eles se anexaram facilmente à Alemanha.
  • Áustria: Foi a região que deu origem ao povo alemão. Hitler foi muito esperto, pois ele era austríaco (isso significa que ele não era da raça ariana) e anexando a Áustria à Alemanha, o povo austríaco e ele seriam considerados superiores, isto é, da raça ariana.
  • Sudetos: Era uma região da Tchecoslováquia, a qual sua população era alemã, falava alemão e tinha a mesma cultura alemã. Só que o governador de lá não aceitava perder o território. E para que ele não causasse problemas à Alemanha, Hitler organiza uma reunião com os governadores da Inglaterra e França (inimigos) para assinarem um acordo concordando em deixar Sudetos ser um território alemão, pois não fazia sentido “parte da Alemanha” na Tchecoslováquia.
Guerra Civil Espanhola: 

A Espanha, em 1931 torna-se uma República, e nas eleições de 1936, havia dois partidos:
  • Frente Popular: era a maioria da população, defendia a República, era socialista e era o povo que compunha, por isso o nome “Popular”.
  • Falange: defendia a Monarquia, eram nacionalistas, composta por latifundiários e militares. Liderada pelo General Francisco Franco
Em 1936 inicia uma guerra entre os dois partidos, em 1937, a Falange solicita o apoio da Alemanha e da Itália. A Frente Popular pede apoio da França e da Inglaterra, mas não recebe o apoio desses países. Apenas a Alemanha ajuda, com o objetivo de testar suas armas na prática para ver se a Alemanha já estava preparada para a Grande Guerra.
A Espanha fica arrasada após a Guerra Civil. Em seu fim, em 1939, é implantado o fascismo. Durante a 2ª Guerra Mundial, a Espanha fica neutra, pois precisava se recuperar.

Pacto de Não Agressão em Agosto de 1939 (Entre Alemanha e URSS):

Após o teste das armas na Guerra Civil Espanhola, Hitler sabia que podia invadir qualquer país tranquilamente. Hitler queria conquistar o Porto de Dantes na Polônia, só que para isso, precisava invadir metade da Polônia. Então ele faz um pacto com URSS para que um não invadisse o outro, caso o descumprimento do pacto, a Polônia seria dividida ao meio. Metade nazista (nacionalista) e outra metade socialista.

Início da Guerra – Invasão à Polônia – 1º/09/1939:

Hitler invade a Polônia e inimigos não podiam falar nada, pois haviam assinado todos os acordos com a Alemanha.

Guerra Continental 1939-1940 (só envolveu o continente Europeu):

A Alemanha faz um ataque aéreo na Inglaterra. Só a Alemanha tinha os melhores soldados da guerra. Em abril de 1940, Hitler organiza a tomada da França, pois ele percebeu que a França não tinha condições de lutar. Em junho de 1940, a França não lutava mais, pois Paris havia sido dominada pela Alemanha. 

Guerra Mundial – Início de 1941 (envolve outros continentes):

Aliados: Inglaterra, França e EUA
Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
 *OBS: Japão estava apoiando a Alemanha porque possuía as mesmas ideias expansionistas (queriam dominar principalmente a China).

Entrada dos EUA em 1941:

EUA e Japão possuíam um trato comercial em que eram exportados para o Japão alimentos, matérias primas, etc. Como Japão estava do lado da Alemanha, EUA param de enviar esses recursos ao Japão, deixando-os em uma situação difícil. Em troca da sacanagem, Japão ataca Havaí de surpresa. No ano seguinte, o presidente americano Roosevelt declara guerra.

Derrota do Eixo em 1942:

Roosevelt entra em contato com Getúlio Vargas para que o ajudasse na Guerra contra a Alemanha (*no resumo da Unidade 4 explicarei esse fato detalhadamente). Com a entrada dos EUA, os Aliados fortalecem.
Batalhas:
  • Batalha de Stalingrado: 1942: Alemanha invade a Stalingrado (cidade da Rússia), mas perde para o inverno rigoroso de -40°C. Os soldados não estavam preparados.
  • Batalha de Midway: 1942: EUA invadem o Japão e vence.
  • Batalha El-Alamein: estadunidenses e ingleses queriam libertar os territórios da dominação da Alemanha, essa batalha ocorreu no Norte da África. Depois da vitória, EUA e Inglaterra só precisava tirar o domínio alemão da França.
  • Batalha Dia D: Os aliados foram a Paris e acabaram com os alemães, libertando a França.
Morte de Mussolini e Hitler:

25/04/1945 Mussolini e sua esposa morrem fuzilados em praça pública. O principal alvo dos Aliados era a Alemanha, e em abril mesmo, os soviéticos invadem a Alemanha. Hitler sabia que podia ser pego, e como não admitia derrota, dia 30/04/1945 ele se suicida.

Rendição da Alemanha e Itália 08/05/1945:

Após a morte de seus líderes, Alemanha e Itália não tinham mais condições de permanecer na guerra e se rendem.

Guerra do Pacífico:

Quando URSS vence a Alemanha com sua invasão e provoca a morte de Hitler, os soviéticos se acham os vitoriosos, que foram eles que acabaram com a guerra. Só que EUA só acredita que a guerra acabaria se o Japão também cair. EUA não perdem a oportunidade e no dia 06/08/1945, para se colocar acima da URSS, eles invadem o Japão e jogam a famosa Bomba Atômica de Hiroxima, a qual trouxe muitos danos por causa de seus gases tóxicos.  No dia seguinte, EUA jogam outra bomba, só que em Nagasaki. Japão se rende e acaba de vez a guerra.
Bomba Atômica de Hiroxima.
Criança Morta - Bomba de Hiroxima
 
Vítima - Bomba de Nagasaki
 
Resultados:
Em 1945 a Alemanha foi dividida, parte da Inglaterra, outra da França e a metade da URSS (socialista), o que causava alguns conflitos devido à diferença política. Por isso em 1961 o Muro de Berlim é construído.


Unidade 4: Estado Novo (1937-1945):

Com a implantação da ditadura, Getúlio Vargas passa a governar sozinho.  E logo no início, ele promove algumas mudanças:
  1. Políticas: Ele promove novamente o intervencionismo, só que sem direito à reclamações.
  2. Econômicas: Ocorre o aumento da Industrialização, pois Vargas queria diminuir as importações e cria a Vale do Rio Doce (extração de minérios). Cria Siderúrgica (CSN), só que para isso, o Brasil recorre a empréstimo dos EUA.
  3. Sociais: Vargas criou a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). O governo dava mais direito aos trabalhadores para tê-los ao seu lado. O governo podia controlar o Sindicato, leis de exceção (mais deveres, menos direitos) e as greves eram proibidas. Com o controle de Vargas sobre o Sindicato, os sindicalistas foram contra ele. Então, Vargas cria impostos para que os sindicalistas recebessem um dia de salário de cada operário (média de 24 reais por operário). Com essa estratégia, os sindicalistas ficam a favor de Vargas.

Vargas cria departamentos de publicidade (DOP – Departamento Oficial de Publicidade). Como exemplo, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que serviu para reforçar as propagandas do Estado Novo. Com isso, ele também censura os meios de comunicação.
Ele cria a Pena de Morte, em que fuzilava os opositores. Muitas pessoas desapareceram sem condenação. Os pobres não sabiam que por trás da generosidade de Getúlio (inclusive era chamado de “Pai dos Pobres”) estava ocorrendo esses assassinatos e desaparecimentos.

Brasil na Segunda Guerra Mundial:

Com o empréstimo dos EUA para a construção da Siderúrgica, o presidente Roosevelt pediu em troca o apoio do Brasil na 2ª Guerra. Isso significava que o Brasil iria lutar contra a Alemanha, seu próprio ideal: o fascismo e o nacionalismo. Getúlio na verdade não queria fazer isso, mas se sentiu “traído” quando Hitler mandou destruir navios brasileiros na costa (que levavam medicamentos e alimentos para a Europa). Então, para disfarçar essa resistência, em 1942 Vargas pediu um tempo para que pudesse treinar seus soldados. Só em 1944 o Brasil mandou pracinhas (soldados). Cerca de 23 mil soldados.  Assim, quase não perde soldados na Guerra, pois tinha os soldados norte americanos ajudando.  

Manifesto dos Mineiros – 1943:

Jornalistas, escritores e funcionários públicos fazem um documento em manifesto contra a ditadura (eles não queriam ir para as ruas, pois sabiam que seriam mortos). Eles achavam incoerente o Brasil ser fascista e ir contra o fascismo na guerra. Getúlio Vargas exonera os funcionários públicos e condena os jornalistas e escritores.
São Paulo também se manifesta, só que eles vão para as ruas. O resultado disso foi: quem não morreu foi preso.

Fim da Guerra:

Os pracinhas retornam vitoriosos após o fim da Guerra. O próprio Roosevelt pede para Vargas acabar com a ditadura, ele também achava aquela situação sem sentido.

Eleições:

Vargas reconstrói os partidos PTB e PSD. Getúlio era do PTB. Mesmo assim, não põe fim à ditadura. Em 03 de dezembro iriam ter as eleições.

Fim do Governo de Vargas (29/110/1945): 

As Forças Armadas dão um golpe e tiram Getúlio do poder. Ou ele acabava com a ditadura, ou ele saia.

Assume o Presidente do STF:

PTB não entra nas eleições porque só tinha Getúlio Vargas, e ele não podia governar. Eurico Gaspar Dutra foi o presidente do PSD eleito. Como o mandato de Vargas ainda não tinha acabado, José Linhares – presidente do Supremo Tribunal Federal assume até o Dutra poder assumir.

Um comentário:

  1. Desculpa a demora do resumo da unidade 4, gente! É que até eu ler tudo e montar o resumo da forma mais fácil de entender... Sabe como é, né? Mas está aí. Se eu tivesse postado tudo agora seria pior...
    Valeu! Boa Sorte amanhã! Graças a Deus está acabando!
    Ah! E se eu não ver vocês, Boas Férias! Curtam bastante! E Boa Viagem a Fortaleza para quem for! Tirem bastante foto, ok! E eu quero lembrancinha, rsrsrs.

    ResponderExcluir