Search ♥

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reta final - Resumo de Fisica



Princípios da Óptica Geométrica

  • Princípio da Propagação Retilínea:

Em meios transparentes e homogêneos simultaneamente, a luz se propaga em linha reta. Por causa disso, ocorre a sombra (região não iluminada) e a penumbra (região parcialmente iluminada). Além disso, esse princípio explica o fenômeno do eclipse, em que ocorre quando os planetas se alinham. 

- Eclipse Solar: SOL LUA TERRA.
A região em que é projetada a sombra da Lua não recebe luz solar, mesmo ocorrendo de dia – é o chamado eclipse Total. E a região em que é projetada a penumbra da Lua, recebe parte da luz solar. 

- Eclipse Lunar: SOL TERRA LUA.
Ocorre à noite, o céu fica mais escuro e as estrelas mais brilhantes.

- Para calcular a altura de algum objeto, devemos usar a regra de três e igualar as medidas que serão proporcionais. A figura sempre formará um triângulo retângulo.
Altura – Altura
Base/Sombra – Base/Sombra

- Câmera escura de orifício é uma máquina fotográfica. Nela, a imagem refletida chega de cabeça para baixo e de tamanho menor. Calcula-se por regra de três, sua fórmula é: 

Altura do Objeto – Altura da imagem
Distância do objeto ao orifício – profundidade da câmera

  • Princípio da Independência dos Raios Luminosos:

Quando dois ou mais raios luminosos se cruzam sem sofrer mudança em suas trajetórias. Um exemplo disso, são os canhões de luz coloridas que têm nos shows, essas luzes se cruzam, mas não alteram suas trajetórias, apenas mudam a cor no ponto de encontro, depois seguem com sua cor própria/original. Por exemplo, se canhões com luzes das cores azul, verde e vermelho se cruzarem, vão continuar seguindo suas trajetórias, mas no ponto de encontro das três, a luz ficará branca, depois voltará ao normal como se nada tivesse acontecido.

  • Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos:

A trajetória seguida pela luz não depende do sentido da propagação. É o que ocorre no espelho, se duas pessoas estiverem diante de um espelho, a pessoa A olha para a B através dele, a pessoa B também verá a A pelo espelho.

  • Leis de Reflexão:

Sobre um espelho, bate um raio de luz (incidente) e depois ele segue refletido, entre eles forma-se a reta normal, a qual é perpendicular à base polida. Sendo assim, entre os raios e a reta normal, formam-se ângulos: o incidente e o de reflexão.

1ª Lei: O raio incidente, o refletido e a reta normal são coplanares, pois pertencem ao mesmo plano.

2ª Lei: O ângulo incidente e o de reflexão são congruentes, ou seja, iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário