Search ♥

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

4º Bimestre - Resumo de História (Unidade 2)



Unidade 2: O Fim do Socialismo
Introdução:
Para introduzir, a Guerra Fria surgiu por causa da rivalidade entre os modelos políticos/econômicos Socialista e Capitalista. Que teoricamente, foi uma rivalidade entre EUA e URSS. Começou em 1947 com a Doutrina Truman, e assim continuaram as implicâncias e disputas de poder. Veio a corrida espacial e armamentista na década de 50, que trouxe muitos gastos.

Economia:
De 1960 a 1970, a economia americana só crescia e a soviética só estagnada. Então, ocorre a crise do petróleo na OPEP prejudicando o mundo todo, pois o preço dos barris passou a ser maior. Em 19800 a economia soviética estava fraca, com isso, alguns países africanos se afastaram, tornando-se capitalistas.

Gorbatchev:
Em 1985, Gorbatchev (ele lutava pelo povo) assume e faz mudanças. Seu governo era mais tranquilo, não tinha a questão rigorosa que sempre foi em relação ao socialismo. Ele cria:

  • Perestroika: permitia a entrada de mercado estrangeiro
  • Glasnost: era o fim da censura (liberdade) e a criação de novos partidos

Com isso, surgiram partidos radicais contra Gorbatchev, pois tinham medo dele acabar com o socialismo através de suas mudanças. que Em 1991 essa linha radical consegue trazer o exército para seu lado, pois o exército tinha medo de greves e uma nova Revolução (uma revolução para o Fim do Socialismo). Eles se unem e dão um golpe.
Boris Yeltsen assume o poder porque ele era um representante forte, mas ele não concordava com a saída de Gorbatchev, então se une a Marinha e a Aeronáutica para reconduzir Gorbatchev ao poder – ele consegue ser presidente novamente, mas renuncia após um mês com medo de ser morto.  

Fragmentações:
Iugoslávia: lá existia uma diferença religiosa, étnica e cultural muito grande. Com as reformas de Gorbatchev, começam as divergências de independência. Na década de 90, a Eslovênia tornou-se independente após a morte de Marechal Tito (na década de 80), ocorrendo divisões étnicas a partir de 1991.
 A Iugoslávia deixa de existir. Sua fragmentação foi bastante sangrenta na época, a independência das 6 repúblicas que a formavam custou muito, pois a Sérvia tinha o poder central sobre essas repúblicas e não queria perdê-las.
Sérvia e Montenegro se uniram para tornar-se independentes em 1998. Existia um ditador na Sérvia que extermina milhares de pessoas, em 2000 ele não consegue se eleger, é denunciado e antes de sair a sentença de seu julgamento, ele morre. Com isso, Montenegro e Sérvia viraram uma só república.

A Queda do Muro de Berlim – dia 09/11/1989:
As pessoas que viviam do lado oriental decidiram derrubar o Muro (que separava o lado oriental socialista do ocidental capitalista - para impedir a fuga das pessoas para o ocidente) para reunificar a Alemanha e unir as famílias separadas. Isso, além de ter significado um abate na Guerra Fria, também significou o fim da rivalidade capitalista e socialista nos países do leste: Tchecoslováquia, Romênia, Polônia e Bulgária. A queda do Muro significou liberdade.
A Alemanha passa a ser capitalista e uma só. Passa por uma crise por ter um lado mais pobre.
 (Vídeo - Queda do Muro de Berlim -  Jornal Nacional)
Fim da URSS:
No ano de 1990, as repúblicas Letônia, Estônia e Lituânia tornam-se independentes e desintegram-se da URSS. Em 31/12/1991 Yeltsen assume e poder e acaba com a URSS, virando, pois, presidente apenas da Rússia. Isso fez com que todos os países desestabilizassem, acabando a URSS, acabaria a dependência, a união, o Pacto de Varsóvia, a Guerra Fria. Até hoje existe a CEI (hoje, bloco econômico) que é formada pelas 12 ex-nações soviéticas.  Mesmo assim, a KGB continua até hoje, como a CIA nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário