Escansão Poética:
A escansão é a divisão das sílabas poéticas ou métricas
de um poema. Essas sílabas são divididas de acordo com a forma que nós falamos.
Para isso devemos saber de algumas regras:
- Conta-se até a última sílaba tônica do verso
- Quando há o encontro de duas vogais átonas, chamamos de Elisão. Sendo assim, contamos como apenas 1 sílaba.
· Após
separarmos as sílabas, contaremos a quantidade por verso e vamos classificá-los
de acordo com essa quantidade em:
Monossílabos - 1
Dissílabos - 2
Trissílabos - 3
Tetrassílabos - 4
Pentassílabos (ou redondilha menor) - 5
Hexassílabos - 6
Heptassílabos (redondilha maior) - 7
Octossílabos - 8
Eneassílabos - 9
Decassílabos (heroico) - 10
Hendecassílabos - 11
Dodecassílabos (ou alexandrinos) – 12
Bárbaro - Mais de 12 sílabas
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Veja um exemplo de escansão (coloquei uma música, pois
talvez cantando fica mais fácil identificar a forma que falamos. Só uma
teoria...*):
“Não/ ti/nha/ me/do
o/ tal /Jo/ão/ de/ San/to/ Cris/(to) 12
Era o/ que/ to/dos/ di/zi/am/ quan/do/ e/le/ se/ per/deu/ 14
Dei/xou/ pra/ trás/ to/do o/ ma/ras/mo/ da/ fa/(zenda) 11
Só/ pra/ sen/tir/ no/ seu/ san/gue/ o ó/dio /que/ Je/sus/ lhe/deu/ 15
Era o/ que/ to/dos/ di/zi/am/ quan/do/ e/le/ se/ per/deu/ 14
Dei/xou/ pra/ trás/ to/do o/ ma/ras/mo/ da/ fa/(zenda) 11
Só/ pra/ sen/tir/ no/ seu/ san/gue/ o ó/dio /que/ Je/sus/ lhe/deu/ 15
Quan/do/ cri/an/ça/ só/ pen/sa/va/ em/ ser/
ban/di/(do) 13
A/inda/ mais/ quan/do/ com/ um/ ti/ro/ de/ sol/da/do o/ pai/ mo/rreu/ 16
Era o/ te/rror/ da/ ser/ta/ni/a on/de/ mo/ra/(va) 11
E/na/ es/co/la a/té o/ pro/fe/ssor/ com/ e/le a/pren/deu/ 14
A/inda/ mais/ quan/do/ com/ um/ ti/ro/ de/ sol/da/do o/ pai/ mo/rreu/ 16
Era o/ te/rror/ da/ ser/ta/ni/a on/de/ mo/ra/(va) 11
E/na/ es/co/la a/té o/ pro/fe/ssor/ com/ e/le a/pren/deu/ 14
Ia/ pra/ i/gre/já/ só/ pra/ rou/bar/ o/ di/nhei/(ro) 12
Que as/ ve/lhi/nhas/ co/lo/ca/vam/ na/ cai/xi/nha/ do al/tar/ 14
Sen/tia/ mes/mo/ que e/ra/ mes/mo/ di/fe/ren/(te) 11
Sen/tia/ que a/qui/lo a/li/ não/ e/ra o/ seu/ lu/gar/ 12 ”
Que as/ ve/lhi/nhas/ co/lo/ca/vam/ na/ cai/xi/nha/ do al/tar/ 14
Sen/tia/ mes/mo/ que e/ra/ mes/mo/ di/fe/ren/(te) 11
Sen/tia/ que a/qui/lo a/li/ não/ e/ra o/ seu/ lu/gar/ 12 ”
(trecho de Faroeste Caboclo – Legião Urbana)
Como pudemos perceber, ocorreram várias elisões e as
sílabas poéticas ou métricas da música são muitas, tanto é que ficou em uma
faixa de 11 a 16 sílabas. Agora, vamos classificar esse trecho poético em
questão a suas rimas, veja a explicação:
Rimas:
As rimas são as terminações que possuem um determinado
ritmo. No caso, elas são classificadas em 5 tipos:
- Paralelas: AABB
- Opostas: ABBA
- Alternadas: ABAB
- Misturadas: que tem rima, mas não tem frequência organizada ABCBADEF
- Verso Branco: é aquele que não possui rimas
Classificação da música:
Não tinha medo o tal João de Santo Cristo A
Era o que todos diziam quando ele se perdeu B
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda C
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu B
Era o que todos diziam quando ele se perdeu B
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda C
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu B
(A estrofe acima possui a
configuração Misturada)
Quando criança só pensava em ser bandido D
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu E
Era o terror da sertania onde morava F
E na escola até o professor com ele aprendeu E
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu E
Era o terror da sertania onde morava F
E na escola até o professor com ele aprendeu E
(A estrofe acima possui a
configuração Misturada)
Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro G
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar H
Sentia mesmo que era mesmo diferente I
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar H
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar H
Sentia mesmo que era mesmo diferente I
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar H
(A estrofe acima possui a configuração Misturada)
Analisando o poema inteiro, verificamos que ele é
formado por rimas Misturadas. Outro detalhe que não pode passar em branco é que
a cada estrofe, 2 versos estavam diferentes do padrão, eles são chamados de
Versos Livres.
Figuras Sonoras:
São recursos que o poeta usa para dar musicalidade ao
poema. Mas não só em poemas, textos em prosa também possuem, mas não é necessário,
nesse caso, é uma questão opcional. As figuras sonoras são classificadas em:
- Aliteração: é a repetição evidente de uma mesma consoante
- Assonância: é a repetição evidente de uma mesma vogal
- Onomatopeia: é o som de algo/animal ou a indicação de um som (“o latido do cachorro)
- Coliteração: é quando há a presença de consoantes parecidas: FV, PB, TD
Classificação da Música:
Legenda:
Vermelho: aliteração
Azul: coliteração
Rosa: assonância
Roxo:
onomatopeia
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Não ttinha medo o ttal João de Santto Cristto
Era o que todos diziam quando ele se perdeu
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu
Era o que todos diziam quando ele se perdeu
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu
Quando criança só pensava em ser bandido
Ainda mais quando com um tiro dde soldado o pai morreu
Era o terror da sertania onde morava
E na escola até o professor com ele aprendeu
Ainda mais quando com um tiro dde soldado o pai morreu
Era o terror da sertania onde morava
E na escola até o professor com ele aprendeu
Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar
Sentia mesmo que era mesmo diferente
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar
Sentia mesmo que era mesmo diferente
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar
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