Search ♥

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

4º Bimestre - Resumo de História (Unidade 1)

Unidade 1: Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985)


Golpe de 31/03/1964:
As Forças Armadas, juntamente com governadores tramam tirar João Goulart do poder com medo dele transformar o Brasil num país socialista. Em 31 de março, os militares iniciam o levante e levam suas tropas para a Capital, sem apoio militar, João Goulart foge para o Uruguai. E com esse movimento, a junta militar toma o poder. Então Raniere Mazzilli (presidente da Câmara) assume.

Empréstimo do FMI – 1965:
FMI oferece milhões de dólares e multinacionais ao Brasil, piorando a situação econômica do país.  Além disso, aumentou a dependência externa. O Brasil aceita o empréstimo porque queria acabar com a crise a partir da Industrialização. Esse ato serviu para pagar o apoio dos EUA no golpe de 1964. Olha só o quanto os americanos são espertos!

É instituído o AI – 1 em Abril de 64:
  • Demitiu funcionários públicos leais ao antigo governo.
  • Cassou os políticos opositores, dentre eles, 3 ex-presidentes.
  • Prendeu os opositores.
  • Estabeleceu eleições indiretas para presidente.
  • Suspendeu por 10 anos os direitos políticos dos governadores. 

Governo de Castelo Branco – o 1º presidente militar:
É eleito pelo Congresso, assume em 15/04/64. Ele mantinha a Linha Moderada, ou seja, ele não conseguia manter o controle, “calar a boca” do povo, enfrentando greves e inflações.

É instituído o AI – 2 em Outubro de 1965:
  • Extinguiu os antigos partidos
  • Bipartidarismo: ARENA vs MDB.
(ARENA: Aliança Renovadora Nacional – partido do Governo)
(MDB: Movimento Democrático Brasileiro – partido dos opositores)
  • Fechou os órgãos legislativos – militares representavam os 3 poderes (o chamado Estado de Sítio)

É instituído o AI – 3 em Fevereiro de 1966:
  • Estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos.

Governo de Costa e Silva – 1967:
Por meio do voto indireto, Costa e Silva é eleito. Sua forma de governo era a Linha Dura (totalmente ditador, controlador, etc.). Ele cria o SNI (Serviço Nacional de Informação) com a função de divulgar as ideologias dele e controlar os meios de comunicação. Muitas pessoas que se manifestaram foram presas, desaparecidas e exiladas.  Embora toda a repressão, a disciplina que o país recebia fazia toda a diferença.
Ocorre a chamada Frente Ampla, que foi uma tentativa frustrada de criação de uma frente oposicionista, organizada por JK, Carlos Lacerda e João Goulart.

É instituído o AI – 4 :
  • Convocação da Assembleia para a elaboração da Constituição
Eles queriam o controle total, por isso elaboram uma nova Constituição totalmente ditatorial!
DOPS: era um órgão composto por militares que tinha a função de assassinar e repreender os opositores do governo ou os manifestantes.

Movimento de Paris em 1968:
Conforme o exemplo da manifestação de jovens em Paris, os jovens universitários paulistas também se manifestam. Eram estudantes do Mackenzie, da USP, da UFRT e da UND. Costa e Silva fecha todas essas 4 universidades.

OBS: Antes disso, ele já havia fechado os cursos de Filosofia, História, Geografia e Sociologia, pois eram matérias que faziam as pessoas pensarem e criticarem.

CNBB (Igreja) e OAB (Advogados) abraçam a causa desses estudantes, em março, é morto o primeiro estudante pelo governo, no restaurante estudantil Calabouço (RJ), seu nome é Edson Luís. Isso foi um marco inicial das tensões que viriam.

Nesse mesmo ano, Mário Moreira Alves (do MDB) faz um discurso em oposição ao Governo no próprio Congresso, o chamado “Boicote ao Militarismo”. Então ele é cassado. E por causa desse discurso, Costa e Silva:

Institui o AI – 5 em Dezembro de 1968:
Foi o maior instrumento da repressão da ditadura militar. Ele tinha um prazo de validade indeterminado. Com ele ocorreu:
  • Fechamento do Poder Legislativo (presidente que ficava com essa função)
  • Intervenção em estados e municípios
  • Permissão para cassar políticos, prender, criar leis, etc.
  • Suspendeu os direitos constitucionais da população (Habeas Corpus) – as pessoas não podiam andar nas ruas fora de hora, não podiam falar, ver e ouvir.
Costa e Silva teve infarto e morreu. Os militares organizam novas eleições. Então...

Governo de Médici:
Ele mantinha um governo super Linha Dura, foi o único presidente que manteve o mandato de 5 anos. Revolucionários da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e da MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) sequestravam pessoas importantes, como o embaixador da Suíça e dos EUA em troca da liberdade de presos políticos. Muitos eram torturados e depois jogados na rua, os militares tinham a desculpa de que haviam sido vítimas de atropelamento.

 O Milagre Econômico no Governo Médici:
Médici promove construção de obras públicas para gerar emprego. Eram as chamadas Obras Faraônicas porque eram obras imensas e sem necessidade, como a rodovia Transamazônica que ligava o Norte ao Nordeste. A Ponte Rio Niterói e o projeto da Hidrelétrica de Itaipu, que na época havia sido assinado por ele e pelo governador do Paraguai. Também vem a construção de um gasoduto entre Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Paulínia.

Governo de Geisel em 1974:
 A crise econômica no Brasil estava bastante forte, em vez de Geisel abatê-la, ele pega mais dinheiro emprestado. Ele promete fazer uma abertura política, que seria lenta, segura e gradual. Teriam eleições em 1976.

O MDB cresce, pois a população estava junto com o partido em questão a repressão, ambos queriam acabar de vez com ela.  Para impedir o crescimento do MDB, é criada a Lei Falcão, que proibia a propaganda eleitoral, só podia aparecer (na TV) o nome do candidato e o número dele.

Bom, os militares já estavam em um fracasso político e econômico, e para piorar, em 1975, é morto o jornalista Vladimir Herzog por causa da dependência do DOPS. E em 1976 o operário Manuel Fiel Filho, morto na prisão de “traumatismo craniano de tanto bater a cabeça na parede”.

Pacote de Abril – Senadores Biônicos – 1977:
Foi uma mudança nas leis eleitorais para favorecer a ARENA e fechar o Congresso, pois 1 dos três senadores era escolhido pelo presidente. O mandato foi estendido para 6 anos.

Geisel não fez nada, só piorou a crise e assassinou. Finalmente, dia 1º de Janeiro de 1979 – Fim do AI – 5: significava a liberdade de expressão.

Governo de Figueiredo – 1979/1985:
Ele promete que seria o último presidente militar, pois havia acabado o AI – 5, então, nada adiantaria manter ditadura sem controle da população. As expectativas da população eram a de poder votar e escolher o presidente do próximo mandato.

Figueiredo promove mudanças políticas, sociais e econômicas, como:
  • A Lei de Anistia: para perdoar os torturados, acabando de vez com a repressão. Os exilados poderiam voltar. Os torturadores não seriam presos (além de serem militares, eles faziam o que lhes era mandado).
  • Fim da Censura: políticos cassados poderiam voltar a ter atividade
  • Pluripartidarismo: podia ter vários partidos políticos, pois o presidente ficou com medo da ARENA enfraquecer mais ainda e o MDB crescer mais e dominar. Alguns partidos surgiram e outros voltaram:
ARENA PDS
MDB PMDB
PSD PDT
PTB retorna
PT é criado
Então, concluindo, Figueiredo deu toda essa liberdade ao povo porque ele reconheceu que ali era o fim da linha, o poder dos militares já estava muito enfraquecido para continuar. Ele teve um enfarto em 1981, por isso, não conclui o mandato que seria até 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário