Search ♥

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

4º Bimestre – Feira (Re)Evolução

Geral:
Já estamos na semana após a Feira (Re)Evolução, podemos garantir que foi um evento e tanto! Todas as turmas se empenharam muito, passando horas e horas trabalhando em seus estandes, organizando cenários, som, materiais e apresentação, com o apoio dos patrocinadores, em que cada turma tinha os seus. Aos nossos patrocinadores, Fisk, Equipe Passarela, Rações Criador e São José, nossos agradecimentos!
Cada turma com seu tema, aplicando uma reflexão. Recebemos muitos visitantes, acompanhados por guias, que eram alunos do 2º ano do CVO. Dentre os visitantes, os familiares, alunos de outros colégios e os próprios alunos do CVO.


O Nosso Estande:

A respeito do nosso estande, procuramos retratar realmente a nossa realidade hipócrita e burocrática, nossas principais abordagens foram:
  • A Violência
Garantimos um espaço exclusivo para esse tema, para sua produção, pichamos palavras que concordavam com a abordagem. No cenário, tijolos, garrafas de bebidas alcoólicas, telhas velhas, arames, latas de spray. Além disso, organizamos uma mesa de "boca de fumo", em que colocamos armas de brinquedo, dinheiro do tráfico, garrafas e cigarros. Nesse espaço ficaram os alunos que representavam a marginalidade, em que vestidos como tal, viveriam a realidade de uma pessoa viciada em drogas, álcool e em uma vida criminosa.

  • A Negligência:
Foram dois espaços, um representando a violência psicológica, em que utilizamos a incompetência dos hospitais, mostrando os maus tratos dos funcionários aos idosos. Para o cenário, usamos um andador velho e enferrujado, bolsa de soro, coberta, alimentos estragados e uma cruz vermelha. Nesse cenário, um aluno atuaria de médico e outro de idoso.
 No segundo espaço, dedicamos a violência infantil com a representação de manequins e a violência de gênero, em que uma aluna representaria uma mulher agredida pelo marido e deixada pelos filhos.

  • A Corrupção:
Na verdade, não representamos isso no espaço, um aluno de nosso grupo representava essa questão, com trajes bem formais e muito dinheiro "sujo".

A Apresentação:

Ao invés de explicarmos através de vídeos ou falas organizadas, preferimos representar tudo através de uma encenação dramática e forte. Dentro de cada grupo, cabiam os personagens:
  • Mulher: ficaria em seu espaço choramingando pela injustiça aplicada a ela.
  • Médico: ficaria maltratando o idoso.
  • Idoso: sofreria na mão da incompetência da sociedade, se sentindo como um peso de vida.
  • Marginal: representaria todas as marginalidades do mundo atual, as drogas, o tráfico, o crime, a violência em si. Abordando as pessoas em determinados momentos.
  • Guia: Seria o apresentador, para não dar o vazio da encenação, mostrar tudo como deveria ser visto e interpretado.
  • Criança: Iria incomodar e mobilizar as pessoas, pedindo comida, agasalhos, sapatos, família, lar.

Resultados:

Em questão a reflexão, pelos comentários do público e nossa dedicação, conseguimos realmente passar a visão e interpretação que queríamos visar, a realidade. Mostrar que o mundo não é um conto de fadas, que encontramos tudo aquilo que apresentamos nas ruas do dia a dia. Nossos visitantes saiam mobilizados e de alguma forma assustados. Essa reflexão ficará comigo para sempre, pois naquele dia eu representei algo que nunca imaginaria, uma marginal, viciada em substâncias tóxicas... Vivendo em um pequeno mundo medíocre, debaixo de uma ilusão. Foi um personagem muito forte!

Pessoal:

Agradeço ao meu grupo (grupo 6), Lara (médica), Marcela (mulher), Danielly (criança), Matheus Viana (Guia), Matheus Cereza (Idoso). E a duas participações especiais,  que mesmo de outros grupos, se dispôs a nos ajudar, se não fossem vocês, não teria o mesmo gostinho, meus agradecimentos a Pedrinho (marginal) e Bárbara (marginal). Realmente foi um trabalho novo, mesmo no calor do espaço abafado e na sede, correu tudo bem e super tranquilo! Foi fantástico pessoal! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário