Search ♥

terça-feira, 23 de outubro de 2012

4º Bimestre - Resumo de Geografia

Unidade 1 – A Globalização:

As principais características do Capitalismo são propriedade privada, a Lei da Oferta e da Procura, a divisão de classes, a livre concorrência e o acúmulo de capitais. Com ele, os postos de trabalho foram extintos e os pobres se afastaram dos ricos.
O Capitalismo iniciou na Europa (“o berço do capitalismo”) a partir das relações comerciais entre eles e a necessidade de aumentar o mercado consumidor.
Iniciando-se com as grandes navegações do Capitalismo Comercial. Veio a criação do DIT (Divisão Internacional de Trabalho), em que cada país tinha a sua função, no caso, as potências da época (nos séculos XV e XVI) Espanha, Portugal, Reino Unido eram as metrópoles que forneciam os produtos manufaturados a suas colônias, que enviavam matéria-prima de graça às metrópoles. Esse foi outro marco na história: o Colonialismo, que além desse pacto colonial, havia a questão da mão de obra escrava e da forte interferência das Metrópoles.

Com o acúmulo de capitais, surge o Capitalismo Industrial na Inglaterra com a Revolução Industrial do século XVIII. Com essa nova visão comercial, cria-se uma nova forma de produção (as maquinofaturas), as novas fontes de energia, as novas tecnologias, a Nova DIT. Todas essas mudanças resultaram em uma grande ampliação e concorrência econômicas, o Estado não intervinha mais na economia.
Com a formação de grandes empresas e a maior produção em menos tempo, surgiu o Capitalismo Financeiro no século XIX, com a criação do Monopólio, que dentro dele, cabem vários itens:
  • Monopólio: A exclusividade de poder de certa empresa em vender seus produtos no preço que quiser.
  • Oligopólio: Grupo de empresas de menor porte que se unem, determinando certo preço para eliminar a concorrência.
  • Trustes: São associações entre empresas que dominam a maior parte do mercado, praticando o abuso de poder e acabando com a concorrência. É uma manobra proibida, que a falha fiscalização ainda não conseguiu impedir.
  • Cartéis: São empresas que unificam os preços, prezando em derrubar a concorrência.
A Crise de 1929
Foi a queda da bolsa de valores de Nova York devido aos fatores:
  • Superprodução
  • Falta de mercado consumidor (A Europa já havia se recuperado da 1ª Guerra devido ao Plano Marshall)
  • Desemprego e falências
  • Falhas na Exportação
Em 1933, para abater a crise, o presidente americano Roosevelt cria o programa Neo Deal (Novo Acordo) defendendo a maior participação do Estado na economia (o Keynianismo), por meio de planejamento para cada setor, visando em:
  • Investimento em obras públicas
  • Redução do desemprego
Isso resultou no Welfare State (Estado do Bem-Estar Social), em que o Governo garantia as necessidades básicas da população.

Com isso, surge o Neoliberalismo no governo do presidente americano Ronald Reagan e 1ª Ministra Inglesa Margareth Thatcher, cujo sua principal característica era a privatização das empresas (a mão invisível), ou seja, o fim da interferência estatal (eles tinham medo de perder o controle). Vem a entrada de multinacionais por causa do desemprego, do baixo salário.
Revolução Russa
Surgiu em 1917 com a implantação do Socialismo (do modelo de Karl Marx, o “Pai do Socialismo”, em que visava a igualdade social). Durante a revolução, a Rússia estava sob o governo de Vladmir Lênin. Houve o confronto entre os Bolcheviques (maioria – pobres a favor da Revolução para terem a igualdade social) e Mencheviques (minoria – os ricos Czares, contra a revolução para não perderem seu poder).

É criada a URSS, e vem a Guerra Fria, em que num mundo multipolar, a rivalidade ideológica entre os EUA (capitalistas) e URSS (socialista) falava mais alto. Em 1991, termina a Guerra Fria com o fim da URSS, pois o interesse maior era o investimento na indústria bélica (para a corrida armamentista e espacial), deixando de lado a população (faltavam alimentos, produtos caros e de péssima qualidade), eles precisaram investir nas indústrias de bens de consumo. É criada a NEP para retomar o desenvolvimento de alguns setores econômicos (voltarem ao mercado).

Criam-se algumas mudanças: 
  • Glasnost: transparência política (liberdade de expressão) e a criação de outros partidos.
  • Perestroika: abertura de mercado estrangeiro.
Com o fim da URSS, todo aquele quadro de nações unificadas se desintegra, a Polônia se separa pacificamente, a Iugoslávia violentamente. Muitos se tornam independentes, como a Letônia, Lituânia e Estônia - fazendo parte da CEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário