Search ♥

terça-feira, 9 de outubro de 2012

4º Bimentre - Conteúdo de Informática - ABNT

Nesse Bimestre, iremos estudar em tese as normas da ABNT para utilizarmos em nossos trabalhos. Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos fazer as seguintes notas:


O que é ABNT?
Associação Brasileira de Normas técnicas, criada em 1940, que visa em normalizar a técnica do país, fornecendo a base necessária para o nosso desenvolvimento tecnológico. 

Quais são seus Objetivos?
 Para falar sobre esses objetivos, devemos considerar diferentes contextos, para todos os quais as normas possuem diferentes objetivos:

  • Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos 
  • Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços
  • Segurança: Proteger a vida humana e a saúde
  • Proteção do Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
  • Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial

E se as Normas não existissem?
A sua não existência seria muito visível, pois as normas contribuem para a maioria dos aspectos de nossas vidas, apenas em sua ausência, percebemos o quanto ela é útil. Embora a principal atividade da ABNT seja o desenvolvimento de normas técnicas, essas normas possuem importante repercussão econômica e alcance social. 
 As Normas Brasileiras desenvolvidas pela ABNT são muito úteis. Para todos os tipos de organizações industriais e de negócios, para governos e outros órgãos reguladores, para comércios, para profissionais avaliadores da conformidade, para fornecedores e clientes de produtos e serviços no setor público e privado, e, por último, às pessoas em geral como consumidores e usuários finais.
 As normas ABNT fazem uma positiva diferença, não apenas para engenheiros e fabricantes, para quem elas resolvem problemas básicos na produção e distribuição, mas para a sociedade como um todo. As normas ABNT contribuem para o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos e serviços mais eficientes e seguros.
Elas tornam o comércio mais fácil e justo entre países. Elas dotam os governos com embasamentos técnicos para a legislação relativa à saúde, segurança e meio ambiente. Elas ajudam na transferência de tecnologia para o desenvolvimento do país. As normas ABNT também servem para salvaguardar consumidores e usuários em geral – de produtos e serviços – assim como para simplificar suas vidas.
Quando as coisas vão bem – por exemplo, quando sistemas, máquinas, equipamentos e dispositivos funcionam bem e de forma segura – isso é porque estão em conformidade com as normas, e a organização responsável pelas cerca de 10000 Normas Brasileiras, que beneficiam a sociedade como um todo, é a ABNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário