Search ♥

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

4º Bimestre - Resumo de Química - Unidade 1

Unidade 1: Equações Químicas

Uma equação química é a representação de substâncias envolvidas em uma reação química. Ao escrevermos as fórmulas das substâncias que serão transformadas, devemos colocar de um lado os reagentes e de outro o resultado daquela reação.

Os números que vêm antes das substâncias são chamados Coeficientes, eles multiplicam tudo que está a sua frente! Lembrando que quando o coeficiente for 1, não precisa colocar na equação química. E mesclado a essa questão, vem novamente para nós o Balanceamento, que é necessário para que os átomos da fiquem iguais após a reação, ou seja, Reagente=Resultado.

A forma mais fácil de balancear é pela tentativa, devemos sempre verificar o que tinha antes e depois. Sem nos esquecer que devemos simplificar os coeficientes quando pudermos. Veja as dicas para o Balanceamento:

  • Identifique cada elemento da equação.
  • Iniciamos com aquele elemento que só aparece 1 vez.
  • Damos preferência depois àquele elemento de maior índice (número de baixo).
  • Então, se necessário incluiremos os coeficientes para multiplicar o elemento. Lembrando que devem ser sempre os menores números inteiros possíveis!  
  •   Ao terminar, certifique que há a mesma quantidade de substância no início e no final.

2H2 + O2 = 2H2O (o coeficiente 2 multiplica tudo a sua frente, tendo 4H e 2O no início e no final)

OBS: Nós só podemos alterar ou incluir o número dos coeficientes, jamais no índice (número de baixo), pois não podemos alterar a substância! 

As reações químicas são classificadas pelas suas substâncias em: 

1.           Síntese ou Adição: 
Quando resultam em uma única composição, em que há uma “soma” no início e uma substância composta (mais de um elemento) no final. Por exemplo: Fe + S = FeS. 

2.          Decomposição ou Análise: 
Quando uma substância composta é o único reagente se decompões em mais substâncias. Em que há uma substância composta no início e uma “soma” no final. Por exemplo: 2H2O2 = 2H2O + O2

 3.         Simples Troca ou Deslocamento: 
Quando uma substância simples (apenas um elemento) toma o lugar de outro elemento em uma substância composta.  Ou seja,  reagente simples + regente composto = produto composto + produto composto. Por exemplo: Fe + CuSO4 = Fe SO4 + Cu. 

4.          Dupla Troca:
Quando uma substância composta toma o lugar de outro elemento em uma substância composta. Ou seja, reagente composto + reagente composto = produto composto + produto composto. Por exemplo: NaCl + AgNO3 = NaNO3 + AgCl

OBS: Mas tem um detalhe, que serve para a Simples Troca e Dupla Troca. Sempre juntaremos o 1º elemento com o último elemento (da outra substância), pois não podemos juntar os dois primeiros de cada, como Fe + CuSO4 = FeCu + SO4, isso é errado, pois os elementos possuem a mesma carga (1º elemento = próton = carga positiva), e sendo assim, não se atraem, por isso não podemos fazer isso! 
A Massa do Átomo:
Para medir a massa de um átomo, algo fundamental para a realização de cálculos químicos, foi criada uma unidade de medida chamada Unidade de Massa Atômica (u). Na tabela periódica encontramos facilmente a massa dos isótopos (número de prótons iguais) que constituem o átomo de determinados elementos. Se quisermos saber a massa de uma molécula, basta somarmos as massas atômicas de cada elemento que compõe aquela molécula. Por exemplo: H2O = 1 + 1 + 16 = 18u

E com isso, surgiu outra unidade de medida para trabalharmos com números de grandes entidades, o mol. Apenas 1 mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém 6,02  x 1023 , ou seja, 602 sextilhões. Com essa informação, damos a observação de que se aumentarmos a massa, a quantidade de matéria também se altera. Para calcularmos, aplicaremos a regra de três. Por exemplo:

Um dente de aproximadamente 5g, formado basicamente de cálcio, possui sua massa 40u. Então, 5/40 (ou seja, g/mol) = 0,13 mol no dente
1 mol 1023
0,13 mol 1023
Resultado: Possuem 0,78 x 1023 átomos de cálcio no dente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário