Search ♥

terça-feira, 21 de agosto de 2012

3º Bimestre - Resumo de Geografia

Unidade 1 – a Europa:
Abrange 50 países, alguns mais novos e outros mais antigos. Foi o berço do capitalismo. Alguns países são chamados de Nórdicos ou Escandinavos, possuem alta qualidade de vida, localizam-se no norte – Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca, etc.
O bloco continental denominado Eurásia (conjunto de terras formado pela Europa e pela Ásia) está localizado entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. É atravessada pelo Meridiano de Greenwich.
Possui elevada densidade demográfica – muito povoada.
A Europa pode até ser Península da Ásia por causa de aspectos físicos, mas devido ao seu ponto de vista histórico-social, ela é considerada um continente por suas características próprias que se destacam em relação ao mundo.

Aspectos Naturais:
Localização: Hemisfério Norte, Ocidental e Oriental. Cercada pelas ilhas Britânicas e outros arquipélagos.
Limites: África (com o Mar Mediterrâneo), Ásia (a leste, com os Montes Urais, Rio Ural e Mar Cáspio).
Seu litoral é recortado, possui muitas baías, mares, golfos e fiordes (vales formados por geleiras – comuns em países escandinavos.)
Relevo: é o mais baixo dos continentes, formado pela maioria por extensas planícies, possui dobramentos modernos (formação geológica mais recente). Mas há um complexo de duas regiões distintas por conta do relevo:
  •  Setentrional: Apresenta um terreno maciço (Montes Urais, Planalto Central Russo, Alpes Escandinavos) e importantes planícies em terrenos sedimentares em Países Baixos (mais para o sul – Holanda, por exemplo), planície Russa e a Germano-Polonesa. Nessas áreas sedimentares possuem jazidas de carvão e petróleo. 
  • Meridional: apresenta uma extensa cadeia montanhosa, onde se encontram os picos mais altos da Europa (Monte Branco) – nos Pireneus, Alpes e Apeninos, Balcãs e Cárpatos. 

Hidrografia: Possui rios amplamente utilizados para a navegação. São divididos em três grupos.  
  1.      Rios Atlânticos: são todos os rios da planície que apresentam uma saída regular por conta do clima (Rio Sena, Tâmisa, Elba, Oder). São bastante usados para transporte.
  2.    Rios da Planície Centro-Oriental: Apresentam longos trechos navegáveis, mas congelam-se no inverno (Rio Volga, Dnieper, Vístula, Don)
  3. Rios Mediterrâneos: possuem cursos irregulares e sujeitos a longas estiagens no verão (Rio Ródano, Pó, Ebro e Garona).

Rio mais extenso: Volga
Rio mais importante: Reno (é feito o transporte de matérias-primas e produtos industrializados)
Rio Internacional: Danúbio, pois atravessa vários países.
Ligação Mar Norte/Mar Negro: feita por rios Reno, Meno e Danúbio.
Clima: O predominante é o temperado. Os climas estão sujeitos ao relevo e as massas de ar quentes e frias vindas de diversos lugares. Tipos de climas:
  •  Temperado Oceânico: Invernos secos e rigorosos, verões quentes chuvosos. É influenciado pela corrente marítima do Golfo, o que favorece a umidade da região e causa alto índice pluviométrico e reduz os rigores climáticos (influência marítima no clima). Localiza-se na região Setentrional do continente.
  • Temperado Continental: Invernos menos rigorosos, verões amenos e chuvas bem distribuídas durante o ano todo, que se concentram na primavera e no inverno. Localiza-se na região Centro-Oriental do continente.
  • Clima Mediterrâneo: verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. Localiza-se no Sul do continente.
  • Clima Polar: Temperaturas baixas, com invernos frios e longos.
  • Clima Frio: verão pode chegar a 20°C e no inverno a 0°C.
  • Clima Subpolar: temperaturas baixas e verões curtos.
  • Clima Semiárido: verões quentes e secos, invernos frios e secos

Vegetação:
  • Tundra: clima polar e subpolar – extremo norte. Possui musgos e liquens.
  • Taiga, Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal: clima frio, formada por pinheiros, abetos e lariços.
  • Florestas Temperadas: localizam-se na costa atlântica, formadas por carvalhos, faias e tílias.
  • Estepes: Formada por espécies herbáceas e gramíneas (clima semiárido)
  • Vegetação Mediterrânea: encontram-se espécies de azinheiras e sobreiros.
Agrupamentos dos Países
Há uma grande variedade política na Europa:
  • Países Principados: são regidos por príncipes e princesas (Espanha)
  • País Papal: tem a presença do Papa (Vaticano)
  • Monarquias Parlamentares: tem o rei, mas é o 1º Ministro quem governa
Além disso, a Europa conta com pequenos países dentro de outros, como Mônaco e Vaticano na Itália.
A Europa foi dividida devido aspectos econômicos e geográficos em:
  • Setentrional: Países banhados pelo Mar Báltico, destacam-se os países Escandinavos. Lá são realizadas atividades pesqueiras e extração de madeira.
  • Meridional: Países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Espanha, Grécia, Itália, Turquia – nem todos, Portugal não é banhado). Região conhecida por Berço da Civilização Ocidental – área menos desenvolvida.
  • Centro-Oriental: Países do antigo regime soviético da Ex-URSS (Polônia, República Tcheca, Hungria, Rússia, Romênia). Os traços culturais e econômicos tiveram profundas alterações em suas fronteiras internas, principalmente na Ex-URSS e na Luosváquia.
  • Ocidental: Países Atlânticos, como Reino Unido (Inglaterra, Países de Gales, Irlanda do Norte e Escócia), Países Baixos (Holanda), França, ou países sem saída para o mar (Suíça, Áustria, Luxemburgo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário