Search ♥

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

3º Bimestre - Resumo de Física


Unidade 1: Termometria
Temperatura: é o grau de agitação das partículas (átomos, moléculas, etc.). A temperatura pode aumentar ou diminuir, isso vai depender da quantidade de energia térmica que o corpo possuir.

Calor: é a energia térmica trocada entre os corpos. Ou seja, é a energia térmica que nós perdemos ou ganhamos. Se estivermos com a sensação de frio, estamos perdendo calor. Se estivermos com a sensação de calor, estamos ganhando calor. Calor pode ser transmitido de um corpo:
  • Quente para o Frio: de forma espontânea, natural
  • Frio para o Quente: de forma não espontânea, como é o caso das geladeiras.
Equilíbrio Térmico: é quando dois corpos estão em contato, vão trocando calor entre si até atingirem a mesma temperatura.

Escalas Termométricas: são conjuntos de valores em que cada um está relacionado a uma temperatura. Estamos falando de Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e Kelvin (K).

Escala Celsius (ou centígrados): o ponto de fusão do gelo equivale a 0°C e o ponto de ebulição da água equivale a 100°C. É quase usada em todos os países (os latinos principalmente). Possui intervalo dividido em 100 partes iguais.

Escala Fahrenheit: o ponto de fusão do gelo equivale a 32°F e o ponto de ebulição da água equivale a 212°F. É mais usado em países de origem inglesa. Possui intervalo dividido em 180 partes iguais.

Escala Kelvin (escala absoluta): O ponto de fusão do gelo equivale a 273K e o ponto de ebulição da água equivale a 373K. É usada apenas em laboratórios. Não existe temperatura negativa na escala Kelvin. Possui um intervalo de 100 partes iguais.

O Zero Kelvin (zero absoluto): é uma temperatura em que os átomos estariam supostamente em repouso, que é algo impossível! Os átomos nunca vão parar de vibrar, se parassem, a Lua cairia na Terra, por exemplo. O Zero Kelvin é inatingível! Não tem como haver temperaturas inferiores ou iguais ao zero Kelvin.

Conversão entre as escalas termométricas:
Para passarmos uma determinada temperatura de uma escala para outra, temos que saber o processo de conversão e a fórmula.
Processo de Conversão:

(sempre vamos subtrair “tx” do menor e colocarmos sobre o maior subtraído do menor: tc – 0/ 100 – 0)

Fórmulas:                
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário