Search ♥

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

3º Bimestre - Resumo de História - Unidade 1


Unidade 1: A Guerra Fria

Tudo começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, em que ocorre uma rivalidade ideológica entre EUA e URSS. Então, ocorre uma divisão geopolítica, em que uma parte era Capitalista (EUA liderando) e outra Socialista (URSS liderando).

É criada a ONU em junho de 1945 (logo após o fim da Guerra), para substituir a Liga das Nações. Então, ia ocorrer uma Conferência na Suíça, em que 50 países participariam, porém, os EUA que eram os líderes levaram essa Conferência para Nova York, virando assim a sede da ONU.
Objetivos:
  •  Dos EUA era ter o poder sobre a Europa.
  • Da ONU era/é manter a paz mundial entre os 190 países representados

Na ONU, especificamente no Conselho de Segurança, funciona assim:
  • 5 membros permanentes (EUA, Rússia, China, Inglaterra e França)
  • 10 membros transitórios (os países podem se candidatar sem ocasiões políticas)
É criada a Doutrina Truman em março de 1947 pelo presidente americano Henri Truman. A partir desse momento inicia-se a Guerra Fria! Com essa doutrina, em que todos os países capitalistas seguiam, Truman faz críticas em público ao governo socialista e autoritário da URSS. Stalin fica sabendo da provocação.

A URSS diz que também tinha armas nucleares para gerar medo nos EUA, com o objetivo de não deixar ocorrer um ataque armado. Até hoje não se sabe se isso era verdade, mas na época funcionou, o que certifica que essa guerra era apenas Ideológica e não de ataque.

Em 1947 EUA cria o Plano Marshall para ter os países capitalistas em suas mãos. Então os EUA pedem um empréstimo ao FMI e empresta esse mesmo dinheiro para os outros países, principalmente para os mais poderosos, como Inglaterra e França, porque assim, os EUA teriam uma dependência maior desses países. Foi uma estratégia inteligente, que enriquecia os EUA, pois os países teriam dinheiro para comprar seus produtos (EUA era o único a ter várias indústrias, diferente desses países).

Em 1949 a URSS cria o Plano Comecon para dar ajuda econômica aos países socialistas.

Em 1949 EUA cria a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por medo de todos os países se tornarem socialistas, por medo da expansão do Socialismo. Sobre a OTAN, eram criadas organizações políticas e militares, em que era totalmente contra os socialistas, dando proteção aos países europeus de invasões de opositores – socialistas.

Em 1955 URSS cria o Pacto de Varsóvia, o qual tinha a mesma função da OTAN, criada pelos EUA. Foi praticamente uma imitação, só que contra os capitalistas.

Curiosidade: A CIA (EUA) e a HGB (URSS) foram grupos criados naquela época para espionar os projetos e as idéias políticas um do outro.

EUA e URSS entram em uma corrida armamentista (produção exagerada de armas) e espacial (produção de equipamentos espaciais, o que trouxe a chegada do homem à Lua)

Após a Guerra, a URSS estava em processo de industrialização e cooperativismo agrícola, porque a URSS precisava produzir para os outros países socialistas. O que gerava emprego e desenvolvimento.

20 milhões de opositores perseguidos pela URSS foram mortos em campos de trabalho forçado (muito parecidos com os campos de concentração na Alemanha).

O povo alemão foi punido pelos EUA e pela URSS por causa da Guerra. Em 1945 Berlim foi invadida, sendo dividida ao meio, metade capitalista (posse dos EUA, Inglaterra e França) e outra metade socialista (posse da URSS).

O Muro de Berlim é criado em 1961 devido à passagem dos alemães de um lado para o outro, que é dito de melhor forma por fuga. Mas por que essa fuga? Simples, a URSS fez um bloqueio econômico em sua parte da Alemanha, a população oprimida e passando por dificuldades fugia para o lado capitalista (que tinha apoio financeiro, com indústrias, emprego e tudo mais) à procura de uma vida melhor. Perdendo parte da população, URSS e prefeito da Alemanha Oriental Socialista constroem um muro para impedir essa passagem, além disso, colocam uma forte barreira protetora, com guardas armados, cães, minas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário