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quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resumo para a Prova de Química (21/05)


Unidade 1- Separação de Misturas e Fenômenos da Água:

O Ciclo da Água: Na natureza a água e a umidade nunca vão parar de circular. E o ciclo hidrológico é basicamente assim: 
1º: A água evapora-se devido o Sol (armazenada em rios, lagos, oceanos, seres vivos) 
2º:  Esse vapor de água é armazenado na atmosfera (formando as nuvens) 
3º: O vapor de água se condensa e precipita-se em forma de chuva, neve ou granizo (depende da temperatura do local) 
4º: E toda essa água retorna para a natureza, por meio de sua infiltração no solo ou voltando a suas origens (rios, lagos, etc.)
Tratamento da Água: A água que se encontra na Terra é abundante, mas 97% de toda essa água são salgadas, ou seja, provêm de oceanos, mares e geleiras. Os 3% restantes são água doce, mas apenas 0,3% dessa água doce podem ser usados para consumo e uso industrial. Claro que para o consumo dessa água, é necessário o tratamento adequado para que não nos cause danos à saúde, devido à presença de microorganismos. Veja como é o processo de tratamento da água:
  • Floculação: A água recebe dosagens de sulfato de alumínio para que as partículas se juntem formando flocos de sujeira.
  • Decantação: Em outro tanque, os flocos de sujeira afundam e ficam grudados na parede do tanque
  • Filtração: A água vai para grandes filtros, em que vai receber camadas de carvão mineral, areia e cascalho, onde as impurezas das etapas anteriores ficam retidas. (a água nesse ponto já é potável, mas para total segurança, ela passa por mais duas etapas.)
  • Cloração: Aplicação de cloro para eliminar germes nocivos à nossa saúde.
  • Fluoração: Aplicação de flúor para evitar cáries
Após todo esse processo, a água é considerada potável, o que significa que ela é:
  • Límpida: Não apresenta partículas sólidas (terra, areia, etc.), mas pode ter certa quantidade de sais minerais
  • Aerada: Deve apresentar oxigênio para garantir um sabor mais leve
  • Tratada: Não deve apresentar microorganismos que provocam doenças
OBS: A separação de misturas já possui um resumo perfeito no caderno (o professor Mauro fez), o qual eu não vou postar porque não tem jeito de modificá-lo para deixá-lo mais fácil de se entender, qualquer coisa se não tiverem esse resumo no caderno, me procurem!

Unidade 2 - Reações Químicas:
As reações químicas são processos em que ocorre formação de novas substâncias. Lembrando que para ocorrer uma reação química, é necessário ou são necessários reagentes para que gerem um produto (gás hidrogênio + oxigênio = água). E para entender melhor as descobertas dos químicos: Lavoisier, Proust, Dalton, Avogrado e Berzelius, vamos estudar o que cada um fez (para ficar mais fácil, vou explicar o que significa o nome das leis desses químicos, para na prova, não precisarmos decorar o que é a lei, apenas iremos raciocinar e entender o que o nome da lei significa, pode ser?):
·        Lavoisier: A Lei da Conservação das Massas, em que ele dizia: “nas reações químicas, desde que ocorram em sistema fechado, a massa permanece constante”, ou seja, se ocorrer uma reação química em um ambiente totalmente fechado, podem ocorrer várias transformações, a massa daquela matéria nunca vai mudar, ou seja, a Massa fica Conservada. E tem a outra frase de Lavoisier que diz isto: “Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos”. Vamos nos lembrar do exemplo do aquário visto em sala de aula:
 
Como podemos perceber, o tempo todo a massa daquela matéria é a mesma. No início havia Comida, Oxigênio e o Peixe, depois o Oxigênio e a comida acabam, mas está dentro do peixe. No final, acaba o Oxigênio, e o peixe morre, mas as substâncias ainda estão lá por causa do processo de decomposição.
Sendo assim, os exercícios que iremos fazer aplicando a Lei de Lavoisier, serão aqueles que incluírem a massa da substância. Se no início eu tinha 10 g de hidrogênio, após uma reação química eu passo a ter 2g de hidrogênio, devemos dividir esse valor e todos os outros por 5:
Início: 10g de Hidrogênio + 20g de Oxigênio = 30g de Água
Após uma Reação Química (divide por 5): 2g de Hidrogênio + 4g de Oxigênio = 6g de Água
  
  • Proust: Lei das Proporções Múltiplas, ou seja, a Proporção ou Quantidade dos reagentes e produtos será a mesma antes e após a reação química. É nessa lei que iremos fazer o Balanceamento, em que o nome “Múltiplas” significa que iremos multiplicar os valores dos reagentes e produto para obter a mesma quantidade. Não se esqueçam do que ele disse: “Numa reação química, as substâncias participantes reagem segundo uma proporção definida (ou constante) de suas massas”. Se no início eu tinha 2 O2, no final eu também tenho que ter 2 O2, mas nunca posso modificar o valor que está abaixo do elemento químico, pois se eu fizesse isso, eu modificaria o elemento químico e principalmente o resultado da reação química.
Ex:                                                
CO + O2 = CO2
Está errado, pois no início temos 3O (O1 + O2) e no final apenas 2. Sendo assim, multiplicamos o valor final por 2:
CO + O2 = 2 CO2
Mas temos um problema! Temos 2C e 4O (2*1C = 2C e 2*2 O = 4 O). Então também teremos que multiplicar o CO do valor inicial por 2:
2 CO + O2 = 2 CO2
Agora está certo, pois temos 2C no início e 2C no final. Temos 4 O no início (2 O + 2 O = 4 O) e 4 O no final (2*2 O = 4 O). 
 
  • Dalton: Foi ele que propôs uma teoria que explicava as leis de Lavoisier e Proust – “A matéria é constituída por pequeníssimas entidades esféricas que chamarei de átomos.” – Nisso, ele deu características aos átomos:
1: São Indivisíveis
2: São Esferas
3: Maciços (não possuem brechas)
4: Indestrutíveis
 
  • Avogrado: Ele defende a teoria de que são as moléculas que constituem a matéria.
  • Berzelius: Foi ele quem sugeriu uma sigla às fórmulas químicas e deu origens à ideia de criar uma Tabela Periódica de Elementos Químicos.

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