Search ♥

terça-feira, 15 de maio de 2012

Resumo para a Prova de Geografia (19/05)


Unidade 1 – Os Tigres Asiáticos: 

A definição do título de “Tigres Asiáticos” surgiu pelo rápido crescimento econômico de alguns países asiáticos, mesmo com o processo industrial atrasado (após a Segunda Guerra Mundial – só a partir de 1960) em relação às grandes nações europeias e aos EUA. Para alcançarem o destaque econômico, eles usaram uma estratégia: isenção fiscal para atrair multinacionais, atraindo grandes empresas para seu domínio.
ATENÇÃO: Todos os países do mundo que se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial são chamados de “Novos Países Industrializados” – Brasil, África do Sul, Índia, Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos.
  • Tigres Asiáticos: Cingapura, Taiwan, Coreia do Sul e cidade de Hong Kong (China).
  • Novos Tigres Asiáticos: Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia
Eles tinham um lema: “Produzir para exportar, exportar para ganhar dinheiro”, logicamente era o pensamento de manter sua balança comercial favorável (importar menos, exportar mais).

Sobre os Tigres Asiáticos:

  • Hong Kong: Em 1842, a ilha de Hong Kong foi cedida aos ingleses, tornando-se capitalista. Mas em 1997 a área foi devolvida à China pelos ingleses. Na Revolução Socialista em 1949 na China em que Mao Tsé-Tung implanta o socialismo, faz com que gere tribulações nas relações entre China e Hong Kong, pois Hong Kong estava entre o socialismo e capitalismo, → pois os EUA e Ingleses estavam investindo pesadamente na industrialização de Hong Kong, influenciando com isso o capitalismo e a cultura ocidental. A industrialização fez com que Hong Kong transformasse em um importante centro financeiro com suas indústrias (equipamentos eletrônicos e informática).
  • Cingapura: É o país que possui uma das economias mais fortes entre os Tigres Asiáticos. O país adota uma política econômica internacional altamente competitiva e possui grande qualidade de vida. Após sua independência em 1965, sua produção industrial era de refino de petróleo, equipamentos elétricos e reparos de navais. Em 1980, empresas eletrônicas se instalaram e o setor petrolífero se expandiu. Transformando Cingapura em grande produtor industrial nos ramos de eletrônica, petroquímica e farmácia. Seu sucesso socioeconômico surgiu a partir de dois fatores: investimentos em educação e aprimoramento na força de trabalho (para se envolver mais no comércio internacional). Suas três principais desvantagens são: mercado interno pequeno, país pequeno e dependência de importações de matérias-primas. Seus principais parceiros são Japão, EUA e Malásia.
  • Coreia do Sul: Após a Segunda Guerra Mundial, havia uma grande disputa entre o Socialismo e Capitalismo no mundo. Havia uma briga entre soviéticos, japoneses (queriam impor sua língua e cultura nas Coreias) e EUA para a posse das Coreias, ambos queriam as terras com o argumento de manter liberdade e democracia. Sendo assim, após a guerra que dividiu os territórios das Coreias em duas partes: A Coreia do Norte, acima do Paralelo 38, ficou controlada pelos soviéticos sob seus modos, ou seja, uma república Socialista. A Coreia do Sul foi administrada pelos EUA no período da Guerra Fria (aprofundando o Capitalismo). Em 1948, sem acordo entre EUA e ex-URSS, a ONU decide que a Coreia ficaria dividida em duas nações independentes dos EUA e URSS. Após esse contexto histórico, a Coreia di Sul inicia seu rápido e diversificado crescimento econômico. Possui alta qualidade de vida.
  • Taiwan (Formosa): Essa região possui duas estruturas sociais diferentes, uma Capitalista e outra Socialista por causa da Revolução Socialista na China em 1949. Seu desenvolvimento industrial é sólido por causa dos pesados investimentos dos EUA na época da Guerra do Vietnã (Guerra Fria).

Sobre os Novos Tigres Asiáticos:

Todos os países desse grupo dão prioridade a:
  • Investimentos em educação
  • Especialização de mão de obra
  • Conquista de mercados
  • Avanços e investimentos tecnológicos.
  • Desenvolvimento industrial
  • Mão de Obra Barata
  • Incentivos fiscais
  • Facilidade para exportações
  • Quantidade contingente populacional
Esses fatores contribuíram para a diminuição do número de analfabetos (porém, a diminuição dessa porcentagem ainda é um grande desafio, pois a taxa de analfabetismo é muito alta) e do crescimento vegetativo da população. Eles possuem dívidas externas pequenas e aumento de exportações. Porém, a explosão econômica observada nos Novos Tigres Asiáticos (economia) não acompanhou a melhoria da qualidade de vida desses países, porque sua economia é voltada para o mercado externo, fazendo com que a população tenha algumas necessidades, resultando em má qualidade de vida.

OBSERVAÇÃO FINAL:
  • Os Velhos Tigres Asiáticos se industrializaram nos anos 60 (investimentos dos EUA e do Japão) e apareceram para o mundo nos anos 80
  • Os Novos Tigres Asiáticos se industrializaram nos anos 80 (investimentos apenas dos japoneses) e apareceram para o mundo nos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário