Search ♥

terça-feira, 15 de maio de 2012

2º Bimestre - O Caso Virtual de Carolina Dieckmann


Na edição do dia 13/05/2012 do programa Fantástico da emissora Globo, foi registrada com exclusividade uma ocorrência de “furto virtual”, em que segundo a reportagem, hackers invadiram arquivos virtuais da atriz Carolina Dieckmann e roubaram fotos pessoais da atriz.
O caso vem ocorrendo desde março, em que a atriz já recebia ameaças em sua conta virtual, mas para não gerar tanta exposição, Carolina não dá queixas à polícia, o que piora a situação. Nisso, 36 fotos da atriz já tinham sido expostas na Internet. Nesse mesmo contexto, o empresário de Carolina já havia recebido ligações de um dos hackers em que se ele pagasse 10 mil reais por cada foto (na ligação ele diz ter duas fotos), ele não divulgaria.
No início, Carolina dá a suspeita de que suas fotos tinham sido copiadas a dois meses atrás em que ela havia levado seu computador para o conserto. Com isso, um grupo especializado de policiais investiga e descobre que na verdade a atriz havia sido vítima de hackers que invadiram sua caixa de e-mails.
Havia no grupo de hackers 4 rapazes, dentre elas, um menor. Então os policiais fizeram uma varredura no computador de Carolina e descobriram que na verdade 60 arquivos haviam sido roubados. Dentre o grupo, o menor de idade era o suspeito das ligações de chantagem à atriz, Pedro Henrique o dono do site pornográfico em que as fotos haviam sido expostas, Leonam o suspeito do furto dos arquivos e Diego o que passou as fotos para o grupo (para Pedro Henrique, principalmente).
Esse caso está de acordo com a nossa matéria de Informática do 2º Bimestre, mostra um exemplo de comando para rede. Trazendo um alerta para que tomemos mais cuidado com a Internet, que hoje, está entre os primeiros da lista dos principais crimes.
Retirando uns trechos da reportagem, veja como ocorreu esse furto, como a polícia descobriu os suspeitos e quais serão as consequências  desse crime:

“Foi por uso de um software mal intencionado enviado pra conta de email dela, que a gente chama de spam, e a vítima fatalmente clicou nesse spam, ela abriu esse spam no computador ou no portátil dela ou no próprio PC e provavelmente ela tenha deixado esse arquivo ser reenviado, respondido pro autor”, explica Rodrigo Valle, inspetor do Grupo de Operações de Portais. [...] E foram as informações deixadas pelos próprios hackers nos acessos aos emails de Carolina Dieckmann que os investigadores encontraram uma espécie de impressão digital eletrônica dos suspeitos. Cada computador tem um número de identificação, o chamado IP, e foi através dele que Leonam e Diego foram descobertos.
“Não podem se esconder tanto como acham que estão escondidos, estão protegidos. Acham que conseguem mascarar o endereço de IP e acham que com isso a polícia não vai chegar. A polícia chega sim. Pode levar um pouco mais de tempo, um pouco menos de tempo, mas a polícia chega”, afirma Valle. O Brasil não tem lei específica para crimes de informática. Mas isso não significa que quem comete crime virtual fique sem punição. A Justiça se baseia no Código Penal, e no caso da atriz os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada e difamação.
O grupo de hackers sabia que era investigado, mas eles duvidavam que seriam pegos. [...]“E eles acreditavam que a polícia não teria recursos de detectar a ação deles. Nós chegamos e batemos na porta da casa de um deles e já identificamos os outros três”, conta Valle. “Deixaram rastro. Todo crime sempre tem um vestígio. Na internet não é diferente. Crime na internet também deixa vestígio”. [...]A polícia ainda não conclui o inquérito. Os investigadores agora esperam os laudos da perícia tanto do computador da atriz quanto dos apreendidos com os hackers. Os suspeitos vão ser intimados a depor nas cidades onde vivem. Se forem condenados pelos crimes de difamação, furto e extorsão, eles podem pegar até 15 anos de cadeia.
” 

Assista a Reportagem do Fantástico (13/05/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário