Search ♥

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Reta Final - Resumo de Geografia

Fim da Guerra Fria:


Com o fim da longa disputa ideológica, de bipolar, o mundo passa a ser multipolar (surgimento de mais potências com poder de interesse). Com o fim da URSS em 1991, a corrida armamentista e espacial finalmente termina, dando abertura a Nova Ordem Mundial.
O episódio que mais marcou esse Fim foi a Queda do Muro de Berlim em 1989. Mas para entender, o Muro foi construído em Berlim separando o lado oriental (socialista) do ocidental (capitalista) para que as pessoas que sofriam de miséria do lado oriental não fugissem para o ocidental. Sua queda trouxe a reunificação da Alemanha, significando o fim dessa separação Socialista e Capitalista.
No período da Guerra, ocorreram alguns conflitos:
  • Guerra do Vietnã
Essa guerra ocorreu porque enquanto o lado capitalista queria manter a divisão, o lado socialista queria unificar. Basicamente o conflito surgiu por causa:
- Da bipolaridade da região, da intervenção dos EUA e da URSS e da ideologia oposta entre Sul e Norte do Vietnã.
E como consequência da Guerra:
- o Vietnã foi unificado e o país torna-se socialista. Por conta do hemicida provocado pela Bomba Laranja, ocorreu uma grande devastação agrícola e um elevado número de mortos (civis e camponeses).
  • Guerra da Coreia
A Coreia do Norte (socialista) queria expandir seu território pegando parte da Coreia do Sul (capitalista), então com o apoio das grandes potências, guerrearam até definir uma linha entre as fronteiras – O Paralelo 30.

Neoliberalismo:

É a crença na liberdade econômica, ou seja, o mercado pode funcionar sem nenhuma restrição. Isso estimula a concorrência, pois cada um determina seu preço. É a Lei da Oferta e da Procura. Foi praticado em:

- Inglaterra: por Margareth Thatcher, isso gerou as privatizações, desemprego, corte dos gastos sociais, menos imposto para os ricos e quebra de sindicatos.
- EUA: por Ronald Reagan, trouxe a valorização do dólar
- Brasil: por Fernando Collor e Fernando Henrique, abriram ao mercado a livre concorrência, além das privatizações.

A Globalização:

Veio então a globalização, que com o fim da Guerra Fria, tornam-se intensas as relações capitalistas intercambiais. Com ela, veio a surgir várias questões:
- investimentos estrangeiros, que resulta na importação e exportação.
- Os lugares, países e pessoas mais pobres se distanciam dos mais ricos, e por conta dessa disparidade, ocorre a chamada Exclusão Socioeconômica.
- relações transfronteiriças
- Dá suporte a ações ilegais - lavagem de dinheiro em paraísos fiscais e atuação do narcotráfico (tráfico de drogas).

Com a globalização, veio o surgimento dos Blocos Econômicos, que é a aliança econômica dos países e têm como principal fundamento acabar com as fronteiras alfandegárias. São eles:
  • Apec:
- Ásia (excluindo o Oriente Médio), Oceania, América do Norte, são países que fazem comércio pelo Oceano Pacífico. São 21 países membros.
- Objetivo é reduzir as taxas alfandegárias na região pacífico-asiática para desenvolver a economia da região.
Além dos projetos relacionados às taxas, na Apec também possuem propostas em relação à sociedade (AIDS, antiterrorismo, corrupção) e outros projetos, baseando-se em petróleo e energia. Só que de tal forma, esses projetos afetam a economia.
  • União Europeia
- Países Europeus (excluindo a Turquia). Só entrou em vigor em 1993. Um de seus problemas é a União Política, que é rejeitada por alguns países.

- Objetivo é reduzir as taxas para circulação de produtos e pessoas (definido no Tratado de Maastrich em 1993) e desenvolver a região para disputar com o mercado internacional. Aderir uma moeda única (Euro, entrou em vigor em 1999), padronizar a mão de obra, a economia e a questão ambiental.
  • MERCOSUL:
- América do Sul (tirando Cuba). Surgiu em 1991 com o Tratado de Assunção.
- Objetivos: livre comércio entre os membros, facilitar a circulação comercial e unificação de taxas de importação dos produtos do exterior.
As relações se estreitaram um pouco por conta do nacionalismo de alguns produtos e da concorrência interna.
  • Nafta:
- América do Norte. Não é permitida a livre circulação de pessoas.
- Objetivo é fortalecer a economia e criar condições para concorrer com a União Europeia.
O México não receberia produtos pelo bloco por ter a moeda e a renda inferior. Os EUA foram atraídos pelo México pela mão de obra barata. EUA teme o fluxo de imigrantes mexicanos, que pode gerar desemprego. O México teme a entrada de novas tecnologias, ou seja, máquinas automáticas e robôs, pois essa revolução iria causar desemprego.
  • ALCA
- Todos os países da América
- Objetivo dos EUA é fortalecer sua economia na América e aumentando sua superioridade no continente e gerando mercado.
Ainda está em aprovação, os EUA estão loucos querendo que esse bloco seja criado, mas muitos países incluindo o Brasil temem sofrer desvantagem em relação à concorrência dos produtos para a exportação, pois os produtos norte-americanos possuem mais competitividade no mercado externo. A implantação da ALCA praticamente só depende do Brasil (que não tem interesse), pois os demais países já possuem domínio americano nas economias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário