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domingo, 12 de fevereiro de 2012

Matérias Estudadas - 1º Bimestre


Olá! Nessa postagem, farei um breve resumo relatando os conteúdos estudados de cada matéria do CVO da 1ª semana se aula (23/01) até o dia 10/02:


  • História: 
A 1ª Guerra Mundial: Como sabemos, cada acontecimento histórico depende de vários antecedentes, que no caso, foram o Imperialismo (constava em "civilizar" a África e a Ásia), com isso, geravam disputas entre as nações ricas (Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Áustria e Rússia) por territórios. Assassinato do herdeiro do trono da Áustria, que na verdade era apenas uma questão de encontrar um motivo para iniciar a Guerra. Assim, sua duração foi de 1914 até 1918. Seu final resultou-se em milhares de mortes, Liga das Nações, 14 Pontos de Wilson, desenvolvimento industrial e Tratado de Versalhes (mais conhecido por “Ditado de Versalhes” por ter sido uma imposição feita pela França à Alemanha)

1ª Guerra Mundial - Desenvolvimento Bélico e As Trincheiras.
 

A Revolução Russa: Foi uma revolta feita pela população russa, que estava insatisfeita com o a situação política (império absolutista governado por Nicolau II- o Czar), econômica e social (80% da população moravam no campo). Assim, toda a população foi até o palácio apenas para entregar uma carta ao Imperador para trazer-lhes melhores condições de vida. Czar assustado com a multidão, manda suas tropas matarem todo mundo, marcando a história como o Domingo Sangrento. Assim, a população cria a DUMA (Parlamento) para criar uma democracia e acabar com o absolutismo. Dividindo a população em Bolcheviques (maioria) defendendo as revoluções (mudanças) e Mencheviques (minoria) defendendo as eleições (ainda queriam a política imperialista). Essa Revolução de 1917 foi responsável pela saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial.
Revolução Russa- O Domingo Sangrento

  • ·         Geografia:
O Continente Asiático: Localizado na maior parte do Hemisfério Setentrional e totalmente no Hemisfério Oriental. Sobre seu Relevo, a Ásia é considerada o “Teto do Mundo”, com grandes formações montanhosas (Monte Everest, Cadeia Tian Shan, Pamir, etc.) e é formada por grandes agentes internos, principalmente no Círculo do Fogo do Pacífico (Japão e Indonésia), com grande atividade vulcânica e de terremotos. É uma diversidade Climatobotânica (variedade de clima e vegetação), também possui desertos como o Gobi e Takla Makan.
 Mapa sa Ásia, destacando os pontos mais elevados


Aspectos Sociais e Econômicos Asiáticos: Apresenta altas taxas de fecundidade (sua média de filhos por mulher é de 5,8%) formada por países menos desenvolvidos. Em alguns lugares, essa taxa é bem maior, devido a meios culturais, como a religião (Índia, com seu fanatismo). Na China, é obrigado o controle de fecundidade, o governo dá saúde e educação gratuitos apenas para 1 filho. A maioria da população localiza-se em planícies pluviais, pois há vazios demográficos em regiões desérticas e montanhosas. As principais religiões são Xintoísmo (Japão), Confucionismo (China), Budismo e Hinduísmo (Índia) e Cristianismo, Judaísmo e Islamismo (Oriente Médio).

Cingapura, o maior centro econômico do sudeste asiático
 Choques econômicos da Ásia
 Mês do Ramadã, toda a população islã fica de jejum durante um dia
Cultura do Arroz na Ásia- a base econômica do Sul Asiático

  • ·         Artes:
O Impressionismo: Foi um movimento artístico criado a partir da metade do século XIX. Foi o início da Arte Moderna, era antiacadêmico e inconformista. Suas principais características são o Pontilhismo, Figuras Sem Contorno, Sombras Coloridas e Cores Complementares. Portanto, tudo isso era resultado de estudos da luz sobre as cores. Os principais artistas do movimento eram Édouard Manet (representava principalmente luz e cor nas formas e a profundidade), Claude Monet (usava cores inconstantes da natureza) e Pierre Auguste Renoir (procurava a alegria e o otimismo)

 
O Jardim de Monet em Giverny, observem o uso da luz solar
Manet - Um Bar no Folies-Bergère
Rinoir- Rosa e Azul
 

  • ·         Redação:
Enquete: Essa primeira redação foi uma espécie de mostra sobre o que é uma enquete empresarial. Assim, foram feitas perguntas sobre nossa personalidade. E a mais comentada de todas, foi sobre o Fim do Mundo em 2012. Será que isso é mesmo verdade? Acessem o link a seguir e leiam uma matéria da revista VEJA sobre esse assunto:http://veja.abril.com.br/041109/fim-do-mundo-2012-p-090.shtml

 Divirtam-se com essa charge sobre o Fim do Mundo em 2012


Texto Narrativo e Argumentativo: Em nossa segunda aula, criamos uma redação usando e relembrando duas modalidades: Texto Narrativo, que é um texto que narra, conta fatos através de elementos como personagem, narrador, espaço, tempo, enredo, clímax, etc. E Texto Argumentativo, que é um texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela. Formado por Tese, Argumentos e Estratégia.
 Estrutura de Texto Argumentativo
Estrutura de Texto Narrativo 


  • ·         Português:


Orações Coordenadas e Subordinadas: Essas classificações são feitas com orações de período composto (orações com dois ou mais verbos) através de seus conectivos (conjunções: e, porque, pois, portanto, mas, etc.). As Subordinadas são aquelas que dependem de alguma outra informação:
Ex: O professor pediu...// que os alunos criassem um Blog.
          Oração Principal // Oração Subordinada
As Coordenadas são independentes, não precisam de outra oração completando seu sentido:
Ex: Os alunos criaram seus Blogs...// e foram avaliados.
Valores Semânticos das Orações Coordenadas: As orações coordenadas podem ser Assindéticas (não possuem conjunção ligando as orações, apenas ; , : ) e Sindéticas (possuem conjunções ligando as orações):
Ex. de Assindética: Planejei, criei, escrevi, postei as informações pedidas.
Ex. de Sindética: Não fiz o trabalho e ganhei 0 do professor.
Sendo assim, as orações coordenadas sindéticas (OCS) possuem uma ideia, um significado, sendo ele Adversativo (expressando oposição: mas, porém, no entanto, contudo, todavia, etc.), Aditivo (expressando adição: e, nem, mas também, não só, etc.), Alternativo (expressam alternância: ou, ora... ora, ou... ou, já... já, quer... quer, etc.), Conclusivo (expressam conclusão: logo, portanto, por conseguinte, por isso, pois após o verbo principal ou entre vírgulas) e Explicativo (expressam explicação: porque, que, pois antes do verbo)



  •    Literatura:
Interpretação de Texto e Trabalho: Em nossas primeiras aulas de Literatura, fizemos um cartaz apresentando o tema “O que é ser Jovem?” e uma interpretação de texto sobre o mesmo. Com esse texto, me fez ter a seguinte reflexão: “Ser jovem é ter a mente livre e jovem, independente da idade da pessoa”. 

 
Vejam o lindo poema de Regina Xavier
  •   Educação Física:
O IMC: IMC (Índice de Massa Corpórea) é uma das preocupações da OMS (Organização Mundial de Saúde), pois o excesso de peso no mundo é muito grande, relativo a 40% da população mundial. E isso vem causando cada vez mais mortes por doenças: Hipertensão Arterial, Hipotiriodismo, Diabetes, AVC, etc. E as pessoas vão ficando cada vez mais presas a dietas, terapias de estética e remédios de emagrecimento. Sendo que podem conseguir o mesmo ou até melhor resultado com simples exercícios físicos diários e uma alimentação normal, porém balanceada, diferente daquelas seitas de “fechar a boca para tudo! Não comer nada o dia inteiro!”. Esse exagero sem precisão só causará a pessoa o desejo da gula, essas dietas da Lua, Primavera, Francesa, etc. são apenas ilusões. Com uma simples caminhada ou musculação diária, você troca sua massa gorda (gordura) por massa magra (musculatura).

 Vejam o gráfico feito pelo IBGE em 2010 sobre a obesidade Mundial

 Vejam os riscos proporcionados pela obesidade

Para evitar todos esses riscos, sigam essa sugestão de cardápio. Tenha uma alimentação saudável!


  • Informática:
Topologia de Rede: Rede é um sistema de interligação que permite que vários computadores compartilhem e tenham acesso a várias informações, pode ser por uma rede local (LAN) ou rede extensa (WAN). Mas existem vários tipos de rede (físicas):

Ponto a Ponto: É a mais simples, unindo dois computadores por qualquer forma de transmissão. Mas sua desvantagem, é que serve somente para compartilhamento de dados locais, sem o compartilhamento por Internet. É o tipo mais usado em residenciais.

Barramento: É um tipo de rede barata, com apenas um cabo (cabo coaxial fino) e de fácil instalação. Todos os nós são conectados por uma barra de alta expansão. Porém, se o cabo for mal colocado, toda a rede deixa de funcionar.

Anel ou Ring: É usado um anel o qual liga todos os computadores por ele. As informações precisam circular todo o anel até chegarem a seu destino. Sua desvantagem, é que possui um determinado limite de sua expansão.

Estrela: É usado um nó central para ligar aos outros computadores. A maior de suas vantagens é que se em um computador houver problemas com a rede, não haverá o mesmo em outros computadores. Ela é barata, porém só alcança 100 metros de distância, se gasta muito mais cabos do que o barramento ou anel. 


Árvore: É basicamente uma interligação de computadores por uma série de barras (como uma raiz de árvore, por isso esse nome). 
Estrutura Mista ou Híbrida: É constituída por uma série de topologias: Anel, Estrela, Barra, entre outras.

Grafo (Parcial): É uma mistura de várias topologias, contém rota alternativa em cada nó. Esses nós têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

  • Física:

Unidade de Medidas: Foram relembradas as unidades de medida: Comprimento (principal é metro), Massa (principal é grama), de Tempo (horas, minutos e segundos). E com isso, descobrimos que há um sistema Internacional de Unidades, por exemplo: de comprimento é metro, massa é quilograma, tempo é segundos e temperatura é kelvin.

De Comprimento
Quilômetro
Km
Hectômetro
Hm
Decâmetro
Dam
Metro
M
Decímetro
Dm
Centímetro
Cm
Milímetro
Mm
De Massa
Quilograma
Kg
Hectograma
Hg
Decagrama
Dag
Grama
G
Decigrama
Dg
Centigrama
Cg
Miligrama
Mg



De Tempo
Horas
1 h. = 60min. e 3600 s.
Minutos
1 min. = 60 s.
Segundos
60s. = 1min.

  • Química:
Propriedades Gerais da Matéria: São comuns a todo tipo de matéria:
Inércia: É algo que está em movimento e nunca vai parar, a não ser que alguma coisa interfira.
Massa: Tudo aquilo que existe e ocupa lugar no universo.
Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ficar no mesmo lugar.
Volume: Extensão de uma matéria, que há a possibilidade de medir.

Propriedades Específicas da Matéria: São características de cada material:

Organoléptica: Aquilo que percebemos com os nossos sentidos. (água=visão)
Físicas: São mensuráveis em litros, metros, massa, etc. Não há mudanças na composição, apenas de estado. (gelo)
Químicas: Quando há mudança na propriedade e matéria química. (Leite para qualhada) 

  • Inglês

Used to, Use e Get Used To: O “Used to” é uma forma do passado que significa “Costumava”. No negativo, usa-se o “Didn’t Use To”.
Ex: I used to eat meat/ I didn’t use to eat meat/ Did you use to eat meat?
Trad: Eu costumava comer carne/ Eu não costumava comer carne/ Você costumava comer carne?
O “Use” é a forma infinitiva “Usar” e “Get used to” significa “Estar acostumado”.
The Present Perfect: Serve para dar uma continuidade, como os verbos em português: Tinha, brinquei, mas ao traduzir uma frase com o Present Perfect, nós falamos “Tenho”, “Brinco”. Sua fórmula é:

Verbo
Have (Ter)
Past Participle (passado do particípio)

Ex: I have eaten Sashimi/ I haven’t eaten Sashimi/ Have you eaten Sashimi?

Trad: Eu como Sashimi/ Eu não como Sasshimi/ Você come Sashimi?


    • Matemática:

    Notação Científica: é um número (x) vezes 10 elevado a algum número (y):
    X . 10²
    Seguindo uma regra: 0 < X > 10 (ou seja, o x deve ser de 1 a 9). Se ele for maior, deve-se usar as casas decimais:
    13,95 . 10² 1,395 . 10¹, pois só tem uma casa decimal agora
    Propriedades da Radiciação:
    1ª Propriedade- Produto de Radicais: Vários valores em um mesmo radical devem ser separados, e quando estiverem separados, deve-se juntar. OBS: Isso se os índices forem iguais.
    2ª Propriedade- Potência de Raiz: Se o valor do expoente for igual ao índice, a raiz é o próprio número, porém, se for um número composto, deve-se fatorar.
    3ª Propriedade- Quociente de uma Raiz: Une as divisões em uma só raiz, formando uma divisão entre os radicandos.
    4ª e 5ª Propriedades- Índice e Expoente Diferentes: Multiplica ambos pelo mesmo número ou divide pelo mesmo número se possível (que dê para dividir com ambos).









     




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