Search ♥

domingo, 25 de março de 2012

Cabos Utilizados em Redes

Tipos de Cabos


Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas existem vários motivos para os cabos coaxiais não serem mais usados hoje em dia: eles são mais propensos a mau contato, os conectores são mais caros e os cabos são menos flexíveis que os de par trançado, o que torna mais difícil passá-los por dentro de tubulações. No entanto, o principal motivo é o fato de que eles podem ser usados apenas em redes de 10 megabits: a partir do momento em que as redes 10/100 tornaram-se populares, eles entraram definitivamente em desuso, dando lugar aos cabos de par trançado. Entre eles, os que realmente usamos no dia-a-dia são os cabos "cat 5" ou "cat 5e", onde o "cat" é abreviação de "categoria" e o número indica a qualidade do cabo. Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros. O que muda é a freqüência (e,conseqüentemente, a taxa máxima de transferência de dados suportada pelo cabo) e o nível de imunidade a interferências externas. Esta é uma descrição de todas as categorias de cabos de par trançado existententes:

  • Categoria 1: É usado para instalações telefônicas, sendo assim, ele é inadequado para a transmissão de dados;

  • Categoria 2: Permite a transmissão de dados de até 2.5 megabits e era usado em antigas redes Arcnet;
  • Categoria 3: É o cabo de par trançado, mas sem blindagem. Foi o mais usado em redes na década de 90. Ele podia se estender até 100 metros e transmitia 10 megabits. Sua diferença dos cabos obsoletos das categorias anteriores, é que ele possui seus pares trançados.

  • Categoria 4: Cabos com uma qualidade um pouco melhor que os cabos de categoria 3. Este tipo de cabo foi muito usado em redes Token Ring de 16 megabits. Em teoria podem ser usados também em redes Ethernet de 100 megabits, mas na prática isso é incomum, simplesmente porque estes cabos não são mais fabricados.

  • Categoria 5: Sua grande vantagem, comparada às anteriores, é que sua taxa de transferência é maior, pois pode ser usada em redes de 100 megabits e 1 gigabit.
  • Categoria 5e: São os mais comuns na atualidade, sua taxa de atenuação de sinal é mais baixa, ajudando em cabos mais longos. Existem os cabos blindados e sem blindagem (que são mais baratos e mais comuns)
Além destes, temos os cabos de categoria 6 e 7, que ainda estão em fase de popularização:
  • Categoria 6: Utiliza cabos de 4 pares, semelhantes aos cabos de categoria 5 e 5e. Este padrão não está completamente estabelecido, mas o objetivo é usá-lo (assim como os 5e) nas redes Gigabit Ethernet. Já é possível encontrar cabos deste padrão à venda em algumas lojas. 
  • Categoria 7: Os cabos cat 7 também utilizam 4 pares de fios, porém usam conectores mais sofisticados e são muito mais caros. Tanto a freqüência máxima suportada, quanto a atenuação de sinal são melhores do que nos cabos categoria 6.
 Está em desenvolvimento um padrão de 10 Gigabit Ethernet que utilizará cabos de categoria 6 e 7

Camada OSI


Distribuída em 7 camadas do modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (sigla OSI), elas são "empilhadas" por tamanho (de maior para menor):

  • Física: É o menor modelo, transmite e recebe bits não estruturados de um meio físico. Ela pode fazer codificação de dados (modifica o padrão de sinal digital simples para acomodá-los melhor ao meio físico utilizado, nesse caso) e executar os sinais de todas as camadas superiores.
  • De Ligação de Dados (Enlace): Livra as camadas superiores de erros de transmissão por meio de um link, através da camada Física.
  • De Rede: Controla operação da sub-rede, decidindo por qual caminho físico os dados deverão ser levados. Ela fornece principalmente a gestão de endereçamento de dados e roteamento.
  • De Transporte: Garante que as mensagens são entregues sem erros na seqüência e sem perdas ou duplicações. Ele libera os protocolos de camada superiores de qualquer preocupação com a transferência de dados entre eles e seus colegas.   
  • De Sessão: Permite que haja troca de dados/comunicação em aplicações em computadores diferentes.
  • De Apresentação: Formata os dados a serem apresentados para a camada de "Aplicativo", pode ser entendida como um conversor.
  • De Aplicativo: Serve como a janela para usuários e processos de aplicativos acessar os serviços de rede. É a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela através de softwares como clientes de correio, programas de mensagens instantâneas, etc.