Search ♥

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trabalho de Informática - Topologia Barramento

Olá! Bom, esse trabalho abordava as Topologias de Rede, e a topologia escolhida para meu grupo executar a pesquisa e a oficina foi "Barramento". Com base nossa pesquisa, criei um slide bem simples resumindo o trabalho:


 

Como pedido em sala de aula, postarei aqui minha introdução e conclusão individuais:

  • Introdução: A referente pesquisa aborda como principal tema, a Topologia Barramento,explicando de maneira simples e fácil sua definição e uso. Fornece sua história, desde seu primeiro tipo (ISA) ao último (AGP) com dados de ano de criação, empresa fundadora e velocidade de transferência de dados. O cabo principal e/ou único, utilizado para interligação de dispositivos. Fala também de suas vantagens, o mais apontado pelas pessoas é pelo fato de ser barata, simples e de fácil instalação. E também seus pontos negativos, o qual um dos piores é o fato de ser apenas um cabo, ou seja, se ocorrer algum problema, afetará todo o sistema de interligação.
  • Conclusão:  Com base ao trabalho efetuado, a conclusão que me fez mais efeito é que  mesmo o Barramento ter sido uma topologia antiga e que não é mais usada, ela trouxe consigo uma grande base iniciando uma marcha para o progresso. Hoje, nós possuímos essa qualidade tecnológica devido a esses princípios. Percebemos isso olhando para a estrutura de outras topologias, elas possuem algumas características do barramento. E até hoje são feitas comparações envolvendo essa tipologia com outras, principalmente em questões de praticidade e simplicidade. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval Moderado!


Olá! Bom, nesse  mês, Fevereiro Carnavalesco, o Colégio está efetuando uma campanha: Carnaval sem Exagero. Assim, dirigem-se a vários temas, como forma de objetivo para trabalhos escolares:
  •  Alcoolismo
  •  Gravidez e DST
  • Drogas 
  • Carnavais no Mundo - Propagandas
 E antes de começar a falar desses assuntos, vamos assistir uma reportagem explicando o que é o Nosso Carnaval Presente:
Reportagem- O Carnaval no Mundo de Hoje.

  • Alcoolismo, um terror comum: É considerado uma síndrome ou dependendo da situação, uma doença. É o excesso de bebida alcoólica. Sobre esse tema, existem várias polêmicas que nos atingem na atualidade. Sendo assim, dividi esse tema da seguinte forma:
Jovens e o Álcool: Hoje em dia, esse absurdo está cada vez mais presente, infelizmente. Essas atitudes começam, de forma geral, em casa. Foi feita uma pesquisa com vários psicólogos, que segundo suas conclusões, se uma criança tem um pai ou mãe alcoólatra, ela vai achar que isso é certo, e quando virar um adolescente, vai seguir as mesmas armadilhas. Também é muito comum o início dessas atitudes através de amigos. O adolescente se sente menosprezado de ser o único de sua turma de amigos que não bebe e acaba fazendo o fenômeno que chamamos de “Maria vai com as outras”. Um dos graves problemas do álcool nessa faixa de idade, é que os jovens possuem uma quantidade maior de hormônios, fazendo com que as substâncias tóxicas agridem o metabolismo de forma mais potencializada do que em adultos. Infelizmente, não adianta proibir o adolescente de usar e abusar do álcool, literalmente. Isso gera violência e discórdia em ambos os lados. É aconselhável levar o adolescente a um psicólogo, para que ele exponha o tamanho perigo à saúde que está causando à sua vida.


    Álcool relacionado à Violência


    Álcool e Trânsito: Uma junção que não combina! Infelizmente, a pressão do Governo sobre a Lei Seca é fraca. Tenho certeza de que se houvesse mesmo uma punição devida, não haveria tantos acidentes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as mortes por embriaguez no trânsito triplicaram em 2010. Só para termos ideia, foi feita uma enquete entre 1.056 pessoas, e 77,6% delas disseram que já viram pessoas que beberam e dirigiram e não foram punidas. Imaginem! Que país é esse? Pessoal, vamos ter um pouco mais de consciência, se vocês não fazem isso, ótimo! Mas se conhecem alguém, por favor, sejam verdadeiros amigos e tentem mudá-lo! Porque a atitude dessas pessoas é de tamanha irresponsabilidade, que além dela por em risco a vida dela, está colocando a vida de outras pessoas também. Mas o que é mais irresponsável ainda é a falta de alguém ali para impor a Lei, para mostrar que aquilo ali é errado e colocar um ponto final nesse hábito.



    Não deixe a Morte dirigir sua Vida!


     

    Álcool e Trânsito, essa soma só resulta em Irresponsabilidade. 

    Doenças do Alcoolismo: Se formos contar todas as doenças psíquicas e físicas geradas pelo excesso de álcool, teremos 350 doenças! Então, vou colocar aqui 5 doenças mais comuns:
    ·         Cirrose: Bom, a cirrose é basicamente uma lesão do fígado. O que acontece, o tecido saudável do fígado, com esse excesso de álcool acaba sendo substituído por uma fibra (chamada fibrose) ou por um tecido de cicatriz. E esses novos substitutos não são apropriados para o órgão; causando problemas no funcionamento do fígado. Os principais sintomas são a falta de apetite em consequência a perda de peso, cansaço, náuseas, tremores e até pode deixar a pessoa em coma.
    ·         Pancreatite: A pancreatite é outra doença comum pelo abuso do álcool. É uma inflamação do pâncreas, assim como a cirrose, causada por uma cicatriz no órgão. Isso faz com que diminua a produção do suco pancreático ou insulina, que é a enzima do pâncreas. E também afeta a forma em que o açúcar é liberado no sangue. Seus principais sintomas são dores abdominais, febre, vômitos e náuseas.
    ·         Osteoporose: É uma das doenças mais surpreendentes causadas pelo álcool. A osteoporose causa enfraquecimento dos ossos ou perda de massa óssea, ou seja, perda de algumas substâncias que compõem os ossos. O uso excessivo do álcool diminui as vitaminas e minerais necessários para manter os ossos saudáveis. É mais comum ocorrer em mulheres.
    ·         Hipertensão: É o alto fluxo da pressão arterial no corpo. Essa alta pressão sanguínea pode causar rompimento nas paredes das artérias, levando a um derrame cerebral (AVC) ou ataque cardíaco. Outra curiosidade é que essa doença pode ser causada por genética.
    ·         Wernicke-Korsakoff: É um distúrbio cerebral causado por falta de vitamina ou alternação no cérebro. Infelizmente, essa doença pode ser permanente. Seus principais sintomas são perda de memória, problemas para movimentar-se (principalmente nas pernas) e visão embaçada.
    Álcool no Organismo 

    Álcool e suas Ilusões: Nesse tópico, falarei sobre algo simples que a maioria das pessoas, principalmente dos jovens que se dizem responsáveis pensam: “Não tem problema, nunca vou ficar bêbado, pois eu bebo socialmente. Nunca saio dos limites.” Você já ouviu alguém dizendo isso? Ou já disse alguma vez (se for maior de idade)? Então, cientistas começaram a estudar esses casos fazendo experimentos em ratos, aplicaram apenas 13% de álcool no organismo deles de modo periódico. A conclusão deles foi que mesmo com a menor quantidade possível, essa mínima dose de álcool também altera o sistema cardiovascular, claro que com menores proporções de quem bebe diariamente. Os cientistas perceberam que o álcool relaxa a artéria aorta (onde sai o sangue arterial para o resto do corpo), proporcionando uma oxidação natural (reação na oxigenação). Esses danos podem provocar um espasmo até levar ao AVC. Ou seja, o uso agudo desse hábito também pode ser prejudicial e o mais difícil é fazer a pessoa que costuma fazer isso reconhecer os danos que podem ser proporcionados. A propósito, esse costume repetido várias vezes também leva ao exagero, por isso, tome cuidado!



    Álcool, um sofrimento em Família: Esse problema só começa a ser percebido pela família, quando se iniciam os primeiros sinais de problema, o sujeito passa a ser mais violento, perde o emprego, promove acidentes de trânsito, cai socialmente e financeiramente, etc. Com isso, a família também se torna dependente, pois os pais principalmente, se sentem culpados, sempre fazendo a mesma pergunta: “Onde foi que eu errei?”. Infelizmente, as pessoas são muito intolerantes e preconceituosas e simplesmente julgam principalmente os pais. E esses julgamentos apenas atrapalham, porque a família se sente envergonhada e constrangida, com medo de pedir socorro. Quando se trata de crianças, foi feita uma estatística que mais de milhões de crianças e adolescentes têm parentes alcoólatras. Isso influencia na queda escolar e da auto-estima. Gerando, pois, um “marginal”, desculpe-me a expressão. Mas dependendo do caso, com essa mesma estatística, a maioria das crianças que sofrem desse problema, efetuam roubos, mentiras, conflitos no colégio, tornando-se talvez um alcoólatra.

    Alcoolismo, quem paga é a Família... 

    Campanha contra Alcoolismo (2008). Pense!


    • Gravidez, a geração de uma nova vida ou de um novo problema: Quando em nossa casa, nossa família ou em nossos amigos, recebemos a notícia de um “novo membro”, é um momento de felicidades. Costumamos visitar a casa dessas pessoas, damos “parabéns”, fazemos o conhecido “Chá de Bebê”, entre muitos outros tipos de comemoração. Os pais sentem aquele afeto pelo futuro herdeiro, como costumamos dizer, chegam a “conversar” com o bebê através da barriga da mãe, preparam o novo cômodo da casa, há aquela preocupação de escolher móveis e acessórios apropriados e seguros, etc. 
    Agora se formos observar pelo lado crítico, essa felicidade e esse afeto ocorrem porque sabemos que aquela geração teve um preparo, um cuidado e um acompanhamento. Sabemos que aquilo não ocorreu de repente. Agora se tivermos o mesmo acontecimento, mas com a seguinte notícia:
    “Nossa! Fulana engravidou! Meu Deus! Ela terá que parar os estudos! Quantas vezes falamos para ela se prevenir! Vai que pegou alguma doença! E agora? Onde entrará o futuro que sempre preparamos para ela com tanto carinho e esforço?! Só com essa idade?! Onde estava o juízo dessa menina?! O que eu faço? Apoio ou brigo?”

    Não muda a situação? Nesse caso, ocorreu um preparo? Um cuidado e um valor à vida? Quando recebemos uma notícia como essa, é um motivo para Felicidade ou para Angústia? Situações como essa, infelizmente estão presentes no nosso mundo de hoje. Adolescentes engravidam sem se preocupar com seu futuro, com sua saúde... Com isso, consequentemente, essa adolescente não pode prosseguir os estudos, fica depressiva, perde a confiança da família, fica doente, pode ter pegado uma DST (doença sexualmente transmissível) e vai causando um tremendo nó. Problemas vêm a seguir. Os pais não sabem em que posição se colocar. Não sabem se deveriam apoiar essa irresponsabilidade ou se deveriam punir. Outro fato que também é comum acontecer, o rapaz que provocou isso, se sente ameaçado e irresponsável pela visão da família da garota. E o que ele faz? Simplesmente abandona o caso, ou seja, tenta amenizar o constrangimento e deixa todo o problema para a garota e a família dela resolverem. É verdadeiramente uma tremenda complicação.

    E a partir desse tema, que eu entro com outro. Antes de tudo, guarde essa frase, ela é verdadeira: “É em momentos de desespero em que nós tomamos as piores decisões”. Por que ela é verdadeira? Pense o seguinte: a adolescente está com esse tremendo problema, há casos em que ela opta por escondê-lo da família e tenta procurar uma solução para acabar com isso. E o que vem na mente da jovem? O Aborto ou o Suicídio. Infelizmente, isso não é uma solução, e sim mais um problema. Se ela cometer o suicídio, imaginem em que lugar a família vai ficar? O que eles vão pensar (com certeza essa solução serve para casos em que essa é a única maneira de esconder a realidade). 

    No caso do aborto, se isso for ocorrer de modo oculto, quando a garota for procurar um centro médico clandestino, após matar a outra vida, ela nunca irá se recuperar. E não conseguirá esconder isso da família. Primeiro que isso é um trauma. Ela nunca irá se esquecer disso. Ela com certeza perderá a imunidade fisiológica, terá problemas de saúde. Viverá uma vida desestruturada, pois ela não terá coragem de pedir ajuda à família, porque para isso ela precisará contar a verdade, e com certeza não causará alegria e conforto em ninguém. E tenta enfrentar esse trauma sozinha, mas muitas vezes não consegue. Consequentemente, se não tiver nenhuma opção para esconder isso, ela não agüenta mais e tenta o suicídio.

    A população atualmente é dividida por duas opiniões: algumas são Contra o Aborto e outras são A Favor dele. Veja os diferentes pensamentos:

    a)     As pessoas que não concordam com o aborto pensam que não devemos matar, se a pessoa fez ou escolheu este caminho, deve segui-lo, a responsabilidade foi dela.  


    Campanha contra o Aborto

           b) As pessoas que concordam com o aborto acham que se for para não amar ou para “largar a criança no mundo”, ela não deve deixar a criança nascer.


    Campanha a favor da legalização do Aborto


    E você? O que você pensa? Apenas observe essas fortes imagens para refletir melhor:

    Assassinar um indefeso de maneira injusta e cruel


     Não matá-lo, mas abandoná-lo e deixá-lo viver assim, morrendo aos poucos


    Cruel não é? Bom, em minha opinião, a melhor opção é não deixar isso acontecer. Porque depois nenhum desses absurdos vai acontecer. Ter apenas três coisas na cabeça:
    • Amor à sua vida e à vida do próximo
    •  Consciência
    •  Responsabilidade
    Simplesmente isso, essas três virtudes são capazes de acabar com os absurdos que acontecem todos os dias. Como eu já disse antes, isso não é opção, isso é mais um problema, e dos grandes. Se essa for a única alternativa, só lembre-se de uma coisa: Nenhuma criança pediu para nascer!


    • As Drogas, a primeira prisão de sua vida: As drogas são substâncias químicas que prejudicam e fazem alterações no corpo de seu dependente. Podem ser produzidas através de plantas (maconha, tabaco, ópio, etc.) ou sinteticamente, feitas em laboratórios. Como todas as pessoas sabem, o consumo e o tráfico de drogas são ilegais. Em nossas casas, com certeza existem em nossas casas são os analgésicos, remédios depressores, álcool, cafeína do café, acetona para remoção de esmaltes, etc.
    Quando essas substâncias tóxicas são inaladas, ingeridas ou injetadas em nosso corpo, o nosso organismo não as reconhece e não possui enzimas (moléculas de proteína que quebram o alimento) para digerirem aquilo. E o que o cérebro faz, ele cria uma espécie de “soldadinhos” chamados Receptores, que têm a função de ir atrás dessas substâncias para eliminá-las. Mas preste atenção, já ouviu falar em “É após a primeira vez que nos tornamos dependentes.” Mas como assim? Se o nosso cérebro pode produzir substâncias para eliminar as drogas, por que ocorre o vício e as doenças? Simples, quando o cérebro produz os Receptores, eles vão estar ali o tempo todo procurando em nosso organismo substâncias tóxicas para eliminá-las. E eles ficam o tempo todo: “Eu preciso dessas substâncias! Preciso eliminá-las!”, isso é uma “atitude” normal deles, eles não têm culpa, é a função deles. E isso faz com que o indivíduo procure mais daquilo para saciar as vontades do corpo.
    Agora olhando pelo lado crítico, quantas vezes, em nossa casa, na televisão, nas ruas nós já vimos o perigo das drogas? Quantas vezes já fomos sinalizados de não aceitar nada de ninguém? Quantas vezes fomos alertados a tomar cuidado com as amizades de mau caminho? Já pararam para pensar? Em casos assim, os pais até já se perguntam: “Mas por que meu filho fez isso, se eu já lhe dei educação e já lhe avisei tantas vezes?”. Não é verdade?
    Agora eu é que pergunto, onde está a cabeça dessas pessoas? Como se diz, tudo isso que já foi alertado “entrou por um ouvido e saiu por outro”? A maioria dos casos de viciados ocorre devido às más companhias. Principalmente os jovens, que são preparados para enfrentar o mundo e muitas vezes não conseguem por falta de juízo, ingenuidade e irresponsabilidade. E no mundo de hoje, os pais fazem de tudo para que essa decepção não ocorra, ou seja, por falta de aviso sabemos que não foi!
    Eu já vi na televisão um caso em que tinha uma família bem estruturada, eram pessoas bem de vida, os pais eram um grande exemplo de vida, de profissão, e o filho era muito responsável, carinhoso, educado e o número um da sala de aula dele. E esse garoto entrou nessa vida por conta de um amigo que ele tinha de infância, que tinha toda a confiança e carinho dos pais, inclusive dormia na casa da família e a família visitava a casa dele...
    Agora pensem, como pode acontecer uma coisa dessas com uma família dessas?  Simplesmente o amigo provou a droga em uma festa, achou bom e pediu para que o seu amigo experimentasse. Ele recusou, falou que era perigoso, mas o amigo já viciado falava que nunca havia vivido uma experiência tão boa, tão mágica... Nunca se sentiu tão bem e que tudo aquilo que diziam sobre as drogas era uma invenção, era a melhor coisa do mundo. O garoto viu que o amigo estava feliz, alegre e experimentou a droga, após isso, ele também concordou com o amigo a respeito dela. Depois disso, eles fugiram de casa e passaram a morar nas ruas, principalmente as da “Cracolândia”.
    Agora imaginem o que os pais desse garoto pensaram na hora. Eles sabiam que era um menino consciente e ciente de todos os perigos das drogas. Pensem que situação! Apenas se coloquem no lugar desses pais... Vocês acham que eles deveriam punir esses garoto ou apoiá-los?
    Bom, não sei o que vocês responderam, mas os pais desses dois garotos foram atrás deles, tentaram levá-los para uma casa de recuperação. O que vocês acham que aconteceu? Simplesmente os garotos bateram nos seus pais e os ameaçaram de morte se fossem novamente atrás deles.
    Olha só o que a droga fez... Um garoto super apegado aos pais fazer uma atitude violenta como essa... Ou seja, as drogas não são um feito apenas de pessoas de famílias desestruturadas e sem condições sociais. Também significa que as drogas levam a pessoa a três caminhos:
    1. Loucura
    2. Violência
    3. Morte
    Vejam essas imagens e comparem:
     Antes das Drogas

     Depois das Drogas (perceberam a diferença? Viram como a droga acaba com a pessoa?)

      O antes e o depois da famosa Amy Winehouse. Como sabemos, a consequência disso foi a morte da cantora. Imaginem, uma pessoa tão rica e famosa deixar as drogas darem um drible desses na carreira dela...
    Agora vejam as imagens de outra cantora famosíssima:
    Whitney Houston antes e depois das drogas. O mesmo caso da Amy, perdeu toda sua carreira por causa disso. Deixou o novo namorado mudar sua cabeça e seguir esse péssimo caminho e olha no que deu... Claro que ela deu uma envelhecida, mas se ela não tivesse usado as drogas, ela não estaria com essa figura tão "acabada", desculpem-me pela expressão.

    O pulmão do fumante... Com certeza, se ainda não desenvolveu um câncer de pulmão, ele também estará preto...

    A fumaça do cigarro também afeta as pessoas que não fumam, mas que convivem com um fumante, essas pessoas são chamadas de Fumantes Passivas e o efeito muitas vezes é até pior do que em pessoas já viciadas.


    Remédios em excesso também causam dependência! Então cuidado com os analgésicos, principalmente!



     Isso significa, que quando um dependente não consegue encontrar a droga, ele é capaz de tudo. Inclusive, se trancarmos essa pessoa em um quarto, ela é capaz de tentar até se matar com objetos “inofensivos”. Agora, imaginem uma pessoa nessa situação solta... Por isso a maioria dos bandidos de hoje são viciados.


    domingo, 12 de fevereiro de 2012

    Matérias Estudadas - 1º Bimestre


    Olá! Nessa postagem, farei um breve resumo relatando os conteúdos estudados de cada matéria do CVO da 1ª semana se aula (23/01) até o dia 10/02:


    • História: 
    A 1ª Guerra Mundial: Como sabemos, cada acontecimento histórico depende de vários antecedentes, que no caso, foram o Imperialismo (constava em "civilizar" a África e a Ásia), com isso, geravam disputas entre as nações ricas (Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Áustria e Rússia) por territórios. Assassinato do herdeiro do trono da Áustria, que na verdade era apenas uma questão de encontrar um motivo para iniciar a Guerra. Assim, sua duração foi de 1914 até 1918. Seu final resultou-se em milhares de mortes, Liga das Nações, 14 Pontos de Wilson, desenvolvimento industrial e Tratado de Versalhes (mais conhecido por “Ditado de Versalhes” por ter sido uma imposição feita pela França à Alemanha)

    1ª Guerra Mundial - Desenvolvimento Bélico e As Trincheiras.
     

    A Revolução Russa: Foi uma revolta feita pela população russa, que estava insatisfeita com o a situação política (império absolutista governado por Nicolau II- o Czar), econômica e social (80% da população moravam no campo). Assim, toda a população foi até o palácio apenas para entregar uma carta ao Imperador para trazer-lhes melhores condições de vida. Czar assustado com a multidão, manda suas tropas matarem todo mundo, marcando a história como o Domingo Sangrento. Assim, a população cria a DUMA (Parlamento) para criar uma democracia e acabar com o absolutismo. Dividindo a população em Bolcheviques (maioria) defendendo as revoluções (mudanças) e Mencheviques (minoria) defendendo as eleições (ainda queriam a política imperialista). Essa Revolução de 1917 foi responsável pela saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial.
    Revolução Russa- O Domingo Sangrento

    • ·         Geografia:
    O Continente Asiático: Localizado na maior parte do Hemisfério Setentrional e totalmente no Hemisfério Oriental. Sobre seu Relevo, a Ásia é considerada o “Teto do Mundo”, com grandes formações montanhosas (Monte Everest, Cadeia Tian Shan, Pamir, etc.) e é formada por grandes agentes internos, principalmente no Círculo do Fogo do Pacífico (Japão e Indonésia), com grande atividade vulcânica e de terremotos. É uma diversidade Climatobotânica (variedade de clima e vegetação), também possui desertos como o Gobi e Takla Makan.
     Mapa sa Ásia, destacando os pontos mais elevados


    Aspectos Sociais e Econômicos Asiáticos: Apresenta altas taxas de fecundidade (sua média de filhos por mulher é de 5,8%) formada por países menos desenvolvidos. Em alguns lugares, essa taxa é bem maior, devido a meios culturais, como a religião (Índia, com seu fanatismo). Na China, é obrigado o controle de fecundidade, o governo dá saúde e educação gratuitos apenas para 1 filho. A maioria da população localiza-se em planícies pluviais, pois há vazios demográficos em regiões desérticas e montanhosas. As principais religiões são Xintoísmo (Japão), Confucionismo (China), Budismo e Hinduísmo (Índia) e Cristianismo, Judaísmo e Islamismo (Oriente Médio).

    Cingapura, o maior centro econômico do sudeste asiático
     Choques econômicos da Ásia
     Mês do Ramadã, toda a população islã fica de jejum durante um dia
    Cultura do Arroz na Ásia- a base econômica do Sul Asiático

    • ·         Artes:
    O Impressionismo: Foi um movimento artístico criado a partir da metade do século XIX. Foi o início da Arte Moderna, era antiacadêmico e inconformista. Suas principais características são o Pontilhismo, Figuras Sem Contorno, Sombras Coloridas e Cores Complementares. Portanto, tudo isso era resultado de estudos da luz sobre as cores. Os principais artistas do movimento eram Édouard Manet (representava principalmente luz e cor nas formas e a profundidade), Claude Monet (usava cores inconstantes da natureza) e Pierre Auguste Renoir (procurava a alegria e o otimismo)

     
    O Jardim de Monet em Giverny, observem o uso da luz solar
    Manet - Um Bar no Folies-Bergère
    Rinoir- Rosa e Azul
     

    • ·         Redação:
    Enquete: Essa primeira redação foi uma espécie de mostra sobre o que é uma enquete empresarial. Assim, foram feitas perguntas sobre nossa personalidade. E a mais comentada de todas, foi sobre o Fim do Mundo em 2012. Será que isso é mesmo verdade? Acessem o link a seguir e leiam uma matéria da revista VEJA sobre esse assunto:http://veja.abril.com.br/041109/fim-do-mundo-2012-p-090.shtml

     Divirtam-se com essa charge sobre o Fim do Mundo em 2012


    Texto Narrativo e Argumentativo: Em nossa segunda aula, criamos uma redação usando e relembrando duas modalidades: Texto Narrativo, que é um texto que narra, conta fatos através de elementos como personagem, narrador, espaço, tempo, enredo, clímax, etc. E Texto Argumentativo, que é um texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela. Formado por Tese, Argumentos e Estratégia.
     Estrutura de Texto Argumentativo
    Estrutura de Texto Narrativo 


    • ·         Português:


    Orações Coordenadas e Subordinadas: Essas classificações são feitas com orações de período composto (orações com dois ou mais verbos) através de seus conectivos (conjunções: e, porque, pois, portanto, mas, etc.). As Subordinadas são aquelas que dependem de alguma outra informação:
    Ex: O professor pediu...// que os alunos criassem um Blog.
              Oração Principal // Oração Subordinada
    As Coordenadas são independentes, não precisam de outra oração completando seu sentido:
    Ex: Os alunos criaram seus Blogs...// e foram avaliados.
    Valores Semânticos das Orações Coordenadas: As orações coordenadas podem ser Assindéticas (não possuem conjunção ligando as orações, apenas ; , : ) e Sindéticas (possuem conjunções ligando as orações):
    Ex. de Assindética: Planejei, criei, escrevi, postei as informações pedidas.
    Ex. de Sindética: Não fiz o trabalho e ganhei 0 do professor.
    Sendo assim, as orações coordenadas sindéticas (OCS) possuem uma ideia, um significado, sendo ele Adversativo (expressando oposição: mas, porém, no entanto, contudo, todavia, etc.), Aditivo (expressando adição: e, nem, mas também, não só, etc.), Alternativo (expressam alternância: ou, ora... ora, ou... ou, já... já, quer... quer, etc.), Conclusivo (expressam conclusão: logo, portanto, por conseguinte, por isso, pois após o verbo principal ou entre vírgulas) e Explicativo (expressam explicação: porque, que, pois antes do verbo)



    •    Literatura:
    Interpretação de Texto e Trabalho: Em nossas primeiras aulas de Literatura, fizemos um cartaz apresentando o tema “O que é ser Jovem?” e uma interpretação de texto sobre o mesmo. Com esse texto, me fez ter a seguinte reflexão: “Ser jovem é ter a mente livre e jovem, independente da idade da pessoa”. 

     
    Vejam o lindo poema de Regina Xavier
    •   Educação Física:
    O IMC: IMC (Índice de Massa Corpórea) é uma das preocupações da OMS (Organização Mundial de Saúde), pois o excesso de peso no mundo é muito grande, relativo a 40% da população mundial. E isso vem causando cada vez mais mortes por doenças: Hipertensão Arterial, Hipotiriodismo, Diabetes, AVC, etc. E as pessoas vão ficando cada vez mais presas a dietas, terapias de estética e remédios de emagrecimento. Sendo que podem conseguir o mesmo ou até melhor resultado com simples exercícios físicos diários e uma alimentação normal, porém balanceada, diferente daquelas seitas de “fechar a boca para tudo! Não comer nada o dia inteiro!”. Esse exagero sem precisão só causará a pessoa o desejo da gula, essas dietas da Lua, Primavera, Francesa, etc. são apenas ilusões. Com uma simples caminhada ou musculação diária, você troca sua massa gorda (gordura) por massa magra (musculatura).

     Vejam o gráfico feito pelo IBGE em 2010 sobre a obesidade Mundial

     Vejam os riscos proporcionados pela obesidade

    Para evitar todos esses riscos, sigam essa sugestão de cardápio. Tenha uma alimentação saudável!


    • Informática:
    Topologia de Rede: Rede é um sistema de interligação que permite que vários computadores compartilhem e tenham acesso a várias informações, pode ser por uma rede local (LAN) ou rede extensa (WAN). Mas existem vários tipos de rede (físicas):

    Ponto a Ponto: É a mais simples, unindo dois computadores por qualquer forma de transmissão. Mas sua desvantagem, é que serve somente para compartilhamento de dados locais, sem o compartilhamento por Internet. É o tipo mais usado em residenciais.

    Barramento: É um tipo de rede barata, com apenas um cabo (cabo coaxial fino) e de fácil instalação. Todos os nós são conectados por uma barra de alta expansão. Porém, se o cabo for mal colocado, toda a rede deixa de funcionar.

    Anel ou Ring: É usado um anel o qual liga todos os computadores por ele. As informações precisam circular todo o anel até chegarem a seu destino. Sua desvantagem, é que possui um determinado limite de sua expansão.

    Estrela: É usado um nó central para ligar aos outros computadores. A maior de suas vantagens é que se em um computador houver problemas com a rede, não haverá o mesmo em outros computadores. Ela é barata, porém só alcança 100 metros de distância, se gasta muito mais cabos do que o barramento ou anel. 


    Árvore: É basicamente uma interligação de computadores por uma série de barras (como uma raiz de árvore, por isso esse nome). 
    Estrutura Mista ou Híbrida: É constituída por uma série de topologias: Anel, Estrela, Barra, entre outras.

    Grafo (Parcial): É uma mistura de várias topologias, contém rota alternativa em cada nó. Esses nós têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

    • Física:

    Unidade de Medidas: Foram relembradas as unidades de medida: Comprimento (principal é metro), Massa (principal é grama), de Tempo (horas, minutos e segundos). E com isso, descobrimos que há um sistema Internacional de Unidades, por exemplo: de comprimento é metro, massa é quilograma, tempo é segundos e temperatura é kelvin.

    De Comprimento
    Quilômetro
    Km
    Hectômetro
    Hm
    Decâmetro
    Dam
    Metro
    M
    Decímetro
    Dm
    Centímetro
    Cm
    Milímetro
    Mm
    De Massa
    Quilograma
    Kg
    Hectograma
    Hg
    Decagrama
    Dag
    Grama
    G
    Decigrama
    Dg
    Centigrama
    Cg
    Miligrama
    Mg



    De Tempo
    Horas
    1 h. = 60min. e 3600 s.
    Minutos
    1 min. = 60 s.
    Segundos
    60s. = 1min.

    • Química:
    Propriedades Gerais da Matéria: São comuns a todo tipo de matéria:
    Inércia: É algo que está em movimento e nunca vai parar, a não ser que alguma coisa interfira.
    Massa: Tudo aquilo que existe e ocupa lugar no universo.
    Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ficar no mesmo lugar.
    Volume: Extensão de uma matéria, que há a possibilidade de medir.

    Propriedades Específicas da Matéria: São características de cada material:

    Organoléptica: Aquilo que percebemos com os nossos sentidos. (água=visão)
    Físicas: São mensuráveis em litros, metros, massa, etc. Não há mudanças na composição, apenas de estado. (gelo)
    Químicas: Quando há mudança na propriedade e matéria química. (Leite para qualhada) 

    • Inglês

    Used to, Use e Get Used To: O “Used to” é uma forma do passado que significa “Costumava”. No negativo, usa-se o “Didn’t Use To”.
    Ex: I used to eat meat/ I didn’t use to eat meat/ Did you use to eat meat?
    Trad: Eu costumava comer carne/ Eu não costumava comer carne/ Você costumava comer carne?
    O “Use” é a forma infinitiva “Usar” e “Get used to” significa “Estar acostumado”.
    The Present Perfect: Serve para dar uma continuidade, como os verbos em português: Tinha, brinquei, mas ao traduzir uma frase com o Present Perfect, nós falamos “Tenho”, “Brinco”. Sua fórmula é:

    Verbo
    Have (Ter)
    Past Participle (passado do particípio)

    Ex: I have eaten Sashimi/ I haven’t eaten Sashimi/ Have you eaten Sashimi?

    Trad: Eu como Sashimi/ Eu não como Sasshimi/ Você come Sashimi?


      • Matemática:

      Notação Científica: é um número (x) vezes 10 elevado a algum número (y):
      X . 10²
      Seguindo uma regra: 0 < X > 10 (ou seja, o x deve ser de 1 a 9). Se ele for maior, deve-se usar as casas decimais:
      13,95 . 10² 1,395 . 10¹, pois só tem uma casa decimal agora
      Propriedades da Radiciação:
      1ª Propriedade- Produto de Radicais: Vários valores em um mesmo radical devem ser separados, e quando estiverem separados, deve-se juntar. OBS: Isso se os índices forem iguais.
      2ª Propriedade- Potência de Raiz: Se o valor do expoente for igual ao índice, a raiz é o próprio número, porém, se for um número composto, deve-se fatorar.
      3ª Propriedade- Quociente de uma Raiz: Une as divisões em uma só raiz, formando uma divisão entre os radicandos.
      4ª e 5ª Propriedades- Índice e Expoente Diferentes: Multiplica ambos pelo mesmo número ou divide pelo mesmo número se possível (que dê para dividir com ambos).