Search ♥

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Temas de Projetos 2012- Colégio Vovó Olívia


Olá! Bom, no Colégio Vovó Olívia este ano abrirá uma diversidade de projetos diferenciada dos anos anteriores. Seus temas de 2012 estão focalizados em atualizações desse ano. São três temas que nos causam curiosidade e bastante interesse, pois farão parte de nosso futuro e fazem e/ou criam valores em nossa consciência. Os Temas são:
  • ·         2012, O Ano da Fé: O Papa Bento XVI anunciou hoje que decretou "um ano da fé" a partir de 11 de Outubro de 2012, que marcará o quinquagésimo aniversário do Concílio Vaticano II (1962/65). E terminará em 24 de novembro de 2013. "Precisamente para dar um impulso renovado à missão de toda a Igreja de conduzir o homem do deserto, onde frequentemente se encontra, para o lugar da vida, para a amizade com Cristo, que nos dá esta vida em plenitude, gostaria de anunciar que decidi decretar um ano da fé", será um momento de graça e de compromisso para uma conversão sempre mais integral a Deus, para reforçar a nossa fé e anunciar com alegria aos homens dos nossos tempos", adiantou o Papa.
Fonte: www.inspetoriafmarecife.com.br

Juliana: Bom, o objetivo desse Tema é nos causar uma reflexão: “E então, com está a minha fé e a fé do mundo de hoje?” Já parou um pouco para pensar? Vivemos hoje por conta da falta de tempo, da falta de pensamentos e reflexões. Muitas pessoas, hoje, não se dedicam mais aos detalhes que estão presentes em todos os dias. Qual foi a última vez que você parou um pouco sua rotina globalizada e olhou para o céu e disse: “Nossa! Que dia lindo! Um dia perfeito para sair com minha família em um apetitoso pequenique!”. Já reparou nisso alguma vez? Mas nosso itinerário não nos permite retirar um minuto com nossa família, com nossas contemplações, com nossas meditações e com nossa fé.
Ocorrem guerras e desentendimentos por causa da fé (Ex: Israel vs Palestina). Vocês acham que esses conflitos ocorrem por quê?
  1.       Porque temos respeito por nossa própria religião e devemos defendê-las de outras crenças profanas que cometem heresias a nossa religião. 
  2.           Porque somos fanáticos e egocêntricos e não entendemos nem compreendemos as diversas e diferentes culturas e crenças do mundo. Modificamos as nossas verdadeiras bases religiosas por conta dessa obsessão. Procurando nos colocar acima dos outros e de nosso verdadeiro profeta.
     
Quem achou que era o número "2" é um verdadeiro crítico. E está correto. Pense bem: Que fé é essa que causa tantas rebeliões? Essa falta de respeito foi ensinada na religião em que seguimos? Qual seria a religião correta, então?
Dica: Se você é contra alguma religião, não discuta, Respeite! 


  • ·         Cooperativas, o Empreendedorismo: As Cooperativas são empresas formadas e dirigidas por uma associação de indivíduos que possuem os mesmos direitos e o mesmo objetivo, o de realizar uma atividade econômica ou prestar serviços diretamente ao consumidor final, eliminando intermediários. O Cooperativismo  é uma doutrina econômica cujo objetivo é solucionar os problemas sociais através de comunidades de cooperação formadas por indivíduos livres, que se responsabilizariam pela gestão da produção e teriam direitos iguais sobre os bens produzidos. Para muitos, esta é uma forma alternativa ao capitalismo e ao socialismo...
Juliana: Bom, muitas pessoas, principalmente quando chegam a um período de mais responsabilidade (que é o caso dos adolescentes), começam a pensar em seu futuro, sua carreira e suas características profissionais. Hoje, o que mais temos são as empresas, (tecnológicas, alimentícias, automobilísticas, etc.) que devido sua popularidade, trata-se de um meio muito lucrativo. Todas as empresas do mundo, independente de sua categoria possuem duas preocupações em comum:
1.                 O Marketing: É um dos pontos muito cobrados principalmente pelos consumidores. O desempenho financeiro das empresas, o papel da marca na sociedade e a força da marca na opinião pública são responsáveis pela popularidade da determinada empresa.
2.                 A Concorrência: Um dos grandes problemas dos empresários. No momento em que várias empresas criam o mesmo produto, tornam-se dependentes e escravas das opiniões dos consumidores. É esse o momento em que o público mais exprime suas críticas, comparando uma empresa à outra. (Ex: empresas automobilísticas e de computação). Para que isso não aconteça, muitas empresas usam de estratégia as ofertas, atendimentos pós-venda, garantias de uso estendidas, etc.


Vejam o Ranking das dez mais valiosas empresas do mundo:

  • Sustentabilidade, a Conservação: Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Fonte: www.sustentabilidade.org.br

Juliana: Bom, quando falamos de sustentabilidade, as primeiras coisas que nos vêm à cabeça são Aquecimento Global, Poluição, Desmatamento, etc. E é a partir desses problemas que começamos a pensar em alternativas para acabar ou diminuir (que é mais provável) esses desastres. Daí que surgem os termos Reciclagem, Reflorestamento, Preservação. Mas já parou um pouco para pensar o quanto falamos e ouvimos isso todos os dias, mas nunca tomamos se quer uma atitude. Vemos desastres ocorrendo, animais morrendo, a imprensa tende a mostrar cada vez mais esses absurdos com o máximo de clareza, mas mesmo assim, parece que a humanidade ainda não se conscientiza!
Quando vemos na televisão, propostas de reciclagem (objetos de garrafa pet, papel, embalagens, etc.) as pessoas se dedicam mais ao luxo e à vaidade, os pensamentos costumam ser os mesmos: “Nossa, eles criam essas ideias, mas não pensam na beleza, que dia irei colocar esse ‘negócio’ rústico em minha casa?!”. Com esses conceitos, somos ignorantes e não pensamos em ajudar nosso acolhedor, o Planeta Terra. Isso apenas mostra nossa ingenuidade.
Claro, ressalto as diversas instituições, programas e campanhas que prezam a sustentabilidade. Não julgo o mundo inteiro, não são todas as pessoas que se esquecem de contribuir para a Salvação. Fico muito feliz ao ver grandes atitudes, como a Petrobrás, Instituto Arayara, até países que estimulam o uso de vários meios que diminuem o fluxo de gás carbônico. Mas ao mesmo tempo, fico imaginando onde está a maior capacidade de inteligência que o Homo Sapiens tem...
Em regiões do Oriente Médio, os Tubarões-Martelo, principalmente, já não são encontrados. Eles cortam suas barbatanas e jogam o animal ainda vivo e agonizado no mar. Imaginem só! A perda de 207,06 km² da Floresta Amazônica devido ao desmatamento, a preocupante perda e porcentagem de água doce no Planeta, 2011 ter sido o ano mais quente desde 1880, etc.

Vamos refletir um pouco: Será que mesmo com todas essas catástrofes trazidas pelo Homem, ainda há forma de salvar o nosso Planeta?


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Curiosidade Valiosa! Atenção Internautas! Cuidado com o uso da Internet após as duas novas Leis!


Não sei se já ficaram sabendo, mas no dia 24/01/2012, os Estados Unidos entraram em um período de votação para legalizar duas novas Leis que envolveram o mundo todo pela sua globalização, ou seja, pela Internet. As propostas indefinidas das duas Leis: SOPA (Stop Piracy Act) e PIPA (Protect Ip Act) trarão mudanças que irão censurar alguns itens usuais da Internet. Suas propostas são acabar com a pirataria digital e proteger as propriedades intelectuais. Mas dentro dessas propostas, regras rígidas serão estabelecidas: postar vídeos, fotos de artistas, baixar músicas, filmes, etc. Tudo isso pode ficar proibido! As Leis SOPA e PIPA consistem em tirar do ar, multar e prender (com pena de 5 anos de prisão) os responsáveis por repassar produtos protegidos por direitos autorais em qualquer veículo da internet.
Com base em leis já existentes nos EUA, a Polícia Federal Americana, FBI, fechou na quinta-feira (19/01), o site de compartilhamento de arquivos “MegaUpload” por violar as leis antipirataria do país. O fundador de um dos maiores sites da categoria e seus executivos foram detidos. Inclusive, no meu outro blog, todos os vídeos que eu havia postado estão indisponíveis para visualização. Então cuidado com os Dowloads de vocês, principalmente com esse trabalho de informática do blog, cuidado com as postagens de vídeos, imagens... (alunos CVO)
Bom, já foram criadas manifestações, como sites de votações “A Favor ou Contra” essa decisão. Será que os EUA podem impor essas leis sem a aprovação do Mundo? Será que haverá “guerra”? Quantas pessoas desavisadas sobre o assunto ainda temos no mundo? Quantas pessoas serão detidas, será que empresas (Google, Yahoo, You Tube) sairão do ar? Vocês são Contra ou A Favor? E então, quais são as suas opiniões?